Apropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)

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Autor(a) principal: ATAÍDE, Luciana de Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610
Resumo: A presente pesquisa pretende identificar a relação entre Ser, linguagem e pensamento em narrativas de Clarice Lispector, tendo como referência, principalmente, contos que a escritora produziu ao longo da vida, desde as “Primeiras histórias” – narrativas produzidas na década de 1940 – até as “Últimas histórias” – produzidas na década de 1970. Ao todo serão estudadas vinte e uma narrativas nas quais vigora o Ser enquanto questão. Porém, excertos de outras narrativas também se farão presentes, já que a abordagem será permeada pela busca do acontecimento poético apropriante – Ereignis – por meio da problematização das noções de escrever e pensar, técnica e arte, ser-só e ser-com, finitude e singularização, Eu e Mundo. A intenção é mostrar o entrelaçamento ser-homem-linguagem-verdade sob o labirinto da questão da origem. Nas narrativas de Clarice emerge o projeto investigativo que visa a desdobrar a essência do homem que acontece como linguagem – já que ela é a casa do Ser e em sua habitação mora o homem – sendo esse um trabalho de escuta, compreensão e interpretação das Questões inerentes à condição humana. Assim, partindo do aporte fenomenológico-hermenêutico será possível estabelecer uma relação entre literatura de Clarice Lispector com pensadores como Martin Heidegger (especialmente), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, Manuel Antônio de Castro, dentre outros de grande relevância para este estudo. Outro referencial de grande destaque que dará suporte a este estudo é a obra O segundo sexo (1980) da pensadora Simone de Beauvoir dentro da linha do ‘tornar-se’ no que se refere à condição humana em possibilidades e também no que tange à relação assimétrica de gênero que tende a reduzir a liberdade feminina dentro da sociedade. Clarice não trabalhou apenas como a palavra, mas também com o pensar que proporciona a percepção do velar e desvelar do homem, possibilitando a este a apropriação de si mesmo, já que se trata de um dizer poético que se mostra como a dimensão fundante da condição humana, revelada por meio de uma força avassaladora por gestar uma nova visão de mundo que reside além da superficialidade cotidiana. Trata-se, portanto, neste estudo, de narrativas (contos) que expõem o trabalho artístico-literário de Clarice no qual a poesia habita na proximidade do pensamento construindo um dizer que evoca a essência da linguagem.
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spelling 2019-09-04T12:58:28Z2019-09-04T12:58:28Z2019-09-04ATAÍDE, Luciana de Barros. Apropriar-se: o acontecimento. Orientador: Antônio Máximo Von Sohsten Gomes. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11610A presente pesquisa pretende identificar a relação entre Ser, linguagem e pensamento em narrativas de Clarice Lispector, tendo como referência, principalmente, contos que a escritora produziu ao longo da vida, desde as “Primeiras histórias” – narrativas produzidas na década de 1940 – até as “Últimas histórias” – produzidas na década de 1970. Ao todo serão estudadas vinte e uma narrativas nas quais vigora o Ser enquanto questão. Porém, excertos de outras narrativas também se farão presentes, já que a abordagem será permeada pela busca do acontecimento poético apropriante – Ereignis – por meio da problematização das noções de escrever e pensar, técnica e arte, ser-só e ser-com, finitude e singularização, Eu e Mundo. A intenção é mostrar o entrelaçamento ser-homem-linguagem-verdade sob o labirinto da questão da origem. Nas narrativas de Clarice emerge o projeto investigativo que visa a desdobrar a essência do homem que acontece como linguagem – já que ela é a casa do Ser e em sua habitação mora o homem – sendo esse um trabalho de escuta, compreensão e interpretação das Questões inerentes à condição humana. Assim, partindo do aporte fenomenológico-hermenêutico será possível estabelecer uma relação entre literatura de Clarice Lispector com pensadores como Martin Heidegger (especialmente), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard, Manuel Antônio de Castro, dentre outros de grande relevância para este estudo. Outro referencial de grande destaque que dará suporte a este estudo é a obra O segundo sexo (1980) da pensadora Simone de Beauvoir dentro da linha do ‘tornar-se’ no que se refere à condição humana em possibilidades e também no que tange à relação assimétrica de gênero que tende a reduzir a liberdade feminina dentro da sociedade. Clarice não trabalhou apenas como a palavra, mas também com o pensar que proporciona a percepção do velar e desvelar do homem, possibilitando a este a apropriação de si mesmo, já que se trata de um dizer poético que se mostra como a dimensão fundante da condição humana, revelada por meio de uma força avassaladora por gestar uma nova visão de mundo que reside além da superficialidade cotidiana. Trata-se, portanto, neste estudo, de narrativas (contos) que expõem o trabalho artístico-literário de Clarice no qual a poesia habita na proximidade do pensamento construindo um dizer que evoca a essência da linguagem.The present research intends to identify the relationship between Being, language and thought in narratives of Clarice Lispector, having as reference, mainly, stories that the writer produced throughout the life, from the "First stories" - narratives produced in the decade of 1940 - until the "Last Stories" - produced in the 1970s. In all, twenty one narratives will be studied in which the Being is in force as a matter. However, excerpts from other narratives will also be present, since the approach will be permeated by the search for the appropriative poetic event (Ereignis) through the problematization of the notions of writing and thinking, technique and art, being-alone and being-with, finitude and singularization, I and World. The intention is to show the intertwining ser-man-language-truth under the labyrinth of the question of origin. In Clarice's narratives emerges the investigative project that aims to unfold the essence of man that happens as language - since it is the home of Being and in his dwelling man lives - being a work of listening, understanding and interpretation of the Inherent Questions to the human condition. Thus, starting from the phenomenological-hermeneutic contribution, it will be possible to establish a relationship between Clarice Lispector's literature with thinkers such as Martin Heidegger (especially), Merleau-Ponty, Gaston Bachelard and Manuel Antônio de Castro, among others of great relevance for this study. Another reference of great importance that will support this study is the work The second sex (1980) of the thinker Simone de Beauvoir within the line of 'becoming' with regard to the human condition in possibilities and also with regard to the relation asymmetric gender that tends to reduce female freedom within society. Clarice not only worked as the word, but also with the thought that provides the perception of the velar and unveiling of the man, enabling him to the appropriation of himself, since it is a poetic saying that shows itself as the founding dimension of the condition human, revealed by overwhelming force for engendering a new worldview that lies beyond everyday superficiality. It is, therefore, in this study, narratives (tales) that expose Clarice's artistic-literary work in which poetry dwells in the proximity of thought by constructing a saying that evokes the essence of language.Submitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-09-04T12:58:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf: 1329635 bytes, checksum: d077fe6c85adb3c41a50d788868f8a50 (MD5)Approved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2019-09-04T12:58:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf: 1329635 bytes, checksum: d077fe6c85adb3c41a50d788868f8a50 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-04T12:58:28Z (GMT). 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La intención es mostrar el entrelazamiento ser-hombre-lenguaje-verdad bajo el laberinto de la cuestión del origen. En las narrativas de Clarice emerge el proyecto investigativo que pretende desplegar la esencia del hombre que sucede como lenguaje-ya que ella es la casa del Ser y en su morada vive el hombre-siendo ese un trabajo de escucha, comprensión e interpretación de las cuestiones inherentes a la condición humana. En el caso de las mujeres, la mayoría de las personas que sufren de este tipo de cáncer de próstata, no se sienten satisfechas. El segundo sexo (1980) de la pensadora Simone de Beauvoir dentro de la línea del 'tornarse' en lo que se refiere a la condición humana en posibilidades y también en lo que se refiere a la relación sexual asimétrica de género que tiende a reducir la libertad femenina dentro de la sociedad. Clarice no trabajó sólo como la palabra, sino también con el pensar que proporciona la percepción del velar y desvelar del hombre, posibilitando a éste la apropiación de sí mismo, ya que se trata de un decir poético que se muestra como la dimensión fundante de la condición humana, revelada por medio de una fuerza avasalladora por gestar una nueva visión de mundo que reside más allá de la superficialidad cotidiana. Se trata, pues, en este estudio, de narrativas (cuentos) que exponen el trabajo artístico-literario de Clarice en el que la poesía habita en la proximidad del pensamiento construyendo un decir que evoca la esencia del lenguaje.UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do ParáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPABrasilInstituto de Letras e Comunicação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIALITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃOESTUDOS LITERÁRIOSLispector, Clarice - 1925-1977- Crítica e interpretaçãoHermenêuticaFenomenologiaFilosofia na literaturaApropriar-se: o acontecimento poético em contos de Clarice Lispector: (...à beira do abismo, estamos)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomeshttp://lattes.cnpq.br/5982898787473373http://lattes.cnpq.br/7779684163327727ATAÍDE, Luciana de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdfTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdfapplication/pdf1329635https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/1/Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdfd077fe6c85adb3c41a50d788868f8a50MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txtTese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txtExtracted texttext/plain483493https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11610/6/Tese_ApropriarseAcontecimentoPoetico.pdf.txt47dd58eb57d0de9373236c3e18927500MD562011/116102024-09-11 09:26:06.897oai:repositorio.ufpa.br:2011/11610TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSSVVGUEEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgCmUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSAKbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUklVRlBBIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUklVRlBBIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-09-11T12:26:06Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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Lispector, Clarice - 1925-1977- Crítica e interpretação
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