Um Protocolo de roteamento colaborativo para transmissão de vídeo com computação em névoa em redes ad hoc veiculares
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Data de Publicação: | 2019 |
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Resumo: | Redes ad-hoc veiculares (VANETs) desempenham um papel importante na eficiência do tráfego rodoviário, melhorando a segurança e servindo como facilitador de serviços aos passageiros, motoristas e agentes de segurança pública. As recentes melhorias nos protocolos de roteamento e topologias para as redes veiculares vêm contribuindo para permitir melhor escalabilidade, confiabilidade e qualidade da experiência no compartilhamento de informações. Os veículos podem cooperar entre si para transmitir fluxos de vídeo de acidentes ou desastres e fornecer informações visuais com maior precisão da área monitorada neste contexto. Esta tese de doutorado propõe um protocolo de roteamento colaborativo para transmissão de vídeos (CRPV) com computação em névoa em redes ad hoc veiculares para transmitir vídeo. Para decisão de encaminhamento é calculado um indicador que combina os parâmetros de velocidade, localização e ângulo de gravação de cada veículo que realiza a colaboração veicular, para diminuir a troca de vídeos desnecessária na comunicação veículo para veículo. Os resultados das simulações mostram que o protocolo proposto tem um desempenho favorável quando comparados com outros protocolos de roteamento em termos de disponibilidade da comunicação fim-a-fim e Qualidade de Experiência. |
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2019-06-06T17:09:00Z2019-06-06T17:09:00Z2019-03-22BEZERRA, Paulo Henrique Gonçalves. Um Protocolo de roteamento colaborativo para transmissão de vídeo com computação em névoa em redes ad hoc veiculares.Orientador: Denis Lima do Rosário. 2019. 102 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11252. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11252Redes ad-hoc veiculares (VANETs) desempenham um papel importante na eficiência do tráfego rodoviário, melhorando a segurança e servindo como facilitador de serviços aos passageiros, motoristas e agentes de segurança pública. As recentes melhorias nos protocolos de roteamento e topologias para as redes veiculares vêm contribuindo para permitir melhor escalabilidade, confiabilidade e qualidade da experiência no compartilhamento de informações. Os veículos podem cooperar entre si para transmitir fluxos de vídeo de acidentes ou desastres e fornecer informações visuais com maior precisão da área monitorada neste contexto. Esta tese de doutorado propõe um protocolo de roteamento colaborativo para transmissão de vídeos (CRPV) com computação em névoa em redes ad hoc veiculares para transmitir vídeo. Para decisão de encaminhamento é calculado um indicador que combina os parâmetros de velocidade, localização e ângulo de gravação de cada veículo que realiza a colaboração veicular, para diminuir a troca de vídeos desnecessária na comunicação veículo para veículo. Os resultados das simulações mostram que o protocolo proposto tem um desempenho favorável quando comparados com outros protocolos de roteamento em termos de disponibilidade da comunicação fim-a-fim e Qualidade de Experiência.Vehicular Ad hoc Networks (VANETs) play an important role in the efficiency of road traffic by improving safety and acting as a facilitator of services for passengers, drivers and public safety officers. Recent improvements in the routing protocols and topologies used in vehicular networks have contributed to improvements in scalability, reliability and the quality of the information-sharing experience. Vehicles can cooperate with each other to stream videos of accidents or disasters and provide visual information of the monitored area with great precision. This Ph.D thesis proposes a Collaborative Routing Protocol for Video streaming VANETs (CRPV) using the service of fog storage to minimize the sharing of content. The routing table is based on an indicator that is generated by combining the speed, location and recording angle parameters of each vehicle involved in vehicular collaboration to reduce the unnecessary exchange of video data in vehicle-to-vehicle communications. The results of the simulations show that the proposed model performs favorably when compared to other routing protocols with respect to the availability of end-to-end communication and Quality of Experience.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUFPABrasilInstituto de Tecnologia1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAINTELIGÊNCIA COMPUTACIONALCOMPUTAÇÃO APLICADAColaboraçãoComputação em névoaQualidade de experiênciaQualidade de serviçoRedes ad hoc veicularesRoteamentoUm Protocolo de roteamento colaborativo para transmissão de vídeo com computação em névoa em redes ad hoc veicularesA collaborative routing protocol for transmission of video with fog computation in vehicular ad hoc networks Competitive structure of self-associative convolutional neural networks for classification of arrhythmiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisROSÁRIO, Denis Lima dohttp://lattes.cnpq.br/8273198217435163CERQUEIRA, Eduardo Coelhohttp://lattes.cnpq.br/4051011616125003BEZERRA, Paulo Henrique Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_ProtocoloRoteamentoColaborativo.pdfTese_ProtocoloRoteamentoColaborativo.pdfapplication/pdf2519946http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11252/1/Tese_ProtocoloRoteamentoColaborativo.pdf00ab496bd1313fd25113c9e39697e859MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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