Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043 |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que realizamos entre os anos de 2004 e 2005, em Belém (PA), que nos levou a compreender e explicar como a Modernidade desenvolvia-se no shopping Iguatemi Belém, através de uma de suas principais instituições: o mercado capitalista, o qual por meio da socialização (panoptismo), “ditava” os comportamentos dos frequentadores, gerando uma espécie de prática relacional (sociabilidade) que, “ancorada” ao fenômeno da busca por prestígio e status social do tipo posicional, dinamizou um mecanismo de diferenciação social que se iniciou no “comércio” (Rua João Alfredo) e “desembocou” no shopping Iguatemi Belém, onde os valores decorrentes do processo de socialização aqui estudados passaram a reproduzir e a acentuar o próprio processo de distinção social entre as “classes alta e média alta” e a “classe baixa”. |
id |
UFPA_a28abfb41ac609255cee6588f0d80744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/3043 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2012-10-11T14:57:05Z2012-10-11T14:57:05Z2006-02-10SODRÉ, Marcelo Santos. Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que realizamos entre os anos de 2004 e 2005, em Belém (PA), que nos levou a compreender e explicar como a Modernidade desenvolvia-se no shopping Iguatemi Belém, através de uma de suas principais instituições: o mercado capitalista, o qual por meio da socialização (panoptismo), “ditava” os comportamentos dos frequentadores, gerando uma espécie de prática relacional (sociabilidade) que, “ancorada” ao fenômeno da busca por prestígio e status social do tipo posicional, dinamizou um mecanismo de diferenciação social que se iniciou no “comércio” (Rua João Alfredo) e “desembocou” no shopping Iguatemi Belém, onde os valores decorrentes do processo de socialização aqui estudados passaram a reproduzir e a acentuar o próprio processo de distinção social entre as “classes alta e média alta” e a “classe baixa”.This work is fruit of a research that we carry through between the years of 2004 and 2005, in Belém (Pará), that in it took them to understand and to explain as Modernity was developed in shopping Iguatemi Belém, through one of its main institutions: market capitalist, which by means of the socialization (panoptismo), "dictated" the behaviors of the visitants, generating species of practical relationary (sociability) that, "anchored" to the phenomenon of the search for prestige and social status of the positional type, a mechanism of social differentiation it provided that were initiated in the "commerce" (Street João Alfredo) and "it discharged" in shopping Iguatemi Belém, where the decurrent values of the socialization process studied here started to reproduce and to accent the proper process of social distinction between the "classrooms high and average high" and the "classroom low".porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASocializaçãoModernização socialMercado (Economia)Belém - PAPará - EstadoAmazônia brasileiraModernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-)Modernity and sociability: of the "commerce" to shopping (Belém-PA, 1990-)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCUNHA, Manoel Alexandre Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3672393814496872http://lattes.cnpq.br/3172747301516720SODRÉ, Marcelo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdfDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdfapplication/pdf1497279http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/1/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf5d522753c8505821aefaaa2e746e9bdbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/2/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823898http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/4/license_rdfe363e809996cf46ada20da1accfcd9c7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81773http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/5/license.txt71f7c82f9691aa45283b25f0c8c7c3ebMD55TEXTDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txtDissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txtExtracted texttext/plain373880http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/6/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txtb0ea9e67843264e08eea893649c56a3bMD562011/30432019-05-22 11:38:29.138oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-22T14:38:29Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Modernity and sociability: of the "commerce" to shopping (Belém-PA, 1990-) |
title |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
spellingShingle |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) SODRÉ, Marcelo Santos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Socialização Modernização social Mercado (Economia) Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
title_short |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
title_full |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
title_fullStr |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
title_full_unstemmed |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
title_sort |
Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-) |
author |
SODRÉ, Marcelo Santos |
author_facet |
SODRÉ, Marcelo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CUNHA, Manoel Alexandre Ferreira da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3672393814496872 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3172747301516720 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SODRÉ, Marcelo Santos |
contributor_str_mv |
CUNHA, Manoel Alexandre Ferreira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Socialização Modernização social Mercado (Economia) Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização Modernização social Mercado (Economia) Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
description |
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que realizamos entre os anos de 2004 e 2005, em Belém (PA), que nos levou a compreender e explicar como a Modernidade desenvolvia-se no shopping Iguatemi Belém, através de uma de suas principais instituições: o mercado capitalista, o qual por meio da socialização (panoptismo), “ditava” os comportamentos dos frequentadores, gerando uma espécie de prática relacional (sociabilidade) que, “ancorada” ao fenômeno da busca por prestígio e status social do tipo posicional, dinamizou um mecanismo de diferenciação social que se iniciou no “comércio” (Rua João Alfredo) e “desembocou” no shopping Iguatemi Belém, onde os valores decorrentes do processo de socialização aqui estudados passaram a reproduzir e a acentuar o próprio processo de distinção social entre as “classes alta e média alta” e a “classe baixa”. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-11T14:57:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-11T14:57:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SODRÉ, Marcelo Santos. Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043 |
identifier_str_mv |
SODRÉ, Marcelo Santos. Modernidade e sociabilidade: do "comércio" ao shopping (Belém-PA, 1990-). 2006. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/1/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/3043/6/Dissertacao_ModernidadeSociabilidadeComercio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d522753c8505821aefaaa2e746e9bdb 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 71f7c82f9691aa45283b25f0c8c7c3eb b0ea9e67843264e08eea893649c56a3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771990157099008 |