Enrabamento, cura e proteção: cosmologias do Caboclo Ataíde no Nordeste Paraense
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13538 |
Resumo: | O Caboclo Ataíde é uma entidade da encantaria amazônica que se manifesta próximo dos rios e mangues no litoral do nordeste paraense, município de Bragança, conhecido como um “caboclo” ou “encantado” que emerge das narrativas das populações locais sob a forma de animais. O artigo analisa a presença do encantado em dois aspectos. No primeiro, apreende-se o ato de “enrabar” pessoas em ambientes de pesca, retirada de caranguejo e festas, penetrando-lhes o “rabo” e “xiri” repentinamente, causando dores e doenças com variados efeitos; o segundo é a capacidade de proteger pessoas acometidas pela “malinação” de outros encantados, sendo evocado por rezadores e pajés da região para combater ou “tirar as cordas” dos chamados “caboclos brabos”. Narrativas acerca do ato de enrabar e proteger, alternativamente, visibilizam elementos da relação cosmológica da entidade em variadas formas de afetação nos espaços do trabalho, do prazer e da cura. |
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2021-09-16T12:28:08Z2021-09-16T12:28:08Z2021SILVA, Jerônimo da Silva e; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da. Enrabamento, cura e proteção: cosmologias do Caboclo Ataíde no Nordeste Paraense. Mana, v. 27, n. 1, p. 1-38, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-49442021v27n1a204. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13538. Acesso em:.1678-4944http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1353810.1590/1678-49442021v27n1a204O Caboclo Ataíde é uma entidade da encantaria amazônica que se manifesta próximo dos rios e mangues no litoral do nordeste paraense, município de Bragança, conhecido como um “caboclo” ou “encantado” que emerge das narrativas das populações locais sob a forma de animais. O artigo analisa a presença do encantado em dois aspectos. No primeiro, apreende-se o ato de “enrabar” pessoas em ambientes de pesca, retirada de caranguejo e festas, penetrando-lhes o “rabo” e “xiri” repentinamente, causando dores e doenças com variados efeitos; o segundo é a capacidade de proteger pessoas acometidas pela “malinação” de outros encantados, sendo evocado por rezadores e pajés da região para combater ou “tirar as cordas” dos chamados “caboclos brabos”. Narrativas acerca do ato de enrabar e proteger, alternativamente, visibilizam elementos da relação cosmológica da entidade em variadas formas de afetação nos espaços do trabalho, do prazer e da cura.Caboclo Ataíde is an entity of the Amazon enchantment that manifests itself near the rivers and mangroves on the coast of northeastern Pará, mainly in the town of Bragança. He is known as a “caboclo” or an “enchanted” featuring in the narratives of the local populations in the form of different animals. This article analyzes two aspects of the presence of the enchanted: First, through the act of “enrabar” (analizing) people in fishing environments, crab fishing expeditions, and feasts, where one suddenly feels their ass (“rabo” or “xiri”) being penetrated, causing pain and illness with different effects; Second, through the ability to protect people affected by the “naughtiness” of other enchanted ones, being summoned by healers and shamans of the region to battle with or “remove the lines” of the so-called “brabos caboclos”. Narratives about analizing and protecting show elements of the entity's cosmological relationship in various forms of affectation in the spaces of work, pleasure and healing.El Caboclo Ataíde es una entidad de la encantaría amazónica que se manifiesta cerca de ríos y manglares en el municipio de Bragança en la costa del nordeste de Pará. Es conocido como un "caboclo" o "encantado" que surge en las narraciones de pobladores locales en forma de animales. El artículo analiza la presencia de los encantados en dos aspectos, siendo el primero el acto de "enrabar" a las personas en entornos de pesca, durante la retirada de cangrejos y/o en celebraciones, la persona es detenida y penetrada repentinamente por la “cola” y "xiri", causándole dolor y enfermedad con diferentes efectos; el segundo es la capacidad de proteger a las personas afectadas por las "travesuras” de otros encantados, siendo en ocasiones evocados por rezos y chamanes de la región para luchar o "eliminar las líneas" de los llamados "caboclos brabantes". Las narrativas sobre el acto de avergonzar y proteger a las personas alternativamente, muestran elementos de la relación cosmológica de la entidad a partir de diversas formas de afectación en los espacios de trabajo, placer y curación.SILVEIRA, F. L. A. Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilManahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.scielo.br/j/mana/a/SpxQDFB96HV5HGCBxSWdH3Freponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAEnrabamentoCuraEncantadosAmazôniaCureEnchantedAmazonEnrabamento, cura e proteção: cosmologias do Caboclo Ataíde no Nordeste ParaenseEnrabamento, healing and protection: cosmologies of the Caboclo Ataíde in the Northeast of ParáEnrabamento, sanación y protección: cosmologías del Ataíde de Caboclo en el Nordeste de Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2711http://lattes.cnpq.br/0215167976963927http://lattes.cnpq.br/1972975269922101SILVA, Jerônimo da Silva eSILVEIRA, Flávio Leonel Abreu dahttps://orcid.org/0000-0001-7611-479038ORIGINALArtigo_EnrabamentoCuraProtecao.pdfArtigo_EnrabamentoCuraProtecao.pdfapplication/pdf3873363https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/13538/1/Artigo_EnrabamentoCuraProtecao.pdf63cad49d55db4eb257b796d3cccabc2aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/13538/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/13538/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD532011/135382023-08-29 12:31:45.049oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-29T15:31:45Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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