Iracema Oliveira: Mestra da Cultura e do Teatro Popular no Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JORGE, Sâmela Cristina de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16479
Resumo: A presente pesquisa investigou a trajetória da Mestra de Cultura Popular Iracema Oliveira e os sentidos socioculturais de seu trabalho junto ao movimento artístico popular da cidade de Belém do Pará. Guardiã do Pássaro Junino Tucano, coordenadora da Pastorinha Filhas de Sion e do grupo parafolclórico Frutos do Pará, Iracema Oliveira apresenta uma metodologia própria de transmissão de saberes, uma organização de processos artísticos que contribuem para o entendimento da cultura popular como um processo dinâmico, construído ao longo do tempo e atravessado pela política e pelas mudanças sociais. Metodologicamente, lançamos mão da observação participante (Minayo, 2001; Whyte, 2005) e da pesquisa documental, transitando entre epistemologias sobre arte, música, teatro, cultura popular, história cultural amazônica, para debater sobre identidade, memória e cultura local a partir do fenômeno da pesquisa, baseando-nos em questões levantadas por Joël Candau (2012), Stuart Hall (2006), Bezerra (2016), Fares e Rodrigues (2017) entre outros. Como resultado, esperamos que a pesquisa contribua com novas perspectivas sobre o sistema da arte popular paraense, a partir da trajetória da Mestra Iracema Oliveira, reunindo um potencial acervo de memórias, que contam sobre suas experiências de arte e vida, e os sentidos socioculturais de práticas artísticas populares da capital paraense, semeadas historicamente e mantidas no tempo presente pelo desejo coletivo de fazer, cantar e dançar as tradições.
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spelling 2024-09-30T19:59:20Z2024-09-30T19:59:20Z2024-04-29JORGE, Sâmela Cristina de Souza. Iracema Oliveira: Mestra da Cultura e do Teatro Popular no Pará. Orientador: José Denis De Oliveira Bezerra. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16479. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16479A presente pesquisa investigou a trajetória da Mestra de Cultura Popular Iracema Oliveira e os sentidos socioculturais de seu trabalho junto ao movimento artístico popular da cidade de Belém do Pará. Guardiã do Pássaro Junino Tucano, coordenadora da Pastorinha Filhas de Sion e do grupo parafolclórico Frutos do Pará, Iracema Oliveira apresenta uma metodologia própria de transmissão de saberes, uma organização de processos artísticos que contribuem para o entendimento da cultura popular como um processo dinâmico, construído ao longo do tempo e atravessado pela política e pelas mudanças sociais. Metodologicamente, lançamos mão da observação participante (Minayo, 2001; Whyte, 2005) e da pesquisa documental, transitando entre epistemologias sobre arte, música, teatro, cultura popular, história cultural amazônica, para debater sobre identidade, memória e cultura local a partir do fenômeno da pesquisa, baseando-nos em questões levantadas por Joël Candau (2012), Stuart Hall (2006), Bezerra (2016), Fares e Rodrigues (2017) entre outros. Como resultado, esperamos que a pesquisa contribua com novas perspectivas sobre o sistema da arte popular paraense, a partir da trajetória da Mestra Iracema Oliveira, reunindo um potencial acervo de memórias, que contam sobre suas experiências de arte e vida, e os sentidos socioculturais de práticas artísticas populares da capital paraense, semeadas historicamente e mantidas no tempo presente pelo desejo coletivo de fazer, cantar e dançar as tradições.This research investigated the trajectory of the Master of Popular Culture Iracema Oliveira and the sociocultural meanings of her work with the popular artistic movement in the city of Belém do Pará. Guardian of the Bird Junino Tucano, coordinator of Pastorinha Filhas de Sion and the parafolkloric group Frutos do Pará, Iracema Oliveira presents his own methodology for transmitting knowledge, an organization of artistic processes that contribute to the understanding of popular culture as a dynamic process, built over time and crossed by politics and social changes. Methodologically, we make use of participant observation (Minayo, 2001; Whyte, 2005) and documentary research, moving between epistemologies about art, music, theater, popular culture, Amazonian cultural history, to debate identity, memory and local culture from the research phenomenon, based n questions raised by Joël Candau (2012), Stuart Hall (2006), Bezerra (2016), Fares and Rodrigues (2017) among others. As a result, we hope that the research will contribute with new perspectives on the popular art system in Pará, based on the trajectory of Master Iracema Oliveira, bringing together a potential collection of memories, which tell about her experiences of art and life, and the sociocultural meanings of popular artistic practices in the capital of Pará, historically sown and maintained in the present time by the collective desire to make, sing and dance traditions.Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-09-30T19:58:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_IracemaOliveiraTeatro.pdf: 4799934 bytes, checksum: fa0b7c4bda2890ff9e37974989a073a7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2024-09-30T19:59:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_IracemaOliveiraTeatro.pdf: 4799934 bytes, checksum: fa0b7c4bda2890ff9e37974989a073a7 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-30T19:59:20Z (GMT). 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