Ensino de ciências por meio da produção de uma mídia pedagógica: o vivido e o concebido por estudantes surdos durante aulas sobre as angiospermas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10503 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, desenvolvida com estudantes surdas do ensino fundamental, um pedagogo surdo e uma intérprete de Libras, no espaço da sala de recurso multifuncional de uma escola municipal da rede regular de ensino do município de Igarapé-Miri - Pará. Apresentamos como questão de pesquisa: quais as contribuições de uma mídia pedagógica, produzida por participantes surdos, mediada por profissionais ouvintes, em uma abordagem bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) no processo de aquisição de conhecimentos sobre angiospermas? A proposta de ensino desenvolveu-se com objetivo de construir uma mídia pedagógica bilíngue a partir das percepções dos participantes surdos e contribuir com as discussões de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Como instrumentos investigativos, fizemos uso de questionário como forma de sondar a respeito da afinidade dos participantes com a temática em estudo e com o uso da tecnologia. Além do questionário, utilizamos de entrevistas, com o intuito de conhecer os participantes da pesquisa e a partir dos dados produzidos, traçar os seus perfis. Assim como foram feitas gravações em vídeo das atividades desenvolvidas. Como forma de obter novas compreensões sobre o fenômeno investigado adotamos a Análise de Conteúdo. Após leituras e releituras do material empírico obtivemos duas grandes categorias: produção da mídia a partir da (re)construção do conhecimento e a importância atribuída pelos participantes surdos ao uso de sinais, como elementos imprescindíveis da aprendizagem. Os resultados apontaram que as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente com a aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes surdos. A experiência vivenciada possibilitou aos participantes um novo entendimento sobre o conteúdo estudado, passando a relacioná-lo com suas vivências, atribuindo-lhes amplos e novos significados. Por meio das atividades, os participantes puderam tomar consciência de que um ensino efetivo se constrói em conjunto, dando vez e voz a todos, reconhecendo, valorizando e respeitando a diversidade de cada sujeito, tornando-os responsáveis pela própria aprendizagem. Percebemos que o mais importante nessa relação, não foi somente a produção da mídia e a construção de sinais em Libras, como estratégica para facilitar o ensino de um conteúdo (que apresenta complexidade de compreensão) e auxiliar os estudantes a superar suas limitações de aprendizagem. O fator mais relevante e significativo foi o envolvimento dos participantes surdos no processo de construção desse recurso. Nesse sentido, a presente investigação traz como contribuição para a comunidade escolar, uma Mídia Pedagógica em formato de DVD interativo bilíngue, construída a partir das percepções dos participantes surdos sobre o estudo das plantas angiospermas, visando colaborar com a prática pedagógica de professores de Ciências e com processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. |
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2018-12-20T16:06:11Z2018-12-20T16:06:11Z2017-09-27CONTENTE, Márcia Pantoja. Ensino de ciências por meio da produção de uma mídia pedagógica: o vivido e o concebido por estudantes surdos durante aulas sobre as angiospermas. Orientadora: Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão. 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10503. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10503Esta é uma pesquisa do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, desenvolvida com estudantes surdas do ensino fundamental, um pedagogo surdo e uma intérprete de Libras, no espaço da sala de recurso multifuncional de uma escola municipal da rede regular de ensino do município de Igarapé-Miri - Pará. Apresentamos como questão de pesquisa: quais as contribuições de uma mídia pedagógica, produzida por participantes surdos, mediada por profissionais ouvintes, em uma abordagem bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) no processo de aquisição de conhecimentos sobre angiospermas? A proposta de ensino desenvolveu-se com objetivo de construir uma mídia pedagógica bilíngue a partir das percepções dos participantes surdos e contribuir com as discussões de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Como instrumentos investigativos, fizemos uso de questionário como forma de sondar a respeito da afinidade dos participantes com a temática em estudo e com o uso da tecnologia. Além do questionário, utilizamos de entrevistas, com o intuito de conhecer os participantes da pesquisa e a partir dos dados produzidos, traçar os seus perfis. Assim como foram feitas gravações em vídeo das atividades desenvolvidas. Como forma de obter novas compreensões sobre o fenômeno investigado adotamos a Análise de Conteúdo. Após leituras e releituras do material empírico obtivemos duas grandes categorias: produção da mídia a partir da (re)construção do conhecimento e a importância atribuída pelos participantes surdos ao uso de sinais, como elementos imprescindíveis da aprendizagem. Os resultados apontaram que as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente com a aquisição de novos conhecimentos pelos estudantes surdos. A experiência vivenciada possibilitou aos participantes um novo entendimento sobre o conteúdo estudado, passando a relacioná-lo com suas vivências, atribuindo-lhes amplos e novos significados. Por meio das atividades, os participantes puderam tomar consciência de que um ensino efetivo se constrói em conjunto, dando vez e voz a todos, reconhecendo, valorizando e respeitando a diversidade de cada sujeito, tornando-os responsáveis pela própria aprendizagem. Percebemos que o mais importante nessa relação, não foi somente a produção da mídia e a construção de sinais em Libras, como estratégica para facilitar o ensino de um conteúdo (que apresenta complexidade de compreensão) e auxiliar os estudantes a superar suas limitações de aprendizagem. O fator mais relevante e significativo foi o envolvimento dos participantes surdos no processo de construção desse recurso. Nesse sentido, a presente investigação traz como contribuição para a comunidade escolar, uma Mídia Pedagógica em formato de DVD interativo bilíngue, construída a partir das percepções dos participantes surdos sobre o estudo das plantas angiospermas, visando colaborar com a prática pedagógica de professores de Ciências e com processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos.This is a qualitative research, in modality of research-action, developed with deaf students of elementary school, a deaf dominie and a sign language spokesman, at the multifunctional resources room of one municipal school of regular network education in the municipality of Igarapé-Miri - Pará. It is presented as a search question: which are the contributions of a pedagogical media, created by deaf participants, mediated by professional listeners, in a bilingual approach (Libras/Portuguese) in the process of knowledge acquirement about angiosperms? This educational proposal developed with the objective to build a bilingual pedagogical media from deaf participants perception and contribute with the discussions of teaching and learning of death students. As investigative instruments, a questionnaire was used as way to probe about connection of participants with technology use and the subject in study. Further the questionnaire, was used interviews, with purpose to better know the participants of the research and based on produced data, make their profile. As well as was made video recordings of the developed activities. As a way to obtain new comprehensions about the investigate phenomena, it was adopted the Content Analysis. After reading and rereading of empirical material it was obtained two big categories: media production from (re)building of knowledge and the attributed value by deaf participants to signal use, as essential elements of learning. The results point that developed activities meaningly contributed to learning acquisition by deaf students. The lived experience made possible to the participants a new understanding about studied content, relating this with their experiences, giving wide and new meaning to them. Through activities, the participants could take consciousness that an effective learning is build together, giving time and voice to everybody, recognizing, giving value and respect to each subject diversity, making them responsible for their own learning process. It was perceived that the most important on this relationship was not just the media production and the construction of new signal language, as strategy to facilitate a content teaching (that presents comprehension complexity) and give subsides to new students to overcome their learning limitations. The most relevant and significant factor was the evolvement of deaf participants on this resource building process. This way, this investigation brings as contribution to school community a Pedagogical Medial in bilingual interactive DVD format, built from deaf participants perception about angiosperms study, aiming to collaborate with pedagogical practice of science teachers and the teaching and learning process of deaf students.Submitted by Rosana Moreira (rosanapsm@outlook.com) on 2018-08-23T18:25:17Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoCienciasMeio.pdf: 2359549 bytes, checksum: 99eb86258983f5671c3613bdfd5f5398 (MD5) Produto_EnsinoCienciasMeio.pdf: 563739 bytes, checksum: 4c9d2013eac290b9b6a87377d0ff0b53 (MD5)Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-12-20T16:06:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_EnsinoCienciasMeio.pdf: 2359549 bytes, checksum: 99eb86258983f5671c3613bdfd5f5398 (MD5) Produto_EnsinoCienciasMeio.pdf: 563739 bytes, checksum: 4c9d2013eac290b9b6a87377d0ff0b53 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-20T16:06:11Z (GMT). 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