Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta fragmentos de histórias de vida de duas mulheres de teatro. Esse encontro acontece em momentos decisivos de nossas vidas, uma artista veterana como referência, Wlad Lima, e eu, Marluce Oliveira, aprendiz do ofício de ser atriz. No primeiro ato, registro minhas memórias traduzidas em cenas cotidianas e artísticas. No segundo ato, descrevo o encontro de duas mulheres gordas, com semelhantes vivências; destaco a poética da atriz veterana e o seu envolvimento profissional, os espaços onde ambas trabalharam, dividiram e (des) construíram sonhos, as semelhanças identificadas que foram desenvolvidas no lado afetivo, familiar e profissional ao longo dos anos. Esse encontro foi determinante para a poética emergente da pesquisadora, como atriz iniciante - este estudo, denominado Encontro Embriagado. No terceiro ato, desenvolvo um estudo do espetáculo O Homem Que Chora Por Um Olho Só, adaptação do texto Os Sete Gatinhos, do dramaturgo Nelson Rodrigues. Este trabalho repercutiu fortemente em nossas vidas, uma como encenadora, a outra como atriz. O estudo visa também compreender especificidades e correlações do encontro poético entre nós. Encontros e convergências no âmbito familiar, a vida amorosa, os trabalhos registrados em fragmentos de história de vida de cada uma que compreendem esse encontro. Metodologicamente, a pesquisa foi efetivada sob o enfoque da etnometodologia, a partir de entrevistas abertas, análise de documentos, memória individual, e referenciais necessários. Amparada pelos referenciais dos autores François Dosse, Michel Maffesoli, Ecléa Bosi, e a obra da encenadora pesquisada: Dramaturgia Pessoal do Ator, dissertação de mestrado. Na pesquisa revisitei memórias e registros de um espetáculo fundamental em nossas trajetórias de vida. |
id |
UFPA_a5038229077af301bdbab1c88f2b4f7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/10007 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2018-06-12T18:54:34Z2015-08-062018-06-12T18:54:34Z2015-06-30OLIVEIRA, Marluce Souza de. Corpos gordos em cena: encontros embriagados na construção de uma personagem rodriguiana. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007Esta dissertação apresenta fragmentos de histórias de vida de duas mulheres de teatro. Esse encontro acontece em momentos decisivos de nossas vidas, uma artista veterana como referência, Wlad Lima, e eu, Marluce Oliveira, aprendiz do ofício de ser atriz. No primeiro ato, registro minhas memórias traduzidas em cenas cotidianas e artísticas. No segundo ato, descrevo o encontro de duas mulheres gordas, com semelhantes vivências; destaco a poética da atriz veterana e o seu envolvimento profissional, os espaços onde ambas trabalharam, dividiram e (des) construíram sonhos, as semelhanças identificadas que foram desenvolvidas no lado afetivo, familiar e profissional ao longo dos anos. Esse encontro foi determinante para a poética emergente da pesquisadora, como atriz iniciante - este estudo, denominado Encontro Embriagado. No terceiro ato, desenvolvo um estudo do espetáculo O Homem Que Chora Por Um Olho Só, adaptação do texto Os Sete Gatinhos, do dramaturgo Nelson Rodrigues. Este trabalho repercutiu fortemente em nossas vidas, uma como encenadora, a outra como atriz. O estudo visa também compreender especificidades e correlações do encontro poético entre nós. Encontros e convergências no âmbito familiar, a vida amorosa, os trabalhos registrados em fragmentos de história de vida de cada uma que compreendem esse encontro. Metodologicamente, a pesquisa foi efetivada sob o enfoque da etnometodologia, a partir de entrevistas abertas, análise de documentos, memória individual, e referenciais necessários. Amparada pelos referenciais dos autores François Dosse, Michel Maffesoli, Ecléa Bosi, e a obra da encenadora pesquisada: Dramaturgia Pessoal do Ator, dissertação de mestrado. Na pesquisa revisitei memórias e registros de um espetáculo fundamental em nossas trajetórias de vida.This Master’s Thesis presents fragments of two stage actresses life story. This encounter happens in crucial moments of our lives, Wlad Lima, veteran actress as a reference, and myself, Marluce Oliveira, a learner in art. On the first act, I do record my memories and translate them into artistic and everyday life scenes. On the second act, I do describe the encounter between two fat women, with similar experiences; I highlight the poetry of the veteran actress, her professional involvement, the local where both used to work, share and built (or destroy) their dreams, the similarities identified on love, familiar and professional affairs throughout the years. This encounter was crucial for the emerging poetry of the researcher, as beginner actress - the present study, entitled “Drunk Encounter”. On the third act, I do develop a study of the play “The man who cry for only one eye”, adapted from novel “The seven kitten”, of the dramatist Nelson Rodrigues. This work had a strong effect in our lives, one as stage director and the other as actress. The study also aims the understanding of specificities and correlations of this poetic encounter between us. Encounters and convergences on family, love life, work recorded in fragments of life story of each one of them. Methodologically speaking, the research was accomplished focusing the ethnomethodology, considering opening interviews, paper analysis, individual memory and referential as needed. Supported by some referential authors like: François Dosse, Michel Maffesoli, Ecléa Bosi, and one title of “the” stage director: Actor’s Personal Dramaturgy, Master’s Thesis. In the research, I revisited memories and records of a relevant play in our lives.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROHISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTESARTESTeatro - ParáTeatro e sociedade - ParáRepresentação teatral - estudo e ensinoCorpo como suporte da arteCorpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem RodriguianaFat Bodies in the Scene: drunken encounters in the construction of a Rodriguiana characterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARTINS, Benedita Afonsohttp://lattes.cnpq.br/6379814397024971SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel dehttp://lattes.cnpq.br/6889411521648199http://lattes.cnpq.br/0309933598280425OLIVEIRA, Marluce Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55ORIGINALDissertacao_CorposGordosCena.pdfDissertacao_CorposGordosCena.pdfapplication/pdf4205610http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/6/Dissertacao_CorposGordosCena.pdf1a792d03719b5b386721d800ca9103e7MD56TEXTDissertacao_CorposGordosCena.pdf.txtDissertacao_CorposGordosCena.pdf.txtExtracted texttext/plain229417http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/7/Dissertacao_CorposGordosCena.pdf.txtd95e861e26c8d13a307338867f15c4cbMD572011/100072019-08-20 14:34:31.701oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-08-20T17:34:31Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Fat Bodies in the Scene: drunken encounters in the construction of a Rodriguiana character |
title |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
spellingShingle |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana OLIVEIRA, Marluce Souza de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Teatro - Pará Teatro e sociedade - Pará Representação teatral - estudo e ensino Corpo como suporte da arte HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES ARTES |
title_short |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
title_full |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
title_fullStr |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
title_full_unstemmed |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
title_sort |
Corpos Gordos em Cena: encontros embriagados na construção de uma personagem Rodriguiana |
author |
OLIVEIRA, Marluce Souza de |
author_facet |
OLIVEIRA, Marluce Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARTINS, Benedita Afonso |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6379814397024971 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6889411521648199 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0309933598280425 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Marluce Souza de |
contributor_str_mv |
MARTINS, Benedita Afonso SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Teatro - Pará Teatro e sociedade - Pará Representação teatral - estudo e ensino Corpo como suporte da arte HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro - Pará Teatro e sociedade - Pará Representação teatral - estudo e ensino Corpo como suporte da arte |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
ARTES |
description |
Esta dissertação apresenta fragmentos de histórias de vida de duas mulheres de teatro. Esse encontro acontece em momentos decisivos de nossas vidas, uma artista veterana como referência, Wlad Lima, e eu, Marluce Oliveira, aprendiz do ofício de ser atriz. No primeiro ato, registro minhas memórias traduzidas em cenas cotidianas e artísticas. No segundo ato, descrevo o encontro de duas mulheres gordas, com semelhantes vivências; destaco a poética da atriz veterana e o seu envolvimento profissional, os espaços onde ambas trabalharam, dividiram e (des) construíram sonhos, as semelhanças identificadas que foram desenvolvidas no lado afetivo, familiar e profissional ao longo dos anos. Esse encontro foi determinante para a poética emergente da pesquisadora, como atriz iniciante - este estudo, denominado Encontro Embriagado. No terceiro ato, desenvolvo um estudo do espetáculo O Homem Que Chora Por Um Olho Só, adaptação do texto Os Sete Gatinhos, do dramaturgo Nelson Rodrigues. Este trabalho repercutiu fortemente em nossas vidas, uma como encenadora, a outra como atriz. O estudo visa também compreender especificidades e correlações do encontro poético entre nós. Encontros e convergências no âmbito familiar, a vida amorosa, os trabalhos registrados em fragmentos de história de vida de cada uma que compreendem esse encontro. Metodologicamente, a pesquisa foi efetivada sob o enfoque da etnometodologia, a partir de entrevistas abertas, análise de documentos, memória individual, e referenciais necessários. Amparada pelos referenciais dos autores François Dosse, Michel Maffesoli, Ecléa Bosi, e a obra da encenadora pesquisada: Dramaturgia Pessoal do Ator, dissertação de mestrado. Na pesquisa revisitei memórias e registros de um espetáculo fundamental em nossas trajetórias de vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-06 2018-06-12T18:54:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-12T18:54:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Marluce Souza de. Corpos gordos em cena: encontros embriagados na construção de uma personagem rodriguiana. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Marluce Souza de. Corpos gordos em cena: encontros embriagados na construção de uma personagem rodriguiana. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Artes. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências da Arte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/6/Dissertacao_CorposGordosCena.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10007/7/Dissertacao_CorposGordosCena.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 1a792d03719b5b386721d800ca9103e7 d95e861e26c8d13a307338867f15c4cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771873436958720 |