A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12346 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374 |
Resumo: | Este trabalho trata de uma reflexão acerca dos impactos socioambientais decorrentes do processo de implantação de hidrelétricas na Amazônia, através de uma técnica de bordado chileno de confecção de tela de tecidos, produzidas e expostas por mulheres atingidas pela UHE Belo Monte (PA). Metodologicamente, a reflexão parte da percepção da paisagem representada por arpilleras 4 não apenas pela estética iconográfica da imagem, mas como narrativa imagética, a qual é articulada subjetivamente pelas mulheres arpilleristas, constitui produto do imaginário coletivo, e deste modo, materializa-se através do discurso ideológico figurativo de resistência aos impactos causados pelo empreendimento. Como forma de nortear a reflexão da imagem compreendida como narrativa e produto de memória, este estudo fundamenta-se a partir da articulação teórico-metodológica de autores que abordam a temática da: Imagem fotográfica como método etnográfico como Guran (2011); O imaginário coletivo por Maffesoli (2001); A memória coletiva por Halbwachs (1968). A análise possibilita perceber a imagem que as mulheres arpilleristas atingidas pela UHE Belo Monte buscam explicitar acerca do processo de implantação de hidrelétricas na Amazônia a partir da representação social, e dos motivos que justificam a disposição criativa de utilização da arte por imagens como estratégia de linguagem e comunicação. |
id |
UFPA_8549dee97ca3f7bf0d4c46c1c9960447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12346 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2020-03-03T15:36:44Z2020-03-03T15:36:44Z2017-05PORTUGAL, Jéssica Feiteiro; FERNANDES, Daniel dos Santos. A memória imagética da UHE Belo Monte (PA) narrada por mulheres arpilleristas. Nova Revista Amazônica, Bragança, v 5, n.1, p. 23-38, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12346. Acesso em:.2318-1346http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12346http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374Este trabalho trata de uma reflexão acerca dos impactos socioambientais decorrentes do processo de implantação de hidrelétricas na Amazônia, através de uma técnica de bordado chileno de confecção de tela de tecidos, produzidas e expostas por mulheres atingidas pela UHE Belo Monte (PA). Metodologicamente, a reflexão parte da percepção da paisagem representada por arpilleras 4 não apenas pela estética iconográfica da imagem, mas como narrativa imagética, a qual é articulada subjetivamente pelas mulheres arpilleristas, constitui produto do imaginário coletivo, e deste modo, materializa-se através do discurso ideológico figurativo de resistência aos impactos causados pelo empreendimento. Como forma de nortear a reflexão da imagem compreendida como narrativa e produto de memória, este estudo fundamenta-se a partir da articulação teórico-metodológica de autores que abordam a temática da: Imagem fotográfica como método etnográfico como Guran (2011); O imaginário coletivo por Maffesoli (2001); A memória coletiva por Halbwachs (1968). A análise possibilita perceber a imagem que as mulheres arpilleristas atingidas pela UHE Belo Monte buscam explicitar acerca do processo de implantação de hidrelétricas na Amazônia a partir da representação social, e dos motivos que justificam a disposição criativa de utilização da arte por imagens como estratégia de linguagem e comunicação.This academic work speaks about a reflection from the social and environmental impacts resulting of the process of implantation of hydroelectric plants in the Amazon, through a Chilean embroidery technique of cloth fabric making, produced and exposed by women affected by UHE Belo Monte (PA). Methodologically, reflection starts from the perception of the landscape represented by arpilleras not only by the iconographic aesthetics of the image, but as an imaginary narrative, which is subjectively articulated by arpilleristas women, is a product of the collective imaginary, and thus materializes through discourse Ideological resistance to the impacts caused by the enterprise. As a way to guide the reflection of the image understood as narrative and memory product, this study is based on the theoretical-methodological articulation of authors that approach the subject of: Imagem fotográfica como método etnográfico como Guran (2011); O imaginário coletivo por Maffesoli (2001); A memória coletiva por Halbwachs (1968). The analysis makes the possibility to perceive the image that the arpilleristas women affected by the Belo Monte Hydroelectric Plant seek to explain about the process of implantation of hydroelectric plants in the Amazon from the social representation, and the reasons that justify the creative use of the art by images as language strategy and communication.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilNova Revista Amazônicahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6374reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPANarrativas imagéticasMulheres arpilleristasUHE Belo MonteWomen arpilleritasA memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article512338http://lattes.cnpq.br/2857257446914031http://lattes.cnpq.br/8436207354089348PORTUGAL, Jéssica FeiteiroFERNANDES, Daniel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALArtigo_MemoriaImageticaUhe.pdfArtigo_MemoriaImageticaUhe.pdfapplication/pdf345863http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/1/Artigo_MemoriaImageticaUhe.pdf44e2aede81f43030e0ff36f18106e9e3MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTArtigo_MemoriaImageticaUhe.pdf.txtArtigo_MemoriaImageticaUhe.pdf.txtExtracted texttext/plain37960http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/6/Artigo_MemoriaImageticaUhe.pdf.txt90e5d9ae8e2c914d7e26522d54019176MD562011/123462020-03-04 02:46:12.748oai:repositorio.ufpa.br:2011/12346TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSSVVGUEEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgCmUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSAKbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUklVRlBBIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUklVRlBBIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-03-04T05:46:12Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
title |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
spellingShingle |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas PORTUGAL, Jéssica Feiteiro Narrativas imagéticas Mulheres arpilleristas UHE Belo Monte Women arpilleritas |
title_short |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
title_full |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
title_fullStr |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
title_full_unstemmed |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
title_sort |
A memória imagética pelo UHE Belo Monte (PA) narrado por mulheres arpilleristas |
author |
PORTUGAL, Jéssica Feiteiro |
author_facet |
PORTUGAL, Jéssica Feiteiro FERNANDES, Daniel dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES, Daniel dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2857257446914031 http://lattes.cnpq.br/8436207354089348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PORTUGAL, Jéssica Feiteiro FERNANDES, Daniel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas imagéticas Mulheres arpilleristas UHE Belo Monte Women arpilleritas |
topic |
Narrativas imagéticas Mulheres arpilleristas UHE Belo Monte Women arpilleritas |
description |
Este trabalho trata de uma reflexão acerca dos impactos socioambientais decorrentes do processo de implantação de hidrelétricas na Amazônia, através de uma técnica de bordado chileno de confecção de tela de tecidos, produzidas e expostas por mulheres atingidas pela UHE Belo Monte (PA). Metodologicamente, a reflexão parte da percepção da paisagem representada por arpilleras 4 não apenas pela estética iconográfica da imagem, mas como narrativa imagética, a qual é articulada subjetivamente pelas mulheres arpilleristas, constitui produto do imaginário coletivo, e deste modo, materializa-se através do discurso ideológico figurativo de resistência aos impactos causados pelo empreendimento. Como forma de nortear a reflexão da imagem compreendida como narrativa e produto de memória, este estudo fundamenta-se a partir da articulação teórico-metodológica de autores que abordam a temática da: Imagem fotográfica como método etnográfico como Guran (2011); O imaginário coletivo por Maffesoli (2001); A memória coletiva por Halbwachs (1968). A análise possibilita perceber a imagem que as mulheres arpilleristas atingidas pela UHE Belo Monte buscam explicitar acerca do processo de implantação de hidrelétricas na Amazônia a partir da representação social, e dos motivos que justificam a disposição criativa de utilização da arte por imagens como estratégia de linguagem e comunicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-03T15:36:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-03T15:36:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PORTUGAL, Jéssica Feiteiro; FERNANDES, Daniel dos Santos. A memória imagética da UHE Belo Monte (PA) narrada por mulheres arpilleristas. Nova Revista Amazônica, Bragança, v 5, n.1, p. 23-38, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12346. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12346 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2318-1346 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374 |
identifier_str_mv |
PORTUGAL, Jéssica Feiteiro; FERNANDES, Daniel dos Santos. A memória imagética da UHE Belo Monte (PA) narrada por mulheres arpilleristas. Nova Revista Amazônica, Bragança, v 5, n.1, p. 23-38, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12346. Acesso em:. 2318-1346 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12346 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v5i1.6374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nova Revista Amazônica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6374 |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/1/Artigo_MemoriaImageticaUhe.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12346/6/Artigo_MemoriaImageticaUhe.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44e2aede81f43030e0ff36f18106e9e3 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 90e5d9ae8e2c914d7e26522d54019176 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771935106859008 |