Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
DOI: | 10.18542/rmi.v9i13.2670. |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920 |
Resumo: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
id |
UFPA_84e7e49ecd7aa919179f7db09a887c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12920 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2021-03-01T22:47:29Z2021-03-01T22:47:29Z2015-12CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1292010.18542/rmi.v9i13.2670Submitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2021-02-20T01:05:27Z No. of bitstreams: 1 Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf: 409635 bytes, checksum: 938358365f1902f22f3ab6791205240c (MD5)Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2021-03-01T22:47:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf: 409635 bytes, checksum: 938358365f1902f22f3ab6791205240c (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-01T22:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf: 409635 bytes, checksum: 938358365f1902f22f3ab6791205240c (MD5) Previous issue date: 2015-12CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoEn supposant que toutes les guerres civiles provoquent une redéfinition de l'identité entre les groupes belligérants face à la violence, nous présentons des considérations sur la représentation cinématographique à partir de l'analyse des films Joli village, jolie flamme (Srdan Dragojević, 1996), No Man’s Land (Danis Tanović, 2001) et La Vie est un miracle (Emir Kusturica, 2004). Alors que les deux premiers films proposent une image marquée par la haine irréconciliable, celle-ci dispose d'une image poétique de la réconciliation par l'amour.Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojević, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanović, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2670reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACinema dos BálcãsGuerra na Ex-IugosláviaIdentidadeCinéma des BalkansLa guerre en ex-YougoslavieIdentitéIdentidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugosláviainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91316http://lattes.cnpq.br/2420574923794536CORNELSEN, Élcio Loureiro28ORIGINALArtigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdfArtigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdfapplication/pdf409635https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12920/1/Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf938358365f1902f22f3ab6791205240cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81926https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12920/2/license.txt0895a796d37ec62d4e8698f661a33ac9MD522011/129202023-11-23 11:13:58.231oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-11-23T14:13:58Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
title |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
spellingShingle |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia CORNELSEN, Élcio Loureiro Cinema dos Bálcãs Guerra na Ex-Iugoslávia Identidade Cinéma des Balkans La guerre en ex-Yougoslavie Identité CORNELSEN, Élcio Loureiro Cinema dos Bálcãs Guerra na Ex-Iugoslávia Identidade Cinéma des Balkans La guerre en ex-Yougoslavie Identité |
title_short |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
title_full |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
title_fullStr |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
title_full_unstemmed |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
title_sort |
Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
author |
CORNELSEN, Élcio Loureiro |
author_facet |
CORNELSEN, Élcio Loureiro CORNELSEN, Élcio Loureiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2420574923794536 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORNELSEN, Élcio Loureiro |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cinema dos Bálcãs Guerra na Ex-Iugoslávia Identidade Cinéma des Balkans La guerre en ex-Yougoslavie Identité |
topic |
Cinema dos Bálcãs Guerra na Ex-Iugoslávia Identidade Cinéma des Balkans La guerre en ex-Yougoslavie Identité |
description |
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-01T22:47:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-01T22:47:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5374 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.18542/rmi.v9i13.2670 |
identifier_str_mv |
CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:. 1982-5374 10.18542/rmi.v9i13.2670 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Margens |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.en_US.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2670 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12920/1/Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12920/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
938358365f1902f22f3ab6791205240c 0895a796d37ec62d4e8698f661a33ac9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1822244529416175616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18542/rmi.v9i13.2670. |