Cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos "ingênuos" na Prelazia do Guamá (1957-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACIEL, Rogerio Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11486
Resumo: O presente estudo, associado à linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”, teve como marco de investigação a cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na Prelazia do Guamá (1957-1980). Os objetivos específicos são: reconstituir a história da radiodifusão e a relação estabelecida com os sistemas educativos radiofônicos no Brasil; mapear os objetos de comunicação e escolares utilizados no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e suas escolas radiofônicas, enquanto, elementos da cultura material escolar neste sistema de ensino e apontar como a produção, circulação, uso e apropriações destes objetos construíram os sentidos da educomunicação e os sentidos da recepção auditiva no interior deste Sistema e Escolas Radiofônicas do SERB. A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece como campo teórico e metodológico das representações sobre os objetos de comunicação e escolares. Na pesquisa documental no Centro de documentação professor Casemiro dos Reis Filho (CEDIC/ PUC/ SP), identificamos os dispositivos legais de orientação sobre o Movimento de Educação de Base e o papel dos sujeitos escolares. Já nos livros Tombo da Cúria da Diocese de Bragança: os ofícios, os relatórios, as atas, os manuscritos sobre o entendimento de normas, finalidades, produção, circulação, apropriação dos objetos e as representações de educação. As figuras na Cúria e no Memorial de D. Eliseu possibilitaram as análises sobre a cultura escolar e as classificações dos materiais escolares no cerne dessa instituição. Os documentos foram analisados pelos elementos indissociáveis das representações encarnados em Chartier (1990): o Objeto na sua Materialidade (forma, frequência, estrutura e dispositivo); a História das Práticas nas suas Diferenças e a História das Configurações dos Dispositivos nas suas Variações Históricas com a problematização da realidade em Freire (1987) que possibilitaram a criação das teias de representações sobre os objetos e operacionalizar a análise dos objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) e de suas escolas radiofônicas na Prelazia do Guamá. Constatamos que a produção da cultura material escolar no SERB é constituída pelo Comitê Central do SERB, onde as relações dos espaços escolares e a Rádio Educadora, das duas casas dos Transmissores, do Escritório Central e do Centro de Treinamento dos Líderes produziram as categorias de classificações dos objetos de comunicação e escolar – o Microfone; o Gravador; a Fita Magnética; as antenas de transmissores e os Transmissores, constituidores dos sentidos da Educomunicação. Nas escolas radiofônicas da Prelazia do Guamá, os espaços escolares, cedidos pelas escolas municipais, estaduais e construídos em barracões de palhas, constituiu as categorias de classificações de objetos culturais entre seus sujeitos escolares no interior das salas de aula: objetos de escrita (giz e lápis com borracha); objetos de suporte de escrita (quadro negro; cartaz; cadernos e folhas de papel sem pauta); os objetos de mobílias (mesas de madeiras toscas e bancos retangulares de madeiras); objetos de leitura (pequenos textos e relatórios); objetos de iluminação (lamparinas de pressão e lampiões aladins); as indumentárias dos caboclos mulheres e homens (roupas de chita artesanal e algodão); os objetos de proteção das escolas radiofônicas (palhas de Inajás e Babaçu); objetos de suporte para instalação do rádio (as antenas, as castanhas e fios de cobre); e o objeto de comunicação e ensino (intitulado como receptor cativo da Philips – o rádio educativo). Estes foram constituidores dos sentidos da recepção auditiva e têm suas especificidades nos referidos espaços escolares. Concluímos que o Sistema Educativo Radiofônico de Bragança foi implantado pelos Padres da Prelazia do Guamá com a finalidade de alfabetizar escolarizar os jovens e adultos pela representação evangelizadora pela Doutrina Filosófica dos Barnabitas no âmbito da Promoção Humana e Social. No entanto, essa representação é restringida pela representação crítica-emancipatória, de 1962 a 1969, quando os sujeitos escolares do Movimento de Educação de Base passam a coordenar esse sistema de 10 ensino e, desse modo, são criadas diversas estratégias e táticas subversivas para se perpetuar uma representação desse tipo de educação aos caboclos da prelazia do Guamá, antes e durante o contexto da ditadura militar na Amazônia Paraense. Nesse sentido, a cultura material escolar no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e os sentidos da educomunicação e os da recepção auditiva são interdependentes e têm a mesma finalidade: alfabetizar e escolarizar os caboclos da Amazônia a partir dos objetos de comunicação e escolares.
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spelling 2019-08-21T20:47:54Z2019-08-21T20:47:54Z2019-04-05MACIEL, Rogerio Andrade. Cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos "ingênuos" na Prelazia do Guamá (1957-1980). Orientador: Cesar Augusto Castro. Coorientadora: Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França. 2019. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11486. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11486O presente estudo, associado à linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”, teve como marco de investigação a cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na Prelazia do Guamá (1957-1980). Os objetivos específicos são: reconstituir a história da radiodifusão e a relação estabelecida com os sistemas educativos radiofônicos no Brasil; mapear os objetos de comunicação e escolares utilizados no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e suas escolas radiofônicas, enquanto, elementos da cultura material escolar neste sistema de ensino e apontar como a produção, circulação, uso e apropriações destes objetos construíram os sentidos da educomunicação e os sentidos da recepção auditiva no interior deste Sistema e Escolas Radiofônicas do SERB. A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece como campo teórico e metodológico das representações sobre os objetos de comunicação e escolares. Na pesquisa documental no Centro de documentação professor Casemiro dos Reis Filho (CEDIC/ PUC/ SP), identificamos os dispositivos legais de orientação sobre o Movimento de Educação de Base e o papel dos sujeitos escolares. Já nos livros Tombo da Cúria da Diocese de Bragança: os ofícios, os relatórios, as atas, os manuscritos sobre o entendimento de normas, finalidades, produção, circulação, apropriação dos objetos e as representações de educação. As figuras na Cúria e no Memorial de D. Eliseu possibilitaram as análises sobre a cultura escolar e as classificações dos materiais escolares no cerne dessa instituição. Os documentos foram analisados pelos elementos indissociáveis das representações encarnados em Chartier (1990): o Objeto na sua Materialidade (forma, frequência, estrutura e dispositivo); a História das Práticas nas suas Diferenças e a História das Configurações dos Dispositivos nas suas Variações Históricas com a problematização da realidade em Freire (1987) que possibilitaram a criação das teias de representações sobre os objetos e operacionalizar a análise dos objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) e de suas escolas radiofônicas na Prelazia do Guamá. Constatamos que a produção da cultura material escolar no SERB é constituída pelo Comitê Central do SERB, onde as relações dos espaços escolares e a Rádio Educadora, das duas casas dos Transmissores, do Escritório Central e do Centro de Treinamento dos Líderes produziram as categorias de classificações dos objetos de comunicação e escolar – o Microfone; o Gravador; a Fita Magnética; as antenas de transmissores e os Transmissores, constituidores dos sentidos da Educomunicação. Nas escolas radiofônicas da Prelazia do Guamá, os espaços escolares, cedidos pelas escolas municipais, estaduais e construídos em barracões de palhas, constituiu as categorias de classificações de objetos culturais entre seus sujeitos escolares no interior das salas de aula: objetos de escrita (giz e lápis com borracha); objetos de suporte de escrita (quadro negro; cartaz; cadernos e folhas de papel sem pauta); os objetos de mobílias (mesas de madeiras toscas e bancos retangulares de madeiras); objetos de leitura (pequenos textos e relatórios); objetos de iluminação (lamparinas de pressão e lampiões aladins); as indumentárias dos caboclos mulheres e homens (roupas de chita artesanal e algodão); os objetos de proteção das escolas radiofônicas (palhas de Inajás e Babaçu); objetos de suporte para instalação do rádio (as antenas, as castanhas e fios de cobre); e o objeto de comunicação e ensino (intitulado como receptor cativo da Philips – o rádio educativo). Estes foram constituidores dos sentidos da recepção auditiva e têm suas especificidades nos referidos espaços escolares. Concluímos que o Sistema Educativo Radiofônico de Bragança foi implantado pelos Padres da Prelazia do Guamá com a finalidade de alfabetizar escolarizar os jovens e adultos pela representação evangelizadora pela Doutrina Filosófica dos Barnabitas no âmbito da Promoção Humana e Social. No entanto, essa representação é restringida pela representação crítica-emancipatória, de 1962 a 1969, quando os sujeitos escolares do Movimento de Educação de Base passam a coordenar esse sistema de 10 ensino e, desse modo, são criadas diversas estratégias e táticas subversivas para se perpetuar uma representação desse tipo de educação aos caboclos da prelazia do Guamá, antes e durante o contexto da ditadura militar na Amazônia Paraense. Nesse sentido, a cultura material escolar no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e os sentidos da educomunicação e os da recepção auditiva são interdependentes e têm a mesma finalidade: alfabetizar e escolarizar os caboclos da Amazônia a partir dos objetos de comunicação e escolares.The present study, associated to the line research “Education, Culture and Society” had as its research frame the culture school material and the representations of education in the radio system for the “naive” men in the Prelature of Guamá (1957-1980). The specifics objectives are: to reconstruct the History of radio transmission and established relation with the radio educational system in Brazil; to map the communication objects and schools objects used in the Radio Educative System in Bragança and its radio’s schools, while, elements of cultural school material in this system of education and to point out how the production, circulation, use and appropriation of this objects built the sense of Educommunication and the senses of auditive reception within this System and Radio School SERB. The methodological approach consists in the New Cultural History which stablishes itself as theoretical and methodological field of the representations about the objects of communication and school. In the documentary research at Centro de documentação professor Casemiro dos Reis Filho (CEDIC/ PUC/ SP), we indetify the legal provisions for guidance about the Base Education Movimente and the role of school subjects. In the books Tombo da Cúria from the Diocese of Bragança: The papers, reports, minutes, manuscripts on the understanding of norms, purpose, productions, circulations, appropriation of the objects and the representations in the education. The pictures in the Cúria and in the Memorial of D.Eliseu allowed the analysis of school culture and ratings of school supplies at the heart of this institution. The documents were analyzed by the inseparable elements of the representations embodied in Chartier (1990): The object in its Materiality (shape, frequency, structure and device); the History of the Practices in its Difereces and the History of the Divices Configurations in its Historical Variations with the questioning of reality in Freire (1987) that made possible the creation of the web representation on the objects and operational analysis of the communication objects and school in the Radio Educational System of Bragança (RESB) and its radio schools in the Prelature of Guamá. We noted that the prodution of the school material culture in RESB is made by the RESB Central Committee, where the relations of school’s spaces and the Rádio Educadora the two houses of the Transmitters, the Central Office and the Training Center of Leaders produced the categories of classifications of communication and school objects - the Microphone; the Recorder; the Magnetic Tape; the antennas of transmitters and the Transmitters, constituting the meanings of Educommunication. In the radio schools Prelature of Guama, school spaces, assigned by local schools tate and built huts of straw, was the categories of ratings cultural objects between their school subjects within the classroom: writing objects (chalk and pencil with rubber); writing objects (blackboard, poster, notebooks and sheets of paper without a pattern); furniture objects (rough wooden tables and rectangular wooden benches); reading objects (short texts and reports); lighting fixtures (pressure lamps and aladdins lamps); the clothing of women and men (clothes made of artisan calico and cotton); the objects of protection of the radio schools (Inajás and Babassu straws); support objects for radio installation (antennas, nuts and copper wires); and the object of communication and teaching (titled as captive receiver of Philips - educational radio). These were constituents of the senses of the auditory reception and have their specificities in the said spaces. We conclude that the radio Education System of Bragança was implemented by the Prelature of priests of Guama in order to alfabetize and educate young people and adults by evangelizing representation by Philosophical Doctrine of Barnabites under the Human and Social Promotion. However, this representation is restricted by the criticalemancipatory representation, from 1962 to 1969, when the school subjects of the Basic Education Movement begin to coordinate this system of education and, in this way, are created several subversive strategies and tactics to perpetuate a representation of this type of education to the men of the prelacy of Guamá, before and during the context of the military dictatorship 12 in Paraense Amazon. n this sense, the school material culture in radio Bragança Educational System and the meanings of educational communication and auditory reception are interdependent and have the same purpose: literacy and schooling men of the Amazon from the communication and school objects.El presente estudio, asociado a la línea de investigación "Educación, Cultura y Sociedad", tuvo como marco de investigación la cultura material escolar y las representaciones de educación en el sistema radiofónico para los caboclos "ingenuos" en la Prelatura del Guamá (1957-1980). Los objetivos específicos son: reconstituir la historia de la radiodifusión y la relación establecida con los sistemas educativos radiofónicos en Brasil; y en el sentido de que la producción, circulación, uso y apropiaciones de estos objetos construyeron los sentidos de la educomunicación y los de la educación, y los elementos de la cultura material escolar en este sistema de enseñanza y señalar cómo la producción, circulación, uso y apropia- de la recepción auditiva en el interior de este Sistema y Escuelas Radiofónicas del SERB. La tesitura metodológica está constituida por el abordaje de la Nueva Historia Cultural que se establece como campo teórico y metodológico de las representaciones sobre los objetos de comunicación y escolares. En la investigación documental en el Centro de documentación profesor Casemiro dos Reis Filho (CEDIC / PUC / SP), identificamos los dispositivos legales de orientación sobre el Movimiento de Educación de Base y el papel de los sujetos escolares. En los libros Tombo de la Curia de la Diócesis de Braganza: los oficios, los informes, las actas, los manuscritos sobre el entendimiento de normas, finalidades, producción, circulación, apropiación de los objetos y las representaciones de educación. Las figuras en la Curia y en el Memorial de D. Eliseo posibilitar los análisis sobre la cultura escolar y las clasificaciones de los materiales escolares en el centro de esa institución. Los documentos fueron analizados por los elementos indisociables de las representaciones encarnadas en Chartier (1990): el Objeto en su Materialidad (forma, frecuencia, estructura y dispositivo); la Historia de las Prácticas en sus Diferencias y la Historia de las Configuraciones de los Dispositivos en sus Variaciones Históricas con la problematización de la realidad en Freire (1980) que posibilitar la creación de las redes de representaciones sobre los objetos y operacionalizar el análisis de los objetos de comunicación y escolares en el marco Sistema Educativo Radiofónico de Braganza (SERB) y de sus escuelas radiofónicas en la Prelatura del Guamá. Se constató que la producción de la cultura material escolar en el SERB está constituida por el Comité Central del SERB, donde las relaciones de los espacios escolares y Radio Educadora, de las dos casas de los Transmisores, de la Oficina Central y del Centro de Entrenamiento de los Líderes produjeron las categorías de clasificaciones de los objetos de comunicación y escolar - el Micrófono; el grabador; la cinta magnética; las antenas de transmisores y los Transmisores, constituyentes de los sentidos de la Educomunicación. En las escuelas radiofónicas de la Prelatura del Guamá, los espacios escolares, cedidos por las escuelas municipales, estatales y construidos en barracones de pajas, constituyeron las categorías de clasificaciones de objetos culturales entre sus sujetos escolares en el interior de las aulas: objetos de escritura (tiza y tiza, lápices con goma); objetos de soporte de escritura (cuadro negro, cartel, cuadernos y hojas de papel sin pauta); los objetos de mobiliario (mesas de madera toscas y bancos rectangulares de madera); objetos de lectura (pequeños textos e informes); objetos de iluminación (lamparas de presión y lámparas aladinas); las indumentarias de los caboclos mujeres y hombres (ropa de guepardo artesanal y algodón); los objetos de protección de las escuelas radiofónicas (pajas de Inajás y Babaçu); objetos de soporte para la instalación de la radio (las antenas, las castañas y los cables de cobre); y el objeto de comunicación y enseñanza (titulado como receptor cautivo de Philips - la radio educativa). Estos fueron constituyentes de los sentidos de la recepción auditiva y tienen sus especificidades en los referidos espacios escolares. Concluimos que el Sistema Educativo Radiofónico de Braganza fue implantado por los Padres de la Prelatura del Guamá con la finalidad de alfabetizar escolarizar a los jóvenes y adultos por la representación evangelizadora por la Doctrina Filosófica de los Barnabitas en el ámbito de la Promoción Humana y Social. Sin embargo, esta 14 representación está restringida por la representación crítica-emancipatoria, de 1962 a 1969, cuando los sujetos escolares del Movimiento de Educación de Base pasan a coordinar ese sistema de enseñanza y, de ese modo, se crean diversas estrategias y tácticas subversivas para perpetuarse una representación de ese tipo de educación a los caboclos de la prelatura del Guamá, antes y durante el contexto de la dictadura militar en la Amazonia Paraense. En este sentido, la cultura material escolar en el Sistema Educativo Radiofónico de Braganza y los sentidos de la educomunicación y los de la recepción auditiva son interdependientes y tienen la misma finalidad: alfabetizar y escolarizar los caboclos de la Amazonia a partir de los objetos de comunicación y escolares.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da Educação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADEEDUCAÇÃOCultura material escolarRepresentações de educaçãoSistema educativoRadiofônico de Bragança-PACultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos "ingênuos" na Prelazia do Guamá (1957-1980)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCASTRO, Cesar Augustohttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino dehttp://lattes.cnpq.br/7005058905002975http://lattes.cnpq.br/4171802049479343MACIEL, Rogerio Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_CulturaMaterialEscolar.pdfTese_CulturaMaterialEscolar.pdfapplication/pdf9145020http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11486/1/Tese_CulturaMaterialEscolar.pdf5115415c4f4b75561e36d3967e78814eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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description O presente estudo, associado à linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”, teve como marco de investigação a cultura material escolar e as representações de educação no sistema radiofônico para os caboclos “ingênuos” na Prelazia do Guamá (1957-1980). Os objetivos específicos são: reconstituir a história da radiodifusão e a relação estabelecida com os sistemas educativos radiofônicos no Brasil; mapear os objetos de comunicação e escolares utilizados no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e suas escolas radiofônicas, enquanto, elementos da cultura material escolar neste sistema de ensino e apontar como a produção, circulação, uso e apropriações destes objetos construíram os sentidos da educomunicação e os sentidos da recepção auditiva no interior deste Sistema e Escolas Radiofônicas do SERB. A tessitura metodológica é constituída pela abordagem da Nova História Cultural que se estabelece como campo teórico e metodológico das representações sobre os objetos de comunicação e escolares. Na pesquisa documental no Centro de documentação professor Casemiro dos Reis Filho (CEDIC/ PUC/ SP), identificamos os dispositivos legais de orientação sobre o Movimento de Educação de Base e o papel dos sujeitos escolares. Já nos livros Tombo da Cúria da Diocese de Bragança: os ofícios, os relatórios, as atas, os manuscritos sobre o entendimento de normas, finalidades, produção, circulação, apropriação dos objetos e as representações de educação. As figuras na Cúria e no Memorial de D. Eliseu possibilitaram as análises sobre a cultura escolar e as classificações dos materiais escolares no cerne dessa instituição. Os documentos foram analisados pelos elementos indissociáveis das representações encarnados em Chartier (1990): o Objeto na sua Materialidade (forma, frequência, estrutura e dispositivo); a História das Práticas nas suas Diferenças e a História das Configurações dos Dispositivos nas suas Variações Históricas com a problematização da realidade em Freire (1987) que possibilitaram a criação das teias de representações sobre os objetos e operacionalizar a análise dos objetos de comunicação e escolares no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) e de suas escolas radiofônicas na Prelazia do Guamá. Constatamos que a produção da cultura material escolar no SERB é constituída pelo Comitê Central do SERB, onde as relações dos espaços escolares e a Rádio Educadora, das duas casas dos Transmissores, do Escritório Central e do Centro de Treinamento dos Líderes produziram as categorias de classificações dos objetos de comunicação e escolar – o Microfone; o Gravador; a Fita Magnética; as antenas de transmissores e os Transmissores, constituidores dos sentidos da Educomunicação. Nas escolas radiofônicas da Prelazia do Guamá, os espaços escolares, cedidos pelas escolas municipais, estaduais e construídos em barracões de palhas, constituiu as categorias de classificações de objetos culturais entre seus sujeitos escolares no interior das salas de aula: objetos de escrita (giz e lápis com borracha); objetos de suporte de escrita (quadro negro; cartaz; cadernos e folhas de papel sem pauta); os objetos de mobílias (mesas de madeiras toscas e bancos retangulares de madeiras); objetos de leitura (pequenos textos e relatórios); objetos de iluminação (lamparinas de pressão e lampiões aladins); as indumentárias dos caboclos mulheres e homens (roupas de chita artesanal e algodão); os objetos de proteção das escolas radiofônicas (palhas de Inajás e Babaçu); objetos de suporte para instalação do rádio (as antenas, as castanhas e fios de cobre); e o objeto de comunicação e ensino (intitulado como receptor cativo da Philips – o rádio educativo). Estes foram constituidores dos sentidos da recepção auditiva e têm suas especificidades nos referidos espaços escolares. Concluímos que o Sistema Educativo Radiofônico de Bragança foi implantado pelos Padres da Prelazia do Guamá com a finalidade de alfabetizar escolarizar os jovens e adultos pela representação evangelizadora pela Doutrina Filosófica dos Barnabitas no âmbito da Promoção Humana e Social. No entanto, essa representação é restringida pela representação crítica-emancipatória, de 1962 a 1969, quando os sujeitos escolares do Movimento de Educação de Base passam a coordenar esse sistema de 10 ensino e, desse modo, são criadas diversas estratégias e táticas subversivas para se perpetuar uma representação desse tipo de educação aos caboclos da prelazia do Guamá, antes e durante o contexto da ditadura militar na Amazônia Paraense. Nesse sentido, a cultura material escolar no Sistema Educativo Radiofônico de Bragança e os sentidos da educomunicação e os da recepção auditiva são interdependentes e têm a mesma finalidade: alfabetizar e escolarizar os caboclos da Amazônia a partir dos objetos de comunicação e escolares.
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