Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a presença negra na pintura de artistas locais na primeira metade do século XX. Parte do pressuposto de que para compreender a presença do segmento afrodescendente na sociedade local é imprescindível buscar indicativos das representações sobre esse segmento e de que maneira tais representações são apropriadas para estabelecer visibilidade à identidade afrodescendente. A metodologia adotada neste estudo envolveu pesquisa em acervos de instituições museológicas de Belém, sobre a ocorrência de pinturas de artistas paraenses com produção voltada à representação negra, com destaque aos artistas plásticos Antonieta Santos Feio, Waldemar da Costa e Dahlia Déa. Este trabalho em campo foi fundamental para estabelecer a seleção de quais quadros e autores subsidiam adentrar na temática da representação afrobrasileira na pintura local. A relevância desta pesquisa para a área de Arte/Cultura Afrobrasileira e para as disposições da Lei 10.639/2003 é a possibilidade de refletir acerca da presença do negro na sociedade local, uma vez que considera a dimensão da diversidade cultural como fenômeno histórico-social capaz de desarticular concepções eurocêntricas de referenciais epistemológicos e de representação visual. Nesta perspectiva, a participação negra e sua devida contextualização permitirão construir novos discursos sobre a visibilidade afrodescendente na História da Arte e Cultura Paraense. |
id |
UFPA_9a65d1c623fd6bc1e59aacc873c9caf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/7954 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2017-03-22T12:39:44Z2017-03-22T12:39:44Z2013-06-26MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira. Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a presença negra na pintura de artistas locais na primeira metade do século XX. Parte do pressuposto de que para compreender a presença do segmento afrodescendente na sociedade local é imprescindível buscar indicativos das representações sobre esse segmento e de que maneira tais representações são apropriadas para estabelecer visibilidade à identidade afrodescendente. A metodologia adotada neste estudo envolveu pesquisa em acervos de instituições museológicas de Belém, sobre a ocorrência de pinturas de artistas paraenses com produção voltada à representação negra, com destaque aos artistas plásticos Antonieta Santos Feio, Waldemar da Costa e Dahlia Déa. Este trabalho em campo foi fundamental para estabelecer a seleção de quais quadros e autores subsidiam adentrar na temática da representação afrobrasileira na pintura local. A relevância desta pesquisa para a área de Arte/Cultura Afrobrasileira e para as disposições da Lei 10.639/2003 é a possibilidade de refletir acerca da presença do negro na sociedade local, uma vez que considera a dimensão da diversidade cultural como fenômeno histórico-social capaz de desarticular concepções eurocêntricas de referenciais epistemológicos e de representação visual. Nesta perspectiva, a participação negra e sua devida contextualização permitirão construir novos discursos sobre a visibilidade afrodescendente na História da Arte e Cultura Paraense.This research aims to investigate the black presence in the painting by local artists in the first half of the twentieth century. Assumes that to understand the presence of African descent in the local segment is essential to seek indicative of representations of this segment and how such representations are appropriate visibility to establish the identity of African descent. The methodology adopted in this study involved research collections of museum institutions of Belém, on the occurrence of paintings of artists of the Pará with production aimed at black representation, especially the artists Antoinette Feio, Waldemar da Costa and Dahlia Dea. This fieldwork was essential to establish the selection of which tables and authors subsidize enter the theme of Afro-Brazilian representation in painting site. The relevance of this research to the field of Art / Afro-Brazilian Culture and the provisions of law 10.639/2003 is the ability to reflect on the presence of blacks in the local society, as it considers the extent of cultural and socio-historical phenomenon can to dismantle eurocentric conceptions of epistemological frameworks and visual representation. In this perspective, black participation and their proper contextualization will build new discourses about the visibility of African descent in the History of Art and Culture Pará.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURAPintura paraenseCultura afro-brasileiraArtes plásticasPintor paraenseLei 10.639/2003Pará - EstadoAnálise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVIEIRA, Lia Bragahttp://lattes.cnpq.br/8247703330856310http://lattes.cnpq.br/6030599754685470MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdfDissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdfapplication/pdf3404489http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/1/Dissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdf0e0924e8ea8ee15d2201a9095e30d8d6MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55TEXTDissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdf.txtDissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdf.txtExtracted texttext/plain263637http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/6/Dissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdf.txt844ad71e5c1145df71a7b044b7ef3ab0MD562011/79542018-04-25 13:16:39.79oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-04-25T16:16:39Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
title |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
spellingShingle |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA Pintura paraense Cultura afro-brasileira Artes plásticas Pintor paraense Lei 10.639/2003 Pará - Estado |
title_short |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
title_full |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
title_fullStr |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
title_full_unstemmed |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
title_sort |
Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003 |
author |
MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira |
author_facet |
MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VIEIRA, Lia Braga |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8247703330856310 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6030599754685470 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira |
contributor_str_mv |
VIEIRA, Lia Braga |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA Pintura paraense Cultura afro-brasileira Artes plásticas Pintor paraense Lei 10.639/2003 Pará - Estado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura paraense Cultura afro-brasileira Artes plásticas Pintor paraense Lei 10.639/2003 Pará - Estado |
description |
Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a presença negra na pintura de artistas locais na primeira metade do século XX. Parte do pressuposto de que para compreender a presença do segmento afrodescendente na sociedade local é imprescindível buscar indicativos das representações sobre esse segmento e de que maneira tais representações são apropriadas para estabelecer visibilidade à identidade afrodescendente. A metodologia adotada neste estudo envolveu pesquisa em acervos de instituições museológicas de Belém, sobre a ocorrência de pinturas de artistas paraenses com produção voltada à representação negra, com destaque aos artistas plásticos Antonieta Santos Feio, Waldemar da Costa e Dahlia Déa. Este trabalho em campo foi fundamental para estabelecer a seleção de quais quadros e autores subsidiam adentrar na temática da representação afrobrasileira na pintura local. A relevância desta pesquisa para a área de Arte/Cultura Afrobrasileira e para as disposições da Lei 10.639/2003 é a possibilidade de refletir acerca da presença do negro na sociedade local, uma vez que considera a dimensão da diversidade cultural como fenômeno histórico-social capaz de desarticular concepções eurocêntricas de referenciais epistemológicos e de representação visual. Nesta perspectiva, a participação negra e sua devida contextualização permitirão construir novos discursos sobre a visibilidade afrodescendente na História da Arte e Cultura Paraense. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-22T12:39:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-22T12:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira. Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954 |
identifier_str_mv |
MODESTO, Rosângela do Socorro Ferreira. Análise de representações negras na pintura paraense na primeira metade do Século XX e o ensino de arte: perspectiva à aplicação da Lei 10.639/2003. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/1/Dissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/7954/6/Dissertacao_AnaliseRepresentacoesNegros.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0e0924e8ea8ee15d2201a9095e30d8d6 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 844ad71e5c1145df71a7b044b7ef3ab0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771812267229184 |