Análise experimental dos limites superiores de resistência à punção de lajes lisas de concreto armado com armaduras de cisalhamento
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12597 |
Resumo: | No sistema de lajes lisas, a ligação laje-pilar é um ponto crítico devido ao risco de ruptura à punção. Diversos colapsos estruturais são relatados devido a esse modo de ruína e erros construtivos são as principais causas desses acidentes, levando pesquisadores a estudarem novas armaduras de cisalhamento para minimiza-los. A utilização de armaduras de cisalhamento é o meio mais eficiente para aumentar ductilidade e resistência à punção, porém sua correta disposição gera conflito com as armaduras de flexão. Desta forma, Ferreira et al. (2016) propõem uma armadura treliçada pré-fabricada posicionada internamente às armaduras de flexão, a qual gerou a patente de número BR 10 2015 006518 3 A2. Portanto, o trabalho realizado nesta pesquisa, contribui para a investigação dos casos de cisalhamento bidirecional para a armadura em questão. Nesta pesquisa foram realizados 5 ensaios experimentais de lajes lisas de concreto armado submetidas a carregamento simétrico, contendo armaduras de cisalhamento do tipo Stud Rails e a armadura treliçada pré-fabricada proposta por Ferreira et al. (2016). O estudo avaliou o desempenho das armaduras no que tange a resistência à punção e analisou os limites superiores de resistência, uma vez que se utilizou taxa de armadura de flexão de 2% e taxas de armadura transversal em torno de 1%. As lajes eram octogonais com 2500mm de distância entre faces paralelas, lado 1036 mm e espessura de 210 mm, moldadas com concreto com resistência à compressão de 30 MPa e apoiadas em pilares quadrados de lado 400 mm. Analisou-se as variáveis: tipo de armadura de cisalhamento, inclinação e espaçamento das camadas de armaduras de cisalhamento, bem como os parâmetros de dimensionamento das normas ACI 318 (2014), EC2 (2014), ABNT NBR 6118 (2014) e ficha de aprovação técnica ETA 12/0454 (2012). Os resultados experimentais mostram que o incremento de carga, em relação à laje sem armadura de cisalhamento, chegou a até 92%, com o uso da armadura treliçada préfabricada e 101% com o uso de Studs, mostrando que o limite superior de carga última em função da resistência do concreto (Vu/Vc) pode ser limitado a 2 e que a armadura estudada nesse trabalho apresenta um elevado potencial de comercialização, uma vez que seu custo por incremento de carga foi menor do que a laje armada com Studs Rails, exceto para os critérios sugeridos pelo ETA 12/0454, reduzindo o custo total em 15,6%. |
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2020-09-10T19:59:05Z2020-09-10T19:59:05Z2018-10-30FREITAS, Marcus Vinícius Pereira de. Análise experimental dos limites superiores de resistência à punção de lajes lisas de concreto armado com armaduras de cisalhamento. Orientador: Maurício de Pina Ferreira. 2018. xv, 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético) - Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12597. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12597No sistema de lajes lisas, a ligação laje-pilar é um ponto crítico devido ao risco de ruptura à punção. Diversos colapsos estruturais são relatados devido a esse modo de ruína e erros construtivos são as principais causas desses acidentes, levando pesquisadores a estudarem novas armaduras de cisalhamento para minimiza-los. A utilização de armaduras de cisalhamento é o meio mais eficiente para aumentar ductilidade e resistência à punção, porém sua correta disposição gera conflito com as armaduras de flexão. Desta forma, Ferreira et al. (2016) propõem uma armadura treliçada pré-fabricada posicionada internamente às armaduras de flexão, a qual gerou a patente de número BR 10 2015 006518 3 A2. Portanto, o trabalho realizado nesta pesquisa, contribui para a investigação dos casos de cisalhamento bidirecional para a armadura em questão. Nesta pesquisa foram realizados 5 ensaios experimentais de lajes lisas de concreto armado submetidas a carregamento simétrico, contendo armaduras de cisalhamento do tipo Stud Rails e a armadura treliçada pré-fabricada proposta por Ferreira et al. (2016). O estudo avaliou o desempenho das armaduras no que tange a resistência à punção e analisou os limites superiores de resistência, uma vez que se utilizou taxa de armadura de flexão de 2% e taxas de armadura transversal em torno de 1%. As lajes eram octogonais com 2500mm de distância entre faces paralelas, lado 1036 mm e espessura de 210 mm, moldadas com concreto com resistência à compressão de 30 MPa e apoiadas em pilares quadrados de lado 400 mm. Analisou-se as variáveis: tipo de armadura de cisalhamento, inclinação e espaçamento das camadas de armaduras de cisalhamento, bem como os parâmetros de dimensionamento das normas ACI 318 (2014), EC2 (2014), ABNT NBR 6118 (2014) e ficha de aprovação técnica ETA 12/0454 (2012). Os resultados experimentais mostram que o incremento de carga, em relação à laje sem armadura de cisalhamento, chegou a até 92%, com o uso da armadura treliçada préfabricada e 101% com o uso de Studs, mostrando que o limite superior de carga última em função da resistência do concreto (Vu/Vc) pode ser limitado a 2 e que a armadura estudada nesse trabalho apresenta um elevado potencial de comercialização, uma vez que seu custo por incremento de carga foi menor do que a laje armada com Studs Rails, exceto para os critérios sugeridos pelo ETA 12/0454, reduzindo o custo total em 15,6%.In the flat slab system, the slab-column connection is a critical point due to the risk of punching shear failure. Several structural collapses are reported due to this mode of failure and constructive errors are the main causes of such accidents, leading researchers to study new shear reinforcement to minimize them. The use of shear reinforcement is the most efficient way to increase punching shear ductility and strength, but its correct arrangement generates conflict with the flexural reinforcement. Thus, Ferreira et al. (2016) propose a prefabricated truss reinforcement positioned internally to the flexural reinforcement, which generated the patent number BR 10 2015 006518 3 A2. Therefore, the work carried out in this research contributes to the investigation of cases of bidirectional shear for the present reinforcement. In this research, 5 experimental tests of reinforced concrete flat slabs submitted to symmetrical loading, containing both Stud Rails and the pre-fabricated truss reinforcement proposed by Ferreira et al. (2016) as shear reinforcement, were carried out. The study evaluated the performance of the reinforcement in relation to punching shear strength and analyzed the upper limits of strength, since a flexural reinforcement ratio of 2% and shear reinforcement ratios around 1% were used. The slabs were octagonal with a 2500 mm distance between parallel faces, side of 1036 mm and thickness of 210 mm, cast with concrete around 30 MPa and supported on columns with 400-mm-side. The following variables were analyzed: shear reinforcement type, slope and spacing of the shear reinforcement layers, as well as the design parameters of ACI 318 (2014), EC2 (2014), ABNT NBR 6118 (2014) and ETA 12/0454 (2012) codes. The experimental results show that the increase of load, in relation to the slab without shear reinforcement, reached up to 92%, with the use of pre-fabricated truss reinforcement, and 101% with the use of Studs, showing that the upper limit of ultimate load as a function of the concrete strength (Vu/Vc) can be limited to 2 and that the reinforcement studied in this research has a high commercial potential, since its cost per increment of load was lower than the one of the slab reinforced with Studs Rails, except for the design criteria suggested by ETA 12/0454, reducing the total cost by 15.6%.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento EnergéticoUFPABrasilNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::ENGENHARIASESTRUTURASINFRAESTRUTURAEngenharia de estruturasResistência à punçãoLajes de concretoArmadura de cisalhamentoAnálise experimental dos limites superiores de resistência à punção de lajes lisas de concreto armado com armaduras de cisalhamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFERREIRA, Maurício de Pinahttp://lattes.cnpq.br/4242041552985485https://orcid.org/0000-0001-8905-9479http://lattes.cnpq.br/9433356374147054FREITAS, Marcus Vinícius Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_AnaliseExperimentalLimites.pdfDissertacao_AnaliseExperimentalLimites.pdfapplication/pdf32641413http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12597/1/Dissertacao_AnaliseExperimentalLimites.pdf41fb010faabc65fb5b951fd52986c02cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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