O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912 |
Resumo: | Abordaremos neste trabalho três linguagens diversas: literatura, imprensa e cinema. Embora essas linguagens sejam diferentes, sofrem influências entre si no final do século XIX e início do século XX, momento em que surge o cinematógrafo. Para demonstrar tais influências neste período, abordaremos duas personalidades negras que tiveram papel importante para a consolidação do cinematógrafo brasileiro e ao mesmo tempo se destacaram na literatura ou na imprensa nacional: João do Rio e Benjamim de Oliveira. |
id |
UFPA_690397ae68fa74f802d437a0c08cef83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12912 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2021-03-01T21:13:50Z2021-03-01T21:13:50Z2015-12SANTOS, Lucinéia Alves dos. O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 130-141, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1291210.18542/rmi.v9i13.2682Abordaremos neste trabalho três linguagens diversas: literatura, imprensa e cinema. Embora essas linguagens sejam diferentes, sofrem influências entre si no final do século XIX e início do século XX, momento em que surge o cinematógrafo. Para demonstrar tais influências neste período, abordaremos duas personalidades negras que tiveram papel importante para a consolidação do cinematógrafo brasileiro e ao mesmo tempo se destacaram na literatura ou na imprensa nacional: João do Rio e Benjamim de Oliveira.This essay will approach three language manifestations: Literature, Printing Press and Cinema. Although these languages are diverse, they influenced one another at the end of the XIX (nineteenth) and beginning of the XX (twentieth) centuries, that is, at the moment cinematographer has one come out. To demonstrate such impulses in this period we will point out two black personalities who performed important roles to the consolidation of Brazilian Cinematographer and stood out from Literature or in national Printing Press as well: João do Rio and Benjamim de Oliveira.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2682reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPALiteraturaCinemaJoão do RioBenjamim de OliveiraLiteratureO negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article913130http://lattes.cnpq.br/6542365905638158SANTOS, Lucinéia Alves dos141ORIGINALArtigo_NegroPrimordioCinema.pdfArtigo_NegroPrimordioCinema.pdfapplication/pdf404294https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/1/Artigo_NegroPrimordioCinema.pdf0c27308257fb96bc9bca248d8ea14d32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/2/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD522011/129122023-08-30 12:34:58.148oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-30T15:34:58Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
title |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
spellingShingle |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa SANTOS, Lucinéia Alves dos Literatura Cinema João do Rio Benjamim de Oliveira Literature |
title_short |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
title_full |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
title_fullStr |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
title_full_unstemmed |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
title_sort |
O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa |
author |
SANTOS, Lucinéia Alves dos |
author_facet |
SANTOS, Lucinéia Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6542365905638158 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Lucinéia Alves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Cinema João do Rio Benjamim de Oliveira Literature |
topic |
Literatura Cinema João do Rio Benjamim de Oliveira Literature |
description |
Abordaremos neste trabalho três linguagens diversas: literatura, imprensa e cinema. Embora essas linguagens sejam diferentes, sofrem influências entre si no final do século XIX e início do século XX, momento em que surge o cinematógrafo. Para demonstrar tais influências neste período, abordaremos duas personalidades negras que tiveram papel importante para a consolidação do cinematógrafo brasileiro e ao mesmo tempo se destacaram na literatura ou na imprensa nacional: João do Rio e Benjamim de Oliveira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-01T21:13:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-01T21:13:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Lucinéia Alves dos. O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 130-141, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5374 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.18542/rmi.v9i13.2682 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Lucinéia Alves dos. O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 130-141, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912. Acesso em:. 1982-5374 10.18542/rmi.v9i13.2682 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Margens |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2682 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/1/Artigo_NegroPrimordioCinema.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c27308257fb96bc9bca248d8ea14d32 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771974234472448 |