Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Antônio Cordeiro de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SANTANA, Ádamo Lima de, SANTANA, Ádina Lima de, SANTOS, Marcos Antônio Souza dos, MARTINS, Cyntia Meireles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7286
Resumo: O açaí é um dos principais alimentos da população paraense e de maior consumo per capita em 2010. A venda de açaí em Belém é realizada por diversas unidades que operam no mercado varejista. O objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos de mercado: quitandas, microempreendedores e supermercados, a partir da análise de um conjunto de variáveis que definem as decisões dos consumidores de açaí. Utilizou-se do método stepwise da análise discriminante múltipla para estimar as funções discriminantes. Os resultados mostram que o segmento identificado com maior precisão foi o de quitandas, com 100%, seguido do segmento de supermercado com 96,5% dos casos classificados corretamente, e o segmento de microempreendedores, com 90,9%, apresentou a menor precisão no enquadramento dos consumidores. O modelo estimado apresentou elevada significância no processo de estimação, uma vez que as funções, incluindo as variáveis quantidade de açaí, renda dos consumidores, preço do açaí, qualidade do açaí, preço do peixe e preço da farinha, classificaram corretamente 95,6% dos elementos originais.
id UFPA_9350cd8192be056de668eaaa238e2717
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/7286
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2017-01-11T15:58:22Z2017-01-11T15:58:22Z2014-09SANTANA, Antônio Cordeiro de et al. Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 36, n. 3, p. 532-541, jul./set. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbf/v36n3/v36n3a04.pdf>. Acesso em 11 jan. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-362/13>.0100-2945http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7286O açaí é um dos principais alimentos da população paraense e de maior consumo per capita em 2010. A venda de açaí em Belém é realizada por diversas unidades que operam no mercado varejista. O objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos de mercado: quitandas, microempreendedores e supermercados, a partir da análise de um conjunto de variáveis que definem as decisões dos consumidores de açaí. Utilizou-se do método stepwise da análise discriminante múltipla para estimar as funções discriminantes. Os resultados mostram que o segmento identificado com maior precisão foi o de quitandas, com 100%, seguido do segmento de supermercado com 96,5% dos casos classificados corretamente, e o segmento de microempreendedores, com 90,9%, apresentou a menor precisão no enquadramento dos consumidores. O modelo estimado apresentou elevada significância no processo de estimação, uma vez que as funções, incluindo as variáveis quantidade de açaí, renda dos consumidores, preço do açaí, qualidade do açaí, preço do peixe e preço da farinha, classificaram corretamente 95,6% dos elementos originais.Açaí pulp is one of the main foods in the State of Pará and of higher per capita consumption in 2010. The sale of açaí in Belém is carried out by several units that operate in the retail market. The objective of this study was to identify market segments: greengrocers, micro entrepreneurs and supermarkets, from the analysis of a set of variables that define the decisions of açaí consumers. The stepwise multiple discriminant analysis was used to estimate the discriminant functions. Results show that the segment identified with greater precision was the greengrocery, with 100%, followed by supermarkets, with 96.5% of the cases accurately classified, and the segment of micro entrepreneurs, with 90.9%, had the lowest accuracy in the consumer classification. The estimated model showed a high significance in the estimation process, since the functions with the variables amount of açaí, consumer income, price of açaí, quality of açaí, price of fish and price of flour, correctly classified 95.6% of the original elements.porUniversidade Federal do ParáUFPABrasilRevista Brasileira de FruticulturaConsumo de açaíAnálise multivariadaMercado consumidorBelém - PAAnálise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do ParáMultiple discriminant analysis of the retail açaí market in Belém do Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article363532541SANTANA, Antônio Cordeiro deSANTANA, Ádamo Lima deSANTANA, Ádina Lima deSANTOS, Marcos Antônio Souza dosMARTINS, Cyntia Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdfArtigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdfapplication/pdf724741http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/1/Artigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdf568722af2137644c982dd4235c243e1eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTArtigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdf.txtArtigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdf.txtExtracted texttext/plain45235http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/6/Artigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdf.txt9c1dc24ed6b62b517e7ff021c3b17596MD562011/72862018-01-17 15:18:53.13oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-01-17T18:18:53Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Multiple discriminant analysis of the retail açaí market in Belém do Pará
title Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
spellingShingle Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
SANTANA, Antônio Cordeiro de
Consumo de açaí
Análise multivariada
Mercado consumidor
Belém - PA
title_short Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_full Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_fullStr Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_full_unstemmed Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_sort Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
author SANTANA, Antônio Cordeiro de
author_facet SANTANA, Antônio Cordeiro de
SANTANA, Ádamo Lima de
SANTANA, Ádina Lima de
SANTOS, Marcos Antônio Souza dos
MARTINS, Cyntia Meireles
author_role author
author2 SANTANA, Ádamo Lima de
SANTANA, Ádina Lima de
SANTOS, Marcos Antônio Souza dos
MARTINS, Cyntia Meireles
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Antônio Cordeiro de
SANTANA, Ádamo Lima de
SANTANA, Ádina Lima de
SANTOS, Marcos Antônio Souza dos
MARTINS, Cyntia Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de açaí
Análise multivariada
Mercado consumidor
Belém - PA
topic Consumo de açaí
Análise multivariada
Mercado consumidor
Belém - PA
description O açaí é um dos principais alimentos da população paraense e de maior consumo per capita em 2010. A venda de açaí em Belém é realizada por diversas unidades que operam no mercado varejista. O objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos de mercado: quitandas, microempreendedores e supermercados, a partir da análise de um conjunto de variáveis que definem as decisões dos consumidores de açaí. Utilizou-se do método stepwise da análise discriminante múltipla para estimar as funções discriminantes. Os resultados mostram que o segmento identificado com maior precisão foi o de quitandas, com 100%, seguido do segmento de supermercado com 96,5% dos casos classificados corretamente, e o segmento de microempreendedores, com 90,9%, apresentou a menor precisão no enquadramento dos consumidores. O modelo estimado apresentou elevada significância no processo de estimação, uma vez que as funções, incluindo as variáveis quantidade de açaí, renda dos consumidores, preço do açaí, qualidade do açaí, preço do peixe e preço da farinha, classificaram corretamente 95,6% dos elementos originais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-11T15:58:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-11T15:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Antônio Cordeiro de et al. Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 36, n. 3, p. 532-541, jul./set. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbf/v36n3/v36n3a04.pdf>. Acesso em 11 jan. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-362/13>.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7286
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-2945
identifier_str_mv SANTANA, Antônio Cordeiro de et al. Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 36, n. 3, p. 532-541, jul./set. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbf/v36n3/v36n3a04.pdf>. Acesso em 11 jan. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-362/13>.
0100-2945
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/1/Artigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7286/6/Artigo_AnaliseDiscriminanteMultipla.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 568722af2137644c982dd4235c243e1e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
9c1dc24ed6b62b517e7ff021c3b17596
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771870350999552