O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Lucinéia Alves dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912
Resumo: Abordaremos neste trabalho três linguagens diversas: literatura, imprensa e cinema. Embora essas linguagens sejam diferentes, sofrem influências entre si no final do século XIX e início do século XX, momento em que surge o cinematógrafo. Para demonstrar tais influências neste período, abordaremos duas personalidades negras que tiveram papel importante para a consolidação do cinematógrafo brasileiro e ao mesmo tempo se destacaram na literatura ou na imprensa nacional: João do Rio e Benjamim de Oliveira.
id UFPA_690397ae68fa74f802d437a0c08cef83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12912
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2021-03-01T21:13:50Z2021-03-01T21:13:50Z2015-12SANTOS, Lucinéia Alves dos. O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 130-141, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1291210.18542/rmi.v9i13.2682Abordaremos neste trabalho três linguagens diversas: literatura, imprensa e cinema. Embora essas linguagens sejam diferentes, sofrem influências entre si no final do século XIX e início do século XX, momento em que surge o cinematógrafo. Para demonstrar tais influências neste período, abordaremos duas personalidades negras que tiveram papel importante para a consolidação do cinematógrafo brasileiro e ao mesmo tempo se destacaram na literatura ou na imprensa nacional: João do Rio e Benjamim de Oliveira.This essay will approach three language manifestations: Literature, Printing Press and Cinema. Although these languages are diverse, they influenced one another at the end of the XIX (nineteenth) and beginning of the XX (twentieth) centuries, that is, at the moment cinematographer has one come out. To demonstrate such impulses in this period we will point out two black personalities who performed important roles to the consolidation of Brazilian Cinematographer and stood out from Literature or in national Printing Press as well: João do Rio and Benjamim de Oliveira.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2682reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPALiteraturaCinemaJoão do RioBenjamim de OliveiraLiteratureO negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article913130http://lattes.cnpq.br/6542365905638158SANTOS, Lucinéia Alves dos141ORIGINALArtigo_NegroPrimordioCinema.pdfArtigo_NegroPrimordioCinema.pdfapplication/pdf404294https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/1/Artigo_NegroPrimordioCinema.pdf0c27308257fb96bc9bca248d8ea14d32MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/2/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD522011/129122023-08-30 12:34:58.148oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-08-30T15:34:58Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
title O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
spellingShingle O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
SANTOS, Lucinéia Alves dos
Literatura
Cinema
João do Rio
Benjamim de Oliveira
Literature
title_short O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
title_full O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
title_fullStr O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
title_full_unstemmed O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
title_sort O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa
author SANTOS, Lucinéia Alves dos
author_facet SANTOS, Lucinéia Alves dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6542365905638158
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Lucinéia Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Cinema
João do Rio
Benjamim de Oliveira
Literature
topic Literatura
Cinema
João do Rio
Benjamim de Oliveira
Literature
description Abordaremos neste trabalho três linguagens diversas: literatura, imprensa e cinema. Embora essas linguagens sejam diferentes, sofrem influências entre si no final do século XIX e início do século XX, momento em que surge o cinematógrafo. Para demonstrar tais influências neste período, abordaremos duas personalidades negras que tiveram papel importante para a consolidação do cinematógrafo brasileiro e ao mesmo tempo se destacaram na literatura ou na imprensa nacional: João do Rio e Benjamim de Oliveira.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-01T21:13:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-01T21:13:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Lucinéia Alves dos. O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 130-141, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5374
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.18542/rmi.v9i13.2682
identifier_str_mv SANTOS, Lucinéia Alves dos. O negro nos primórdios do cinema brasileiro: uma abordagem entre a literatura e a imprensa. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 130-141, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2682. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912. Acesso em:.
1982-5374
10.18542/rmi.v9i13.2682
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Margens
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2682
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/1/Artigo_NegroPrimordioCinema.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12912/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c27308257fb96bc9bca248d8ea14d32
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771974234472448