Da casa da família à casa da escola: dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá - Pará
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13035 |
Resumo: | Estudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, torna-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa analise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alunos e alunas no lócus da pesquisa. |
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2021-03-18T15:31:36Z2021-03-18T15:31:36Z2008-03-28SILVA, Márcia Cristina Lopes e. Da casa da família à casa da escola: dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá - Pará. Orientadora: Dalva Maria da Mota. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008. Disponível em: . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13035Estudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, torna-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa analise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alunos e alunas no lócus da pesquisa.Studies about the Rural Education with the focus in the Alternation Pedagogy have been appealing in the several reflections of authors in Brazil and in Pará. However, it becomes necessary to throw a glance on the daily of male and female students in the “Casas Familiares Rurais”, where the peculiarities of the “Casa Familiar Rural de Cametá - Pará (CFRC)” it deserved attention in that thesis, whose main objective is to analyze the gender relationships in CFRC and in the family establishment through the division of the work accomplished in these two spaces. The hypothesis is that the formation received by men and women in CFRC it reinforces the division of the work exercised in your families in that heavy activity is attributed to men and the light activity is attributed to women. For that analysis was used the theoretical and field research being privileged the case study. The principal procedures used were questionnaire, observation and occasional chats. The sample was constituted regularly by students enrolled; drop-out or that they already finished the course, as well as, theirs families. The conclusions show that in the ambit of the family relationships, the house is the woman's space and rubbed is the man’s space. Those relationships are reproduced in the activities of field of the school. In spite of the existence of that differentiated relationship, in the activities of cleaning of the school facilities it happens a process of mutual help, showing that of the House of the family to the house of the school the gender dimensions assume other perspectives in the multiple spaces that are frequented by male and female students in the locus of the research.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáEmpresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaPrograma de Pós-Graduação em Agriculturas AmazônicasUFPAEMBRAPABrasilInstituto Amazônico de Agriculturas Familiareshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://drive.google.com/drive/u/1/folders/18owVxL7BqUSv18PosQO9iFIkANjnwRIoreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS AGRARIASDINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIASUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIAAGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELEducação rural - Cametá (PA) (PERGAMUM)Famílias rurais - Cametá (PA) (PERGAMUM)Escolas rurais - Cametá (PA) (PERGAMUM)Educação do campoPedagogia da alternânciaGêneroEstabelecimento familiarRural educationGenderFamily establishmentAlternation pedagogyDa casa da família à casa da escola: dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá - Paráinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMOTA, Dalva Maria dahttp://lattes.cnpq.br/4129724001987611http://lattes.cnpq.br/1059789718621716SILVA, Márcia Cristina Lopes eORIGINALDissertacao_CasaFamiliaCasa.pdfDissertacao_CasaFamiliaCasa.pdfapplication/pdf1717028http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/13035/1/Dissertacao_CasaFamiliaCasa.pdfffb1cff032eacd0076904e9a35b6805aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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