Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Angerley de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: https://orcid.org/0000-00016667-388X
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030
Resumo: Destaca a importância do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações para ensinar o conteúdo de transformações reversíveis e irreversíveis do eixo matéria e energia do conteúdo de ciências segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o quarto ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo compreender em que termos essa proposta de ensino contribui para ensinar esse conteúdo, investigando o uso da abordagem do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações, para ensinar transformações nos anos iniciais. O contexto da pesquisa ocorreu em uma escola pública com uma turma do 4° ano, onde elegi sete sujeitos para análise dentro da pesquisa qualitativa, onde optei por uma modalidade narrativa, que é desenvolvida considerando as narrativas dos participantes envolvidos no fenômeno investigado. A mediação pedagógica realizada pelo professor é apontada como um propulsor de novas reelaborações de acordo com a temática de estudo, outro ponto relevante presente nos resultados foi acerca do trabalho colaborativos que se mostrou um fator motivacional para a aprendizagem dentro da pro-posta do ensino híbrido usando o modelo rotação por estações, assim como a isenção de tecnologias digitais, desenvolvendo uma alfabetização digital, consequentemente moti-vando os alunos dentro do processo de construção de conhecimento. Libâneo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos e Schnetzler (1996), Zanon e Palharini (1995), Fontana e Cruz (1997) e Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015). As análises mostram que o modelo rotação por estações construído e investigado evidenciam que os estudantes participam, trabalham em grupo, constroem conhecimento, desenvolvem diferentes tipos de atividades e exploram diversas formas de aprendizagem, constatando que cada grupo e aluno aprende no seu ritmo o conteúdo de transformação. Compreendendo-se a dimensão dos múltiplos processos de aprendizagem, a inconstante busca por aperfeiçoamento do ensino, uma compreensão de suas habilidades e o fortalecimento a cada avanço dos alunos.
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spelling 2022-03-15T16:44:40Z2022-03-15T16:44:40Z2021-12-13SOUSA, Angerley de Jesus. Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14030Destaca a importância do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações para ensinar o conteúdo de transformações reversíveis e irreversíveis do eixo matéria e energia do conteúdo de ciências segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o quarto ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo compreender em que termos essa proposta de ensino contribui para ensinar esse conteúdo, investigando o uso da abordagem do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações, para ensinar transformações nos anos iniciais. O contexto da pesquisa ocorreu em uma escola pública com uma turma do 4° ano, onde elegi sete sujeitos para análise dentro da pesquisa qualitativa, onde optei por uma modalidade narrativa, que é desenvolvida considerando as narrativas dos participantes envolvidos no fenômeno investigado. A mediação pedagógica realizada pelo professor é apontada como um propulsor de novas reelaborações de acordo com a temática de estudo, outro ponto relevante presente nos resultados foi acerca do trabalho colaborativos que se mostrou um fator motivacional para a aprendizagem dentro da pro-posta do ensino híbrido usando o modelo rotação por estações, assim como a isenção de tecnologias digitais, desenvolvendo uma alfabetização digital, consequentemente moti-vando os alunos dentro do processo de construção de conhecimento. Libâneo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos e Schnetzler (1996), Zanon e Palharini (1995), Fontana e Cruz (1997) e Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015). As análises mostram que o modelo rotação por estações construído e investigado evidenciam que os estudantes participam, trabalham em grupo, constroem conhecimento, desenvolvem diferentes tipos de atividades e exploram diversas formas de aprendizagem, constatando que cada grupo e aluno aprende no seu ritmo o conteúdo de transformação. Compreendendo-se a dimensão dos múltiplos processos de aprendizagem, a inconstante busca por aperfeiçoamento do ensino, uma compreensão de suas habilidades e o fortalecimento a cada avanço dos alunos.Highlights the importance of hybrid teaching using the rotation by stations model to teach the content of reversible and irreversible transformations of the material axis and energy of the science content according to the BNCC (National Common Curriculum Base) for the fourth year of elementary school. Aiming to understand in what terms this teaching proposal contributes to teach this content, investigating the use of the hybrid teaching approach using the rotational model by seasons, to teach transformations in the initial years. The context of the research took place in a public school with a class of 4° year, where I elected seven subjects for analysis within the qualitative research, where I opted for a narrative modality, that is developed considering the narratives of the participants involved in the phenomenon investigated. The pedagogical mediation carried out by the teacher is pointed out as a driver of new reworkings according to the theme of study, another relevant point in the results was about collaborative work that proved to be a motivational factor for learning within the proposal of hybrid teaching using the rotational model by seasons, as well as the exemption of digital technologies, developing a digital literacy, consequently motivating students within the knowledge building process. Libâ-neo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos and Schnetzler (1996), Zanon and Palharini (1995), Fontana and Cruz (1997) and Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015). The analyses show that the station rotation model built and investigated shows that students participate, work in groups, build knowledge, develop different types of ac-tivities and explore various forms of learning, noting that each group and student learns at their own pace the content of transformation. Understanding the dimension of multiple learning processes, the fickle search for improvement of teaching, an understanding of their skills and the strengthening of each student’s progress.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃOCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICAENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASRotação por estaçãoEnsino de ciênciasTecnologias digitaisAnos iniciais do ensino fundamentalTransformações reversíveis e não reversíveisRotation by seasonTeaching scienceDigital technologiesEarly years of elementary schoolReversible and non-reversible transformationsTransformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRAIHA-MARTINS, Francehttp://lattes.cnpq.br/4765567823575996https://orcid.org/0000-0001-7933-6014http://lattes.cnpq.br/5932681987536093SOUSA, Angerley de Jesushttps://orcid.org/0000-00016667-388XORIGINALDissertacao_TransformacoesQuimicasProposta.pdfDissertacao_TransformacoesQuimicasProposta.pdfapplication/pdf5865149https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14030/1/Dissertacao_TransformacoesQuimicasProposta.pdf94bfe76dad362dd233ae479110815ff7MD51Produto_RotacaoEstacoesFormas.pdfProduto_RotacaoEstacoesFormas.pdfapplication/pdf18419086https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14030/4/Produto_RotacaoEstacoesFormas.pdfbd270c1a306510162c0f2394353e04cdMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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