As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática. |
id |
UFPA_7255bb64d57931774a0e75f3d4e30e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1848 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:36Z2011-03-23T21:19:36Z2004TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848A presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMMatemáticaFormação de professores de matemáticaEnsino fundamentalAprendizagemBelém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraAs atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciaisThe attitudes in relation to the mathematics of the professors of the initial seriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Francisco Hermes Santos dahttp://lattes.cnpq.br/3912906225739008http://lattes.cnpq.br/3793526621124658TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdfDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdfapplication/pdf783486http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/1/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf3393a4a9a9e480214d1c8de003d24e8aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txtDissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain312813http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/5/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txt4558007f57cb522473e84abaa6b9e4d4MD552011/18482019-05-23 10:25:55.661oai:repositorio.ufpa.br:2011/1848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:55Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The attitudes in relation to the mathematics of the professors of the initial series |
title |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
spellingShingle |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Matemática Formação de professores de matemática Ensino fundamental Aprendizagem Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
title_short |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
title_full |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
title_fullStr |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
title_full_unstemmed |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
title_sort |
As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais |
author |
TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa |
author_facet |
TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA, Francisco Hermes Santos da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3912906225739008 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3793526621124658 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa |
contributor_str_mv |
SILVA, Francisco Hermes Santos da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM Matemática Formação de professores de matemática Ensino fundamental Aprendizagem Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Formação de professores de matemática Ensino fundamental Aprendizagem Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
description |
A presente pesquisa teve como finalidade verificar a ocorrêncai de atitudes em relação à Matemática de futuros professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuarão em escolas no Estado do Pará. O estudo foi realizado em uma universidade pública, no município de Belém. Os sujeitos da pesquisa foram 96 alunos (47 do primeiro semestre e 49 do último semestre). Os instrumentos utizados para a obtenção dos dados relativos aos alunos foram uma escala, do tipo Likert, de atitude em relação à Matemática proposta por Aiken, 1969 revisada por BRITO, 1996; (Anexo I) e um questionário semi-aberto composto de questões sobre o comportamento frente ao aprendizado da Matemática e/ou sobre como enfrentar a responsabilidade de ensinar Matemática nas séries iniciais (Anexo II), cujo objetivo foi obter informações relevantes para o presente estudo. O resultado da análise das atitudes em relação à Matemática constatou que 53 pessoas das 96 têm atitudes mais positivas em relação à Matemática, ou seja, representando 52%, cuja média ficou em 51. Os resultados da análise da escala mostraram um coeficiente de confiabilidade elevado, sendo alfa = 0.9544. A análise do questionário revelou que não há diferença significativa de concepção entre os grupo entre os grupos, 63% dos sujeitos com atitudes positivas e negativas detêm a concepção mecanicista da Matemática e, evidenciou que os sujeitos que apresentam atitudes negativas (futuros professores) não têm um bom desempenho em Matemática. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848 |
identifier_str_mv |
TRINDADE, Patrícia de Campos Corrêa. As atitudes em relação à matemática dos professores das séries iniciais. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Educação Matemática e Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/1/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1848/5/Dissertacao_AtitudesRelacaoMatematica.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3393a4a9a9e480214d1c8de003d24e8a 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 4558007f57cb522473e84abaa6b9e4d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771930486833152 |