Educação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12216 |
Resumo: | A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da EA no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia- UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais. |
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2020-01-27T11:53:20Z2020-01-27T11:53:20Z2019-11-14AVELAR, Marcilene Calandrine de. Educação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12216. Acesso em: .http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12216A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da EA no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia- UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais.Theinsertion of environmental education (EE) in an interdisciplinary and permanent manner has been a real challenge for the educational system, both in higher and basic education, since the creation of the National Policy of Environmental Education, Law 9795/99. However, attempts have been made over those yearsto fertilize an approach in the theoretical field and its practical implementation, oriented by the contextualization, articulation and resignification of environmental knowledges. Based on this, this research aims to recognize the existence and organization of EE in the curriculum of the PARFOR-Pedagogia-UFPA (National Plan for the Training of Basic Education Teachers, Pedagogy, Federal University of Pará) course and its contributions tothe application of interdisciplinary pedagogical practices at São Miguel Municipal School in Abaetetuba/PA. The theoretical discourse is based on the concepts of EE on the conservationist, pragmatic and critical emancipator macrotrends for understanding the complexity of environmental issues, according to authors Loureiro and Layrargues, Leff, Morin, among other authors who deal with the subject. Regarding the type of research, action research with a qualitative approach was chosen. For data collection, a documentary analysis was first made in the Pedagogical Political Project of the Course (PPC), followed by a questionnaire for 30 teachers/students from the PARFOR-Pedagogia-UFPA, and for the investigation of the pedagogical practice in the basic education, the systematic observation of the pedagogical practices at School. The results were systematized through mental maps and point to a gradual change in the insertion of EE in the higher education curriculum and the conception of the importance of effective interdisciplinary practices in basic education, although there are still gaps throughout the educational process. These findings were fundamental for the elaboration of the research product that consisted of an interactive and interdisciplinary paradidactic book of Environmental Education, elaborated together with two teachers and twenty-two students of themultigrade class of the 4th and 5th grade from elementary school I of São Miguel Municipal School in Abaetetuba/PA. The validation of the paradidactic book was made through a questionnaire applied to the 30 participating teachers/students and another 10 teachers from a municipal school in Ananindeua/PA. The results showed that the book is an interdisciplinary didactic resource, with potential applicability in different contexts and that will enable the student to learn significantly in relation to socio-environmentalissues.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPABrasilInstituto de Geociências1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASAMBIENTE E SOCIEDADEENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAISEducação ambientalFormação de professoresInterdisciplinaridadeEducação básicaEducação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Marilena Loureiro dahttp://lattes.cnpq.br/7261982145077537LAUTERT, Luiz Fernando de Carlihttp://lattes.cnpq.br/1124000795676509http://lattes.cnpq.br/9932486584975690AVELAR, Marcilene Calandrine deinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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