Professoras aposentadas em território rural/ribeirinho: identidades e práticas socioculturais
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3630 |
Resumo: | O presente trabalho dedica-se a analisar os sentidos que professoras aposentadas, docentes da Educação Básica, e outros moradores atribuem às identidades e às práticas desenvolvidas por essas mulheres nas vilas Moiraba e Carmo do Tocantins, em especial, na interação com a nova geração de professores. Para dar conta dessa investigação, realizamos 03 movimentos de inserção naquelas comunidades para coleta das narrativas dos sujeitos envolvidos, a saber: a 1ª fase, em que foi realizada a pesquisa Exploratória; a 2ª fase, em que foram realizadas as entrevistas com os diferentes grupos de moradores; a 3ª fase, em que foram construídas as Oficinas de Memória, essas fazes ocorreram em 2009, 2011 e 2012, respectivamente. Assim, fizemos uso dos pressupostos da História Oral, em especial, na organização das Oficinas de Memória. As narrativas foram analisadas, a partir das temáticas que envolveram os saberes da experiência, a profissionalidade, o trabalho, a ciclo profissional e o saber docente associadas ao dialogismo bakhtiniano e à perspectiva da cultura enquanto modos de vida. Tais encaminhamentos foram importantes para compreendermos que essas aposentadas ao chegarem na Idade Madura e na Velhice deparam-se com o evento da aposentadoria e em direção oposta ao que se poderia esperar diante dos estereótipos criados a respeito do aposentado como um sujeito que não tem mais condições de contribuir com a sociedade, elas ressignificam a lógica de que a aposentadoria é o fim de projetos de vida. Desse modo, as aposentadas dão continuidade ao investimento em outros tipos de atividades produtivas e se colocam à disposição para vivenciarem novas experiências mostrando que em determinadas comunidades da Amazônia Paraense ainda é recorrente a imbricação entre escola, igreja, lideranças comunitárias e esse grupo que não atua sob exigências político-administrativas, mas por relações afetivas, de respeito e valorização de experiências partilhadas, principalmente com os docentes da Educação Básica, contribuindo assim com sua formação intelectual e humana. Elas colocam em prática novos projetos de vida e procuram manter o status que as mesmas possuem, isto é, trata-se de mulheres aposentadas que ainda se colocam à disposição para exercer determinadas funções nas diferentes esferas públicas, especial, na igreja e na escola. Tais encaminhamentos garantem a elas não apenas reconhecimento social, mas também bem-estar, aspecto interessante na construção de uma velhice bem-sucedida. Por conta disso, a aposentadoria não representa um fim, mas uma fase de avaliação e preparação de projetos de vida que se apoiam em projetos mais coletivos para dar novos sentidos à vida. |
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2013-04-04T15:42:02Z2013-04-04T15:42:02Z2013-02-28RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos. Professoras aposentadas em território rural/ribeirinho: identidades e práticas socioculturais. 2013. 240 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3630O presente trabalho dedica-se a analisar os sentidos que professoras aposentadas, docentes da Educação Básica, e outros moradores atribuem às identidades e às práticas desenvolvidas por essas mulheres nas vilas Moiraba e Carmo do Tocantins, em especial, na interação com a nova geração de professores. Para dar conta dessa investigação, realizamos 03 movimentos de inserção naquelas comunidades para coleta das narrativas dos sujeitos envolvidos, a saber: a 1ª fase, em que foi realizada a pesquisa Exploratória; a 2ª fase, em que foram realizadas as entrevistas com os diferentes grupos de moradores; a 3ª fase, em que foram construídas as Oficinas de Memória, essas fazes ocorreram em 2009, 2011 e 2012, respectivamente. Assim, fizemos uso dos pressupostos da História Oral, em especial, na organização das Oficinas de Memória. As narrativas foram analisadas, a partir das temáticas que envolveram os saberes da experiência, a profissionalidade, o trabalho, a ciclo profissional e o saber docente associadas ao dialogismo bakhtiniano e à perspectiva da cultura enquanto modos de vida. Tais encaminhamentos foram importantes para compreendermos que essas aposentadas ao chegarem na Idade Madura e na Velhice deparam-se com o evento da aposentadoria e em direção oposta ao que se poderia esperar diante dos estereótipos criados a respeito do aposentado como um sujeito que não tem mais condições de contribuir com a sociedade, elas ressignificam a lógica de que a aposentadoria é o fim de projetos de vida. Desse modo, as aposentadas dão continuidade ao investimento em outros tipos de atividades produtivas e se colocam à disposição para vivenciarem novas experiências mostrando que em determinadas comunidades da Amazônia Paraense ainda é recorrente a imbricação entre escola, igreja, lideranças comunitárias e esse grupo que não atua sob exigências político-administrativas, mas por relações afetivas, de respeito e valorização de experiências partilhadas, principalmente com os docentes da Educação Básica, contribuindo assim com sua formação intelectual e humana. Elas colocam em prática novos projetos de vida e procuram manter o status que as mesmas possuem, isto é, trata-se de mulheres aposentadas que ainda se colocam à disposição para exercer determinadas funções nas diferentes esferas públicas, especial, na igreja e na escola. Tais encaminhamentos garantem a elas não apenas reconhecimento social, mas também bem-estar, aspecto interessante na construção de uma velhice bem-sucedida. Por conta disso, a aposentadoria não representa um fim, mas uma fase de avaliação e preparação de projetos de vida que se apoiam em projetos mais coletivos para dar novos sentidos à vida.This paper aims to analyze the meanings that retired teachers, who worked at elementary schools, as well as other people give to the identities and practices developed by women from the Moiraba and Carmo do Tocantins villages, especially in the interaction with a new teachers‘ generation. To accomplish the investigation, three movements of insertion were done in the focused communities to collect narratives from the people involved; the first phase was the exploratory one, the second phase involved interviews with different groups from the mentioned communities and the third phase involved ―Memory workshops‖ in 2009, 2011 and 2012 respectively. This way, we used theories from the Oral History especially to organize the Memory workshops. The narratives were analyzed from themes that involved the experience knowledge, the occupations, the work, the professional cycle, and the teacher‘s knowledge associated with the bakhtinian dialogism and the culture perspective related to the ways of living. This way, the retired women will continue to invest in other kinds of productive activities and they are willing to live new experiences showing that in certain communities in the Amazon, Pará, the imbrication between school, church and community leaderships is still recurrent. These are groups that don‘t work under political-administrative demands but through affective and respectful relationships. These groups value shared experiences especially with elementary school teachers contributing with their intellectual and human formation. They put new projects of life into practice and they try to keep the status the retired people who are available in different public spheres especially sharing knowledge with elementary school teachers. These procedures give them not only social acknowledgment but it also gives well-being which is an important aspect to construct a well succeed old age. Therefore, retirement is not an end, but an evaluation stage and a preparation for projects of life that are supported in more collective projects to give new meanings of life.Ce travail est dédié à l‘analyse du sens que les enseignants à la retraite, les enseignants de l'éducation de base et d'autres résidents attribuent les identités et les pratiques développées par ces femmes dans les villages Moiraba et Carmo de Tocantins, en particulier, dans l'interaction avec la nouvelle génération des enseignants. Pour tenir compte de cette recherche nous réalisons 03 mouvements d'insertion dans les communautés pour recueillir les récits de ceux qui sont impliqués, à savoir: la 1ère phase était exploratoire, la 2ème phase consistait en des entrevues avec différents groupes de résidents et la phase 3 était composée par des ateliers mémoire, en 2009, 2011 et 2012 respectivement. Ainsi, nous avons utilisé les hypothèses de l'histoire orale, en particulier, dans l'organisation des ateliers mémoire. Les récits ont été analysés à partir des thèmes impliquant la connaissance de l'expérience, le professionnalisme, le travail, le Cycle Professionnel et le Savoir enseignant associé avec le dialogisme bakhtinien et le point de vue de la culture comme mode de vie. Ces renvois ont été importants pour comprendre que ces retraités à leur arrivée à l'âge mûr et à la vieillesse sont confrontées à l'événement de départ à la retraite et dans la direction opposée à ce qu'on pourrait attendre face aux stéréotypes créés sur les retraités comme un sujet qui n'est plus en mesure de contribuer à la société, ils recadrent la logique que la retraite est la fin du projet de vie. De cette manière, les retraités continuent à investir dans d'autres types d'activités productives et se mettent à la volonté de vivre de nouvelles expériences montrant que, dans certaines communautés de l‘ Amazonie du Para réapparaît encore le chevauchement entre l'école, église, leaders communautaires et ce groupe qui n'agit pas conformément aux exigences politiques et administratives, mais par des relations affectives, de respect et l'appréciation des expériences partagées, surtout avec les enseignants de l'éducation de base qui contribuent avec leur formation intellectuelle et humaine. Ainsi, elles mettent en place de nouveaux projets de vie et cherchent à maintenir le statut qui a pris le retraité et qui se met toujours à la disposition d‘exercer certaines fonctions dans les différents domaines publics, en particulier, le partage des connaissances avec les enseignants de l'éducation de base. Ces renvois assurent non seulement la reconnaissance sociale, mais aussi le bien-être des aspects intéressants dans la construction d'une vieillesse bien réussie. De cette façon , la retraite n'est pas une fin, mais une phase d'évaluation et de préparation de projets de vie qui s'appuient davantage sur des projets collectifs à redonner un nouveau sens à la vie.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALFormação de professoresPráticas sócioculturaisEducação de baseTrabalho (Ocupação)Cametá - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraProfessoras aposentadas em território rural/ribeirinho: identidades e práticas socioculturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHAGE, Salomão Antonio Mufarrejhttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016http://lattes.cnpq.br/0226549641470972RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALTese_ProfessorasAposentadasTerritorio.pdfTese_ProfessorasAposentadasTerritorio.pdfapplication/pdf6109364http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3630/1/Tese_ProfessorasAposentadasTerritorio.pdff655038edbe931a9a01c292bc3f1919eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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