Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314 |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é identificar as percepções de servidores da Clínica de Odontologia, Clínica de Psicologia e Núcleo de Prática Jurídica ao que se refere à responsabilidade social da UFPA. Os objetivos específicos são: 1) discutir conceitualmente a responsabilidade social no setor público, 2) descrever os serviços disponibilizados pelas unidades que prestam serviços à comunidade do entorno, e 3) verificar como essas ações são percebidas e avaliadas pelos servidores, com base nas dimensões de responsabilidade socioambiental. O referencial apresenta conceitos de práticas socioambientais, concepções de responsabilidade social da ABNT NBR IS0 26000 e do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, discute a inserção da responsabilidade social na administração pública, em especial nas Universidades, considerando as contribuições destas para o desenvolvimento sustentável. A abordagem de análise é qualitativa, constituída de pesquisa bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo. Os atores da pesquisa são os servidores do Núcleo de Prática Jurídica da UFPA, da Clínica de Psicologia e da Clínica de Odontologia, unidades da UFPA que disponibilizam serviços à comunidade. Foram realizadas entrevistas, orientadas por instrumental elaborado com base nas dimensões dos Indicadores de Responsabilidade Social do Instituto Ethos: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Os resultados indicam percepções positivas dos servidores sobre responsabilidade social organizacional, ao expressarem visões gerais sobre missão, visão e valores institucionais, satisfação no trabalho e identificarem o compromisso social das ações realizadas. Algumas dificuldades relacionadas a problemas com a estrutura física e orçamentárias não comprometem a identificação dos atores entrevistados com os objetivos das Unidades e não fragilizam a imagem sobre a responsabilidade social institucional. |
id |
UFPA_a78546aa5e7685367cdb10f0cc5d40e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/10314 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2018-10-23T13:46:56Z2018-10-23T13:46:56Z2017-10-19HORTA, Luiza Cristilene da Costa. Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314>. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314O objetivo principal deste trabalho é identificar as percepções de servidores da Clínica de Odontologia, Clínica de Psicologia e Núcleo de Prática Jurídica ao que se refere à responsabilidade social da UFPA. Os objetivos específicos são: 1) discutir conceitualmente a responsabilidade social no setor público, 2) descrever os serviços disponibilizados pelas unidades que prestam serviços à comunidade do entorno, e 3) verificar como essas ações são percebidas e avaliadas pelos servidores, com base nas dimensões de responsabilidade socioambiental. O referencial apresenta conceitos de práticas socioambientais, concepções de responsabilidade social da ABNT NBR IS0 26000 e do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, discute a inserção da responsabilidade social na administração pública, em especial nas Universidades, considerando as contribuições destas para o desenvolvimento sustentável. A abordagem de análise é qualitativa, constituída de pesquisa bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo. Os atores da pesquisa são os servidores do Núcleo de Prática Jurídica da UFPA, da Clínica de Psicologia e da Clínica de Odontologia, unidades da UFPA que disponibilizam serviços à comunidade. Foram realizadas entrevistas, orientadas por instrumental elaborado com base nas dimensões dos Indicadores de Responsabilidade Social do Instituto Ethos: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Os resultados indicam percepções positivas dos servidores sobre responsabilidade social organizacional, ao expressarem visões gerais sobre missão, visão e valores institucionais, satisfação no trabalho e identificarem o compromisso social das ações realizadas. Algumas dificuldades relacionadas a problemas com a estrutura física e orçamentárias não comprometem a identificação dos atores entrevistados com os objetivos das Unidades e não fragilizam a imagem sobre a responsabilidade social institucional.The main objective of this work is to identify the perceptions of servers of the Dentistry Clinic, Psychology Clinic and Legal Practice Center as far as the social responsibility of UFPA. The specific objectives are: 1) discuss conceptually social responsibility in the public sector, 2) describe the services provided by the units that provide services to the surrounding community, and 3) to verify how these actions are perceived and evaluated by the servers, based on the dimensions of social and environmental responsibility.The referential presents concepts of social and environmental practices, conceptions of social responsibility of ABNT NBR IS0 26000 and the Ethos Institute of Social Responsibility, discusses the insertion of social responsibility in public administration, especially in universities, considering their contributions to sustainable development. The analysis approach is qualitative, consisting of bibliographical research, documentary survey and field research. The researchactors are servrsof Núcleo de Prática Jurídica da UFPA, da Clínica de Psicologia e da Clínica de Odontologia, departmentsof UFPA, thatprovideservicestothecommunity. Interviews were conducted, with Instruments based on the dimensions of the Social Responsibility of Ethos Institute. The results indicate positive perceptions of servers about organizational social responsibility, expressing general views about mission, vision and institutional values, job satisfaction and identifying the social commitment of the actions performed. In contrast, some obstacles to the strengthening of socio-environmental commitments were evidenced as the need to improve thes public participation process, transparency and environmental education. Some difficulties related to problems with physical and budgetary structure do not compromise the identification of the actors interviewed with the objectives of the Units and do not weaken the image on institutional social responsibility.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Gestão PúblicaUFPABrasilNúcleo de Altos Estudos Amazônicos1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALGESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICASGESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTOAdministração pública - ParáExtensão universitária - ParáResponsabilidade social - ParáUniversidade Federal do ParáPercepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUIAR, Ponciana Freire dehttp://lattes.cnpq.br/6520306050708912http://lattes.cnpq.br/3428538127142585HORTA, Luiza Cristilene da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdfDissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdfapplication/pdf940537http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/1/Dissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdfe47d70a63e0a24050bcd718a9700ede1MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdf.txtDissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdf.txtExtracted texttext/plain239930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/6/Dissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdf.txtfe6abdf7e4742e05acadaf7f7c3c71ebMD562011/103142019-03-13 13:53:59.949oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-03-13T16:53:59Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
title |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
spellingShingle |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará HORTA, Luiza Cristilene da Costa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL Administração pública - Pará Extensão universitária - Pará Responsabilidade social - Pará Universidade Federal do Pará GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
title_short |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
title_full |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
title_fullStr |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
title_full_unstemmed |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
title_sort |
Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará |
author |
HORTA, Luiza Cristilene da Costa |
author_facet |
HORTA, Luiza Cristilene da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
AGUIAR, Ponciana Freire de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6520306050708912 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3428538127142585 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HORTA, Luiza Cristilene da Costa |
contributor_str_mv |
AGUIAR, Ponciana Freire de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL Administração pública - Pará Extensão universitária - Pará Responsabilidade social - Pará Universidade Federal do Pará GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública - Pará Extensão universitária - Pará Responsabilidade social - Pará Universidade Federal do Pará |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
description |
O objetivo principal deste trabalho é identificar as percepções de servidores da Clínica de Odontologia, Clínica de Psicologia e Núcleo de Prática Jurídica ao que se refere à responsabilidade social da UFPA. Os objetivos específicos são: 1) discutir conceitualmente a responsabilidade social no setor público, 2) descrever os serviços disponibilizados pelas unidades que prestam serviços à comunidade do entorno, e 3) verificar como essas ações são percebidas e avaliadas pelos servidores, com base nas dimensões de responsabilidade socioambiental. O referencial apresenta conceitos de práticas socioambientais, concepções de responsabilidade social da ABNT NBR IS0 26000 e do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, discute a inserção da responsabilidade social na administração pública, em especial nas Universidades, considerando as contribuições destas para o desenvolvimento sustentável. A abordagem de análise é qualitativa, constituída de pesquisa bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo. Os atores da pesquisa são os servidores do Núcleo de Prática Jurídica da UFPA, da Clínica de Psicologia e da Clínica de Odontologia, unidades da UFPA que disponibilizam serviços à comunidade. Foram realizadas entrevistas, orientadas por instrumental elaborado com base nas dimensões dos Indicadores de Responsabilidade Social do Instituto Ethos: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Os resultados indicam percepções positivas dos servidores sobre responsabilidade social organizacional, ao expressarem visões gerais sobre missão, visão e valores institucionais, satisfação no trabalho e identificarem o compromisso social das ações realizadas. Algumas dificuldades relacionadas a problemas com a estrutura física e orçamentárias não comprometem a identificação dos atores entrevistados com os objetivos das Unidades e não fragilizam a imagem sobre a responsabilidade social institucional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-23T13:46:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-23T13:46:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HORTA, Luiza Cristilene da Costa. Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314>. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314 |
identifier_str_mv |
HORTA, Luiza Cristilene da Costa. Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314>. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
1 CD-ROM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/1/Dissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10314/6/Dissertacao_PercepcoesServidoresResponsabilidade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e47d70a63e0a24050bcd718a9700ede1 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 fe6abdf7e4742e05acadaf7f7c3c71eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771828496039936 |