Afrofuturismo na educação: criatividade e inovação para discutir a diversidade etnicorracial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Helena do Socorro Campos da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12992
Resumo: "Afrofuturismo na Educação: Criatividade e Inovação para discutir a diversidade etnicorracial” é o tema da pesquisa que trata da aplicabilidade do Afrofuturismo na Educação em turmas de Formação de Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus Belém. O objetivo geral foi criar ambientes, metodologias e instrumentos afrofuturistas inovadores e criativos para discutir a diversidade etnicorracial no IFPA. Utiliza o método da Cartografia através das pistas: acompanhamento de processos, atenção, política da narrativa e pesquisa intervenção conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A narrativa da pesquisa flui através de quatro contos e a cada passagem existe um orixá que guia a personagem Ananse afrofuturista em sua busca pela criatividade e inovação. No primeiro e segundo contos, Ananse foi conduzida por Oxumarê ao Cinema Namibe em Angola com a seguinte inquietação: como um ambiente afrofuturista de Realidade Virtual pode visibilizar a inovação no fazer criativo da Diversidade Etnicorracial? No terceiro conto, Oxum, a senhora do Abébé, guiou Ananse até o IFPA campus Belém na busca por respostas à seguinte inquietação: como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com as questões etnicorraciais através da produção de materiais didáticos? A CartoDiversidade é uma metodologia ativa baseada na Cartemática, cunhada por Vaz (2018) e se propõe a promover a interdisciplinaridade entre a Arte e a Diversidade Etnicorracial através do Movimento Afrofuturista. É composta de três Cartas: Carta Princípios Inspiradores, Carta Exercício do Olhar e Carta Inspiração, utilizando os princípios da cultura Maker e da metodologia STEAM. No terceiro conto Ananse foi guiada por Oxaguiã, o senhor da inovação e da criatividade, aos inventários produzidos como produto da Carta Inspiração. Ananse observou que o NEAB Virtual é um recurso que visibiliza a inovação do fazer criativo da Diversidade Etnicorracial estando impregnadas as características fundamentais do Afrofuturismo nos produtos expostos no contexto de cada conhecimento específico: a ancestralidade, a tecnologia, a autonomia e um futuro possível. A CartoDiversidade provocou conexões interdisciplinares entre o Afrofuturismo e a diversidade etnicorracial permeada pela criatividade e a inovação visíveis no cartocurar e cartofazer nas três cartas. A CartoDiversidade se configura em uma metodologia ativa poderosa no trato com a diversidade etnicorracial trazendo à tona, nesse caso específico, a possibilidade de empoderar alunos e alunas através da Arte com o movimento Afrofuturista, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas com produtos educacionais autorais. A CartoDiversidade, inspirada na Cartemática, pode ser adaptada a qualquer componente curricular e seu Guia é o produto principal da pesquisa. Foi possível visibilizar a inovação no fazer e no processo criativo dos alunos e alunas a partir das pistas produzidas nos inventários afrofuturistas que serviram de instrumento onde é percebida a mudança de postura perante a diversidade etnicorracial que brotava do interior de cada um, muitas vezes machucados no percurso acadêmico. Os resultados apontam com essa vivência que ambientes, metodologias e produtos inovadores afrofuturistas potencializam a aprendizagem criativa sobre a diversidade etnicorracial.
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O objetivo geral foi criar ambientes, metodologias e instrumentos afrofuturistas inovadores e criativos para discutir a diversidade etnicorracial no IFPA. Utiliza o método da Cartografia através das pistas: acompanhamento de processos, atenção, política da narrativa e pesquisa intervenção conforme Passos, Kastrup e Escóssia (2015). A narrativa da pesquisa flui através de quatro contos e a cada passagem existe um orixá que guia a personagem Ananse afrofuturista em sua busca pela criatividade e inovação. No primeiro e segundo contos, Ananse foi conduzida por Oxumarê ao Cinema Namibe em Angola com a seguinte inquietação: como um ambiente afrofuturista de Realidade Virtual pode visibilizar a inovação no fazer criativo da Diversidade Etnicorracial? No terceiro conto, Oxum, a senhora do Abébé, guiou Ananse até o IFPA campus Belém na busca por respostas à seguinte inquietação: como a CartoDiversidade promove o empoderamento de forma criativa e inovadora no trato com as questões etnicorraciais através da produção de materiais didáticos? A CartoDiversidade é uma metodologia ativa baseada na Cartemática, cunhada por Vaz (2018) e se propõe a promover a interdisciplinaridade entre a Arte e a Diversidade Etnicorracial através do Movimento Afrofuturista. É composta de três Cartas: Carta Princípios Inspiradores, Carta Exercício do Olhar e Carta Inspiração, utilizando os princípios da cultura Maker e da metodologia STEAM. No terceiro conto Ananse foi guiada por Oxaguiã, o senhor da inovação e da criatividade, aos inventários produzidos como produto da Carta Inspiração. Ananse observou que o NEAB Virtual é um recurso que visibiliza a inovação do fazer criativo da Diversidade Etnicorracial estando impregnadas as características fundamentais do Afrofuturismo nos produtos expostos no contexto de cada conhecimento específico: a ancestralidade, a tecnologia, a autonomia e um futuro possível. A CartoDiversidade provocou conexões interdisciplinares entre o Afrofuturismo e a diversidade etnicorracial permeada pela criatividade e a inovação visíveis no cartocurar e cartofazer nas três cartas. A CartoDiversidade se configura em uma metodologia ativa poderosa no trato com a diversidade etnicorracial trazendo à tona, nesse caso específico, a possibilidade de empoderar alunos e alunas através da Arte com o movimento Afrofuturista, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem e inserindo suas vozes e narrativas com produtos educacionais autorais. A CartoDiversidade, inspirada na Cartemática, pode ser adaptada a qualquer componente curricular e seu Guia é o produto principal da pesquisa. Foi possível visibilizar a inovação no fazer e no processo criativo dos alunos e alunas a partir das pistas produzidas nos inventários afrofuturistas que serviram de instrumento onde é percebida a mudança de postura perante a diversidade etnicorracial que brotava do interior de cada um, muitas vezes machucados no percurso acadêmico. Os resultados apontam com essa vivência que ambientes, metodologias e produtos inovadores afrofuturistas potencializam a aprendizagem criativa sobre a diversidade etnicorracial.“Afrofuturism in Education: Creativity and Innovation to discuss ethno-racial diversity” is the research theme that addresses the applicability of Afrofuturism in Education in Professor Education classes at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) Campus Belém. The overall objective was to create innovative and creative Afrofuturist environments, methodologies and instruments to discuss ethno-racial diversity at IFPA. It uses the method of Cartography through the clues: process monitoring, attention, narrative policy and intervention research according to Passos, Kastrup and Escóssia (2015). The research narrative flows through four stories and at each passage there is an orixá who guides the character Ananse Afrofuturista in his search for creativity and innovation. In the first and second stories, Ananse was taken by Oxumarê to Cinema Namibe in Angola with the following concern: How can an Afro-Futuristic Virtual Reality environment make innovation visible in the creative making of Ethnic-racial Diversity? In the third story, Oxum, the lady of Abébé, guided Ananse to the IFPA campus Belém in search of answers to the following concern: how does CartoDiversidade promote empowerment in a creative and innovative way in dealing with ethno-racial issues through the production of teaching materials? CartoDiversidade is an active methodology based on Cartemática, coined by Vaz (2018) and aims to promote interdisciplinarity between Art and Ethnicorracial Diversity through the Afrofuturist Movement. It consists of three Letters: Letter Inspiring Principles, Letter Exercising the Look and Letter Inspiration, using the principles of Maker culture and STEAM methodology. In the third story Ananse was guided by Oxaguiã, the lord of innovation and creativity, to the inventories produced as a product of the Inspirational Letter. Ananse found that the NEAB Virtual is a resource that makes the innovation of the creative making of Ethnic Diversity visible, with the fundamental characteristics of Afrofuturism impregnated in the products exposed in the context of each specific knowledge: ancestry, technology, autonomy and a possible future. The CartoDiversidade caused interdisciplinary connections between Afrofuturism and ethno-racial diversity permeated by creativity and innovation visible in the cartocurar and cartofazer in the three cards. CartoDiversidade is configured in a powerful active methodology in dealing with ethnic-racial diversity, bringing to the fore, in this specific case, the possibility of empowering male and female students through Art with the Afrofuturist movement, making them protagonists of their learning and inserting their voices and narratives with authorial educational products. CartoDiversidade, inspired by Cartemática, can be adapted to any curricular component and its Guide is the main product of the research. It was possible to see the innovation in the making and the creative process of the students from the clues produced in the Afrofuturistic inventories that served as an instrument where the change of posture is perceived in the face of the ethno racial diversity that sprouted from the inside of each one, often hurt in the academic path. The results show with this experience that environments, methodologies and innovative Afro-Futuristic products enhance creative learning about ethno-racial diversity.IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino SuperiorUFPABrasilNúcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOINOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMAfrofuturismo na educaçãoCartoDiversidadeAprendizagem criativaCriatividadeInovaçãoAfrofuturism in educationCreative learningCreativityInnovationAfrofuturismo na educação: criatividade e inovação para discutir a diversidade etnicorracialAfrofuturism in education: creativity and Innovation to discuss ethno-racial diversityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVAZ, Cristina Lúcia Diashttp://lattes.cnpq.br/5829728118120411http://lattes.cnpq.br/3955516512057842ROCHA, Helena do Socorro Campos daORIGINALDissertacao_AfrofuturismoEducacaoCriatividade.pdfDissertacao_AfrofuturismoEducacaoCriatividade.pdfapplication/pdf37593714http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12992/1/Dissertacao_AfrofuturismoEducacaoCriatividade.pdfa8e3a8c6d9507a2f4a64bc34c6ccca23MD51Produto_AfrofuturismoEducacaoCriatividade.pdfProduto_AfrofuturismoEducacaoCriatividade.pdfapplication/pdf115144874http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12992/2/Produto_AfrofuturismoEducacaoCriatividade.pdfda662bb93c1c02f0a0a97bbd294abc0bMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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