Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SODRÉ, Marcelo Santos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que realizamos entre os anos de 2004 e 2005, em Belém (PA), que nos levou a compreender e explicar como a Modernidade desenvolvia-se no shopping Iguatemi Belém, através de uma de suas principais instituições: o mercado capitalista, o qual por meio da socialização (panoptismo), “ditava” os comportamentos dos frequentadores, gerando uma espécie de prática relacional (sociabilidade) que, “ancorada” ao fenômeno da busca por prestígio e status social do tipo posicional, dinamizou um mecanismo de diferenciação social que se iniciou no “comércio” (Rua João Alfredo) e “desembocou” no shopping Iguatemi Belém, onde os valores decorrentes do processo de socialização aqui estudados passaram a reproduzir e a acentuar o próprio processo de distinção social entre as “classes alta e média alta” e a “classe baixa”.
id UFPA_a28abfb41ac609255cee6588f0d80744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/3043
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2012-10-11T14:57:05Z2012-10-11T14:57:05Z2006-02-10SODRÉ, Marcelo Santos. Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que realizamos entre os anos de 2004 e 2005, em Belém (PA), que nos levou a compreender e explicar como a Modernidade desenvolvia-se no shopping Iguatemi Belém, através de uma de suas principais instituições: o mercado capitalista, o qual por meio da socialização (panoptismo), “ditava” os comportamentos dos frequentadores, gerando uma espécie de prática relacional (sociabilidade) que, “ancorada” ao fenômeno da busca por prestígio e status social do tipo posicional, dinamizou um mecanismo de diferenciação social que se iniciou no “comércio” (Rua João Alfredo) e “desembocou” no shopping Iguatemi Belém, onde os valores decorrentes do processo de socialização aqui estudados passaram a reproduzir e a acentuar o próprio processo de distinção social entre as “classes alta e média alta” e a “classe baixa”.This work is fruit of a research that we carry through between the years of 2004 and 2005, in Belém (Pará), that in it took them to understand and to explain as Modernity was developed in shopping Iguatemi Belém, through one of its main institutions: market capitalist, which by means of the socialization (panoptismo), "dictated" the behaviors of the visitants, generating species of practical relationary (sociability) that, "anchored" to the phenomenon of the search for prestige and social status of the positional type, a mechanism of social differentiation it provided that were initiated in the "commerce" (Street João Alfredo) and "it discharged" in shopping Iguatemi Belém, where the decurrent values of the socialization process studied here started to reproduce and to accent the proper process of social distinction between the "classrooms high and average high" and the "classroom low".porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASocializaçãoModernização socialMercado (Economia)Belém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraModernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)Modernity and sociability: of the "commerce" to shopping (Belém-PA, 1990-)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCUNHA, Manoel Alexandre Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3672393814496872http://lattes.cnpq.br/3172747301516720SODRÉ, Marcelo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdfDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdfapplication/pdf1497279http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/1/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf5d522753c8505821aefaaa2e746e9bdbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/2/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/4/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81773http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/5/license.txt71f7c82f9691aa45283b25f0c8c7c3ebMD55TEXTDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txtDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txtExtracted texttext/plain373880http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/6/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txtb0ea9e67843264e08eea893649c56a3bMD562011/30432019-05-22 11:38:29.138oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T14:38:29Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Modernity and sociability: of the "commerce" to shopping (Belém-PA, 1990-)
title Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
spellingShingle Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
SODRÉ, Marcelo Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Socialização
Modernização social
Mercado (Economia)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
title_short Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
title_full Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
title_fullStr Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
title_full_unstemmed Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
title_sort Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
author SODRÉ, Marcelo Santos
author_facet SODRÉ, Marcelo Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CUNHA, Manoel Alexandre Ferreira da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3672393814496872
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3172747301516720
dc.contributor.author.fl_str_mv SODRÉ, Marcelo Santos
contributor_str_mv CUNHA, Manoel Alexandre Ferreira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Socialização
Modernização social
Mercado (Economia)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Modernização social
Mercado (Economia)
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
description Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que realizamos entre os anos de 2004 e 2005, em Belém (PA), que nos levou a compreender e explicar como a Modernidade desenvolvia-se no shopping Iguatemi Belém, através de uma de suas principais instituições: o mercado capitalista, o qual por meio da socialização (panoptismo), “ditava” os comportamentos dos frequentadores, gerando uma espécie de prática relacional (sociabilidade) que, “ancorada” ao fenômeno da busca por prestígio e status social do tipo posicional, dinamizou um mecanismo de diferenciação social que se iniciou no “comércio” (Rua João Alfredo) e “desembocou” no shopping Iguatemi Belém, onde os valores decorrentes do processo de socialização aqui estudados passaram a reproduzir e a acentuar o próprio processo de distinção social entre as “classes alta e média alta” e a “classe baixa”.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-11T14:57:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-11T14:57:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SODRÉ, Marcelo Santos. Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043
identifier_str_mv SODRÉ, Marcelo Santos. Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/1/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/6/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d522753c8505821aefaaa2e746e9bdb
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7
71f7c82f9691aa45283b25f0c8c7c3eb
b0ea9e67843264e08eea893649c56a3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771990157099008