Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar o diálogo existente entre Capoeira e Dança Contemporânea a partir da construção de um processo criativo em dança por meio da abstração de movimentos próprios e das percepções relativas ao próprio e ao corpo de outros sujeitos, ocorridas no universo da Capoeira. Dentre os seus objetivos específicos destacam-se: analisar a construção corporal no âmbito da Capoeira; verificar a percepção do corpo na Capoeira diante da sua relação com a improvisação e a liberdade criativa, refletindo sobre os seus nexos com a criação em Dança Contemporânea e; identificar a maneira como os impulsos advindos com a experiência com a Capoeira afloram em um processo criativo em Dança Contemporânea. A metodologia compreende a narrativa autobiográfica, diante da hipótese empírica, devido o sujeito-objeto desta pesquisa delimitar-se na experiência da própria pesquisadora atrelada ao trabalho de laboratórios com a improvisação em Dança, visto a pesquisadora ser bailarina intérprete-criadora e capoeirista. Os aportes teóricos utilizados tratam sobre o estado de prontidão e a dilatação do corpo, o corpo enquanto memória, as suas técnicas corporais e, a sua percepção conforme abordagem dos autores Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss e Merleau Ponty, respectivamente. Diante da concretização desta pesquisa, podem-se verificar elementos indicativos da experiência com a Capoeira no processo criativo em Dança Contemporânea, congregados na criação do conceito Dançaeira, o qual se refere à expressão de elementos em amálgama que aludem às linguagens da Capoeira e da Dança Contemporânea a partir de impulsos, configurando um aparato corporal expressivo e reflexivo singular, sem haver a sobreposição de uma linguagem sobre a outra. |
id |
UFPA_68d57aaa4c425a542ed5e555007738e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/7744 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2017-02-22T15:29:45Z2017-02-22T15:29:45Z2012-02-29SILVA, Andreza Barroso da. Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Apresenta um Vídeo. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar o diálogo existente entre Capoeira e Dança Contemporânea a partir da construção de um processo criativo em dança por meio da abstração de movimentos próprios e das percepções relativas ao próprio e ao corpo de outros sujeitos, ocorridas no universo da Capoeira. Dentre os seus objetivos específicos destacam-se: analisar a construção corporal no âmbito da Capoeira; verificar a percepção do corpo na Capoeira diante da sua relação com a improvisação e a liberdade criativa, refletindo sobre os seus nexos com a criação em Dança Contemporânea e; identificar a maneira como os impulsos advindos com a experiência com a Capoeira afloram em um processo criativo em Dança Contemporânea. A metodologia compreende a narrativa autobiográfica, diante da hipótese empírica, devido o sujeito-objeto desta pesquisa delimitar-se na experiência da própria pesquisadora atrelada ao trabalho de laboratórios com a improvisação em Dança, visto a pesquisadora ser bailarina intérprete-criadora e capoeirista. Os aportes teóricos utilizados tratam sobre o estado de prontidão e a dilatação do corpo, o corpo enquanto memória, as suas técnicas corporais e, a sua percepção conforme abordagem dos autores Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss e Merleau Ponty, respectivamente. Diante da concretização desta pesquisa, podem-se verificar elementos indicativos da experiência com a Capoeira no processo criativo em Dança Contemporânea, congregados na criação do conceito Dançaeira, o qual se refere à expressão de elementos em amálgama que aludem às linguagens da Capoeira e da Dança Contemporânea a partir de impulsos, configurando um aparato corporal expressivo e reflexivo singular, sem haver a sobreposição de uma linguagem sobre a outra.This research aims at the survey of common aspects between Capoeira and Contemporary Dance. From the perspective of creative processes in Dance e those that occur in Capoeira, the analysis encompasses some specific objectives. They are: the scrutiny of the body during the improvisation through Capoeira; the perception of capoeirista´s body in relation to other bodies and outside space, during performing; the identification of impulses that may come from Capoeira, by considering its application of them in Contemporary Dance as well. The methodological procedures are based on autobiographic corporeal discourses, which in their turn, starts from empirical hypotheses borned of my own body as capoeirista and dancer. The theoretical perspectives sustain selected concepts such as those of Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss and Merleau Ponty, in this order. Also, the accomplishment of this research allows connections between Capoeira and creative processes in Contemporary Dance, in a sort of artistic mode baptized as Dançaeira. Finally, such connections struggle for figuring out an expressive and personal artistic body made out of both artistic languages interwoven.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADança contemporâneaCapoeiraNarrativa autobiográficaDançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Cesário Augusto Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692http://lattes.cnpq.br/6472756466541421SILVA, Andreza Barrroso dainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdfDissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdfPDFapplication/pdf2443657http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/1/Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf42a2ce146d70b3002198a4e64a4f5a67MD51Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.wmvDissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.wmvVídeoapplication/octet-stream199730482http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/6/Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.wmv24ea23dba862202c9ffbd7467f07ca60MD56CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf.txtDissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf.txtExtracted texttext/plain272828http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/7/Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf.txt4d0cda33b129bba8851dc10af4f88be5MD572011/77442018-04-24 15:42:53.0oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-04-24T18:42:53Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
title |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
spellingShingle |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea SILVA, Andreza Barrroso da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança contemporânea Capoeira Narrativa autobiográfica |
title_short |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
title_full |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
title_fullStr |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
title_full_unstemmed |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
title_sort |
Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea |
author |
SILVA, Andreza Barrroso da |
author_facet |
SILVA, Andreza Barrroso da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0024366223698692 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6472756466541421 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Andreza Barrroso da |
contributor_str_mv |
ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança contemporânea Capoeira Narrativa autobiográfica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança contemporânea Capoeira Narrativa autobiográfica |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar o diálogo existente entre Capoeira e Dança Contemporânea a partir da construção de um processo criativo em dança por meio da abstração de movimentos próprios e das percepções relativas ao próprio e ao corpo de outros sujeitos, ocorridas no universo da Capoeira. Dentre os seus objetivos específicos destacam-se: analisar a construção corporal no âmbito da Capoeira; verificar a percepção do corpo na Capoeira diante da sua relação com a improvisação e a liberdade criativa, refletindo sobre os seus nexos com a criação em Dança Contemporânea e; identificar a maneira como os impulsos advindos com a experiência com a Capoeira afloram em um processo criativo em Dança Contemporânea. A metodologia compreende a narrativa autobiográfica, diante da hipótese empírica, devido o sujeito-objeto desta pesquisa delimitar-se na experiência da própria pesquisadora atrelada ao trabalho de laboratórios com a improvisação em Dança, visto a pesquisadora ser bailarina intérprete-criadora e capoeirista. Os aportes teóricos utilizados tratam sobre o estado de prontidão e a dilatação do corpo, o corpo enquanto memória, as suas técnicas corporais e, a sua percepção conforme abordagem dos autores Eugenio Barba, Jerzy Grotowski, Marcel Mauss e Merleau Ponty, respectivamente. Diante da concretização desta pesquisa, podem-se verificar elementos indicativos da experiência com a Capoeira no processo criativo em Dança Contemporânea, congregados na criação do conceito Dançaeira, o qual se refere à expressão de elementos em amálgama que aludem às linguagens da Capoeira e da Dança Contemporânea a partir de impulsos, configurando um aparato corporal expressivo e reflexivo singular, sem haver a sobreposição de uma linguagem sobre a outra. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-22T15:29:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-22T15:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Andreza Barroso da. Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Apresenta um Vídeo. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744 |
identifier_str_mv |
SILVA, Andreza Barroso da. Dançaeira: a Capoeira como procedimento para a construção de um processo criativo em Dança Contemporânea. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Artes. Apresenta um Vídeo. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/1/Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/6/Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.wmv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7744/7/Dissertacao_DancaeiraCapaoeiraProcedimento.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42a2ce146d70b3002198a4e64a4f5a67 24ea23dba862202c9ffbd7467f07ca60 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 4d0cda33b129bba8851dc10af4f88be5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771924127219712 |