Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Augusto Rolim Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014
Resumo: A presente dissertação analisou o desenvolvimento do transporte fluvial misto (carga e passageiros) na região do Rio Amazonas (linhas Belém-PA a Manaus-AM e Belém PA a Macapá/Santana-AP), no período de 2011 a 2016, visando identificar a evolução da qualidade dos serviços de transporte fluvial praticados, em virtude da atuação da regulação do Estado. São avaliadas a evolução da regulação, as particularidades da prestação do serviço e seus reflexos na sociedade, bem como, a efetividade das ferramentas regulatórias sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas autorizadas pelo órgão regulador, demonstradas por penalidades efetivamente aplicadas, com informação obtida por meio da imprensa oficial da União, analisando suas conotações práticas e estatísticas. Foi utilizada o “Método de Análise Hierárquica – AHP” para avaliar os aspectos que mais impactam na prestação de serviços junto aos usuários do transporte fluvial de passageiros em linhas da Amazônia, sendo a definição dos critérios e pesos utilizados oriundos de pesquisa da Antaq e de artigo publicado. Neste aspecto, observou-se que a fiscalização visa aferir todas as obrigações impostas pela norma regulamentadora de maneira isonômica, sem qualquer vínculo com os anseios do usuário e que os valores monetários das penalidades são definidos com base técnica, em consonância com as várias obrigações exigidas para a execução do serviço de transporte. Também se procedeu a uma análise estatística sobre a possibilidade de vínculo entre aspectos operacionais e monetários próprios das empresas autorizadas com a aplicação das penalidades pela agência reguladora. Concluiu-se que a quantidade de infrações depende da ação do prestador do serviço e da metodologia utilizada na ação de fiscalização, não havendo, com a informação disponibilizada publicamente, uma comprovação estatística que identifique os fatores envolvidos, inclusive por falta de acesso público aos critérios adotados a cada ano pelo órgão regulador em seu planejamento, bem como o empenho adotado pelo mesmo, seja relativo à aplicação de recursos monetários, seja de pessoal.
id UFPA_95a024e32739353f3e2fa3980d8b11b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/14014
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2022-03-09T17:23:48Z2022-03-09T17:23:48Z2018-05-11ARRUDA, Augusto Rolim Dias. Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto. Orientador: Hito Braga de Moraes. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014A presente dissertação analisou o desenvolvimento do transporte fluvial misto (carga e passageiros) na região do Rio Amazonas (linhas Belém-PA a Manaus-AM e Belém PA a Macapá/Santana-AP), no período de 2011 a 2016, visando identificar a evolução da qualidade dos serviços de transporte fluvial praticados, em virtude da atuação da regulação do Estado. São avaliadas a evolução da regulação, as particularidades da prestação do serviço e seus reflexos na sociedade, bem como, a efetividade das ferramentas regulatórias sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas autorizadas pelo órgão regulador, demonstradas por penalidades efetivamente aplicadas, com informação obtida por meio da imprensa oficial da União, analisando suas conotações práticas e estatísticas. Foi utilizada o “Método de Análise Hierárquica – AHP” para avaliar os aspectos que mais impactam na prestação de serviços junto aos usuários do transporte fluvial de passageiros em linhas da Amazônia, sendo a definição dos critérios e pesos utilizados oriundos de pesquisa da Antaq e de artigo publicado. Neste aspecto, observou-se que a fiscalização visa aferir todas as obrigações impostas pela norma regulamentadora de maneira isonômica, sem qualquer vínculo com os anseios do usuário e que os valores monetários das penalidades são definidos com base técnica, em consonância com as várias obrigações exigidas para a execução do serviço de transporte. Também se procedeu a uma análise estatística sobre a possibilidade de vínculo entre aspectos operacionais e monetários próprios das empresas autorizadas com a aplicação das penalidades pela agência reguladora. Concluiu-se que a quantidade de infrações depende da ação do prestador do serviço e da metodologia utilizada na ação de fiscalização, não havendo, com a informação disponibilizada publicamente, uma comprovação estatística que identifique os fatores envolvidos, inclusive por falta de acesso público aos critérios adotados a cada ano pelo órgão regulador em seu planejamento, bem como o empenho adotado pelo mesmo, seja relativo à aplicação de recursos monetários, seja de pessoal.The present dissertation analyzed the development of mixed river transport (cargo and passengers) in the Amazon River region (lines Belém-PA to Manaus-AM and Belém-PA to Macapá / Santana-AP), in the period from 2011 to 2016, in order to identify the evolution of the quality of river transport services practiced, due to the performance of the State regulation. The evolution of regulation, the particularities of service provision and its impact on society, as well as the effectiveness of the regulatory tools on the quality of service provided by the companies authorized by the regulatory body, are evaluated by effective penalties, with information obtained by the Union's official press, analyzing its practical and statistical connotations. The "Analytic Hierarchy Process - AHP" was used to evaluate the aspects that most impact on the provision of services to users of inland waterway passenger transportation in Amazonian lines, being the criteria and weights used from Antaq research and published article. In this respect, it was observed that the supervision procedure aims to assess all the obligations imposed by the regulatory standard in an isonomic manner, without any connection with the user's wishes and that the monetary values of the penalties are defined on a technical basis, in line with the various obligations required for the execution of the transport service. Also, a statistical analysis was carried out on the possibility of linking operational and monetary aspects of those authorized companies with the application of penalties by the regulatory agency. It was concluded that the amount of infractions depends on the action of the service provider and the methodology used in the inspection action, and with the publicly available information, there is no statistical evidence that identifies the factors involved, including lack of public access to the criteria adopted each year by the regulatory body in its planning, as well as the commitment adopted by it, whether related to the application of monetary resources or personnel.Submitted by Kelren Mota (kelrenlima@ufpa.br) on 2022-03-09T17:23:27Z No. of bitstreams: 2 DissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdf: 6929742 bytes, checksum: 253b2047b0e755e80b2efd43e6e48e65 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Kelren Mota (kelrenlima@ufpa.br) on 2022-03-09T17:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdf: 6929742 bytes, checksum: 253b2047b0e755e80b2efd43e6e48e65 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-09T17:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdf: 6929742 bytes, checksum: 253b2047b0e755e80b2efd43e6e48e65 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-05-11ANTAQ/UREBL - Agência Nacional de Transportes AquaviáriosporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Engenharia NavalUFPABrasilInstituto de TecnologiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDisponível na internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec.ufpa.brreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICAPLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIATRANSPORTE AQUAVIÁRIORegulação - Transporte fluvialTransporte fluvial - AmazôniaImpacto da regulação na atividade de transporte fluvial mistoImpact of regulation on mixed river transport activityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMORAES, Hito Braga dehttp://lattes.cnpq.br/5044859479302394https://orcid.org/0000-0003-0214-0587http://lattes.cnpq.br/9520860398024154ARRUDA, Augusto Rolim DiasORIGINALDissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdfDissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdfapplication/pdf6929742https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14014/1/DissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdf253b2047b0e755e80b2efd43e6e48e65MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14014/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14014/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD532011/140142024-09-09 10:11:23.401oai:repositorio.ufpa.br:2011/14014TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUGFyw6EgKFJJVUZQQSkgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gUklVRlBBIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gCnBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSSVVGUEEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgCmUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSAKbGljZW7Dp2EuIAoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIApkZSBuaW5ndcOpbS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIApvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUklVRlBBIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyAKbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gCm91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUklVRlBBIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-09-09T13:11:23Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Impact of regulation on mixed river transport activity
title Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
spellingShingle Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
ARRUDA, Augusto Rolim Dias
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Regulação - Transporte fluvial
Transporte fluvial - Amazônia
PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
title_short Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
title_full Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
title_fullStr Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
title_full_unstemmed Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
title_sort Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto
author ARRUDA, Augusto Rolim Dias
author_facet ARRUDA, Augusto Rolim Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1ORCID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0214-0587
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MORAES, Hito Braga de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5044859479302394
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520860398024154
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Augusto Rolim Dias
contributor_str_mv MORAES, Hito Braga de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Regulação - Transporte fluvial
Transporte fluvial - Amazônia
PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA
TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação - Transporte fluvial
Transporte fluvial - Amazônia
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv PLANEJAMENTO E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
description A presente dissertação analisou o desenvolvimento do transporte fluvial misto (carga e passageiros) na região do Rio Amazonas (linhas Belém-PA a Manaus-AM e Belém PA a Macapá/Santana-AP), no período de 2011 a 2016, visando identificar a evolução da qualidade dos serviços de transporte fluvial praticados, em virtude da atuação da regulação do Estado. São avaliadas a evolução da regulação, as particularidades da prestação do serviço e seus reflexos na sociedade, bem como, a efetividade das ferramentas regulatórias sobre a qualidade do serviço prestado pelas empresas autorizadas pelo órgão regulador, demonstradas por penalidades efetivamente aplicadas, com informação obtida por meio da imprensa oficial da União, analisando suas conotações práticas e estatísticas. Foi utilizada o “Método de Análise Hierárquica – AHP” para avaliar os aspectos que mais impactam na prestação de serviços junto aos usuários do transporte fluvial de passageiros em linhas da Amazônia, sendo a definição dos critérios e pesos utilizados oriundos de pesquisa da Antaq e de artigo publicado. Neste aspecto, observou-se que a fiscalização visa aferir todas as obrigações impostas pela norma regulamentadora de maneira isonômica, sem qualquer vínculo com os anseios do usuário e que os valores monetários das penalidades são definidos com base técnica, em consonância com as várias obrigações exigidas para a execução do serviço de transporte. Também se procedeu a uma análise estatística sobre a possibilidade de vínculo entre aspectos operacionais e monetários próprios das empresas autorizadas com a aplicação das penalidades pela agência reguladora. Concluiu-se que a quantidade de infrações depende da ação do prestador do serviço e da metodologia utilizada na ação de fiscalização, não havendo, com a informação disponibilizada publicamente, uma comprovação estatística que identifique os fatores envolvidos, inclusive por falta de acesso público aos critérios adotados a cada ano pelo órgão regulador em seu planejamento, bem como o empenho adotado pelo mesmo, seja relativo à aplicação de recursos monetários, seja de pessoal.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-09T17:23:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-09T17:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARRUDA, Augusto Rolim Dias. Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto. Orientador: Hito Braga de Moraes. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014
identifier_str_mv ARRUDA, Augusto Rolim Dias. Impacto da regulação na atividade de transporte fluvial misto. Orientador: Hito Braga de Moraes. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Disponível na internet, via correio eletrônico: bibliotecaitec.ufpa.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14014/1/DissertacaoImpactoRegulacaoAtividade.pdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14014/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/14014/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 253b2047b0e755e80b2efd43e6e48e65
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1813552058237714432