A formação inicial de professores de matemática em atividades investigativas durante o estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEVY, Lênio Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/3777
Resumo: A investigação em foco aconteceu no âmbito da formação inicial de professores de Matemática. Houve inserção de licenciandos no contexto da pesquisa. Nesse sentido, conjugaram-se estágio supervisionado e práticas de pesquisa. Os graduandos analisados eram estudantes da disciplina Estágio Supervisionado IV (voltada para o magistério de nível médio) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nos encontros de planejamento – durante o semestre letivo anterior, mais especificamente no transcorrer da disciplina Estágio Supervisionado III –, aconteceram discussões acerca da figura do professor pesquisador e a propósito da elaboração de projetos de pesquisa, além de explanações, por especialistas convidados, sobre os seguintes assuntos: (i) tendências em Educação Matemática; (ii) avaliação docente; (iii) didática da Matemática e (iv) projetos de “investigação em aula”. Tais explanações constituíram-se em fontes de auxílio e de motivação para os licenciandos, não em imposições de assuntos a investigar. Eles foram exortados a fazer leituras em periódicos, em livros, em textos disponíveis na Internet etc., com vistas tanto à aquisição de respaldo para a construção de seus projetos quanto ao ganho de subsídios para – no semestre letivo seguinte – as suas intervenções didático-investigativas. Quanto às atividades na escola-laboratório, os estagiários realizaram, em ambiente onde dispuseram de anuência da comunidade escolar, “pesquisas acerca de sua prática docente”. Por sua vez, o autor desta tese, o qual era professor das disciplinas Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV, portanto orientador dos estagiários, analisou as pesquisas realizadas por eles. Mais especificamente, o autor buscou responder [através da análise qualitativa de: (i) diálogos; (ii) relatos orais; (iii) entrevistas semiestruturadas; (iv) observações/percepções; (v) relatórios (escritos) de pesquisa elaborados pelos estagiários; e (vi) respostas dos estagiários a questionários semiabertos] à seguinte pergunta: “que aspectos das práticas de investigação repercutem na constituição da identidade de professores de Matemática em formação inicial?”. Estágio supervisionado, Pesquisa docente & Identidade do (futuro) professor de Matemática denotaram, em uma perspectiva complexa, elementos centrais neste trabalho. O objetivo foi “investigar a constituição da identidade de professores de Matemática em formação inicial na realização de atividades investigativas durante o estágio supervisionado”. Concluiu-se, por ocasião da fase prática deste trabalho doutoral, que “houve repercussão de aspectos das práticas de investigação tanto na constituição da dimensão particular ou individual quanto na constituição da dimensão geral, formal ou conceitual da identidade profissional de cada sujeito/estagiário analisado”.
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Nos encontros de planejamento – durante o semestre letivo anterior, mais especificamente no transcorrer da disciplina Estágio Supervisionado III –, aconteceram discussões acerca da figura do professor pesquisador e a propósito da elaboração de projetos de pesquisa, além de explanações, por especialistas convidados, sobre os seguintes assuntos: (i) tendências em Educação Matemática; (ii) avaliação docente; (iii) didática da Matemática e (iv) projetos de “investigação em aula”. Tais explanações constituíram-se em fontes de auxílio e de motivação para os licenciandos, não em imposições de assuntos a investigar. Eles foram exortados a fazer leituras em periódicos, em livros, em textos disponíveis na Internet etc., com vistas tanto à aquisição de respaldo para a construção de seus projetos quanto ao ganho de subsídios para – no semestre letivo seguinte – as suas intervenções didático-investigativas. Quanto às atividades na escola-laboratório, os estagiários realizaram, em ambiente onde dispuseram de anuência da comunidade escolar, “pesquisas acerca de sua prática docente”. Por sua vez, o autor desta tese, o qual era professor das disciplinas Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV, portanto orientador dos estagiários, analisou as pesquisas realizadas por eles. Mais especificamente, o autor buscou responder [através da análise qualitativa de: (i) diálogos; (ii) relatos orais; (iii) entrevistas semiestruturadas; (iv) observações/percepções; (v) relatórios (escritos) de pesquisa elaborados pelos estagiários; e (vi) respostas dos estagiários a questionários semiabertos] à seguinte pergunta: “que aspectos das práticas de investigação repercutem na constituição da identidade de professores de Matemática em formação inicial?”. Estágio supervisionado, Pesquisa docente & Identidade do (futuro) professor de Matemática denotaram, em uma perspectiva complexa, elementos centrais neste trabalho. O objetivo foi “investigar a constituição da identidade de professores de Matemática em formação inicial na realização de atividades investigativas durante o estágio supervisionado”. Concluiu-se, por ocasião da fase prática deste trabalho doutoral, que “houve repercussão de aspectos das práticas de investigação tanto na constituição da dimensão particular ou individual quanto na constituição da dimensão geral, formal ou conceitual da identidade profissional de cada sujeito/estagiário analisado”.This investigation occurred in the context of teaching formation in Mathematics, with Licensing students as teachers. These teachers were students who take part in a major subject called Advised Stage IV (focused on high school teaching) at Federal University of Pará (UFPA). Discussions about researcher-teachers and research projects elaboration occurred in meetings of planning during Advised Stage III, in the previous semester. In these meeting, we also discussed with invited speakers about: (i) trends in Mathematics Education; (ii) teaching evaluation; (iii) Mathematics Didactics and (iv) “investigation-in-class” projects. Such speeches constituted helpful and motivation sources for Licensing students, rather than suggestions of objects for students to investigate. Speeches exhorted students for reading journals, books and texts available on the internet, etc., focusing theoretical and methodological issues to research about didactic intervention. Students “researched about their teaching practice” in a laboratory-school, where they disposed of agreement of the school community. In turn, the author of this thesis, teacher of subjects Adviced Stage III and Adviced Stage IV, students' adviser, analyzed their research. More specifically, the author searched to answer [through qualitative analysis of: (i) dialogues; (ii) oral narration; (iii) semi-structured interviews; (iv) observation/perception; (v) (written) research reports elaborated by students; and (vi) students' responses to a semi-opened questionnaire] to the following question: “which aspects of research practices rebound in the constitution of the identity of Mathematics teachers under formation?”. Advised stage, Teaching research & Identity of the (future) Mathematics teacher were, in a complex perspective, central elements in this research. The objective was “to investigate the constitution of Mathematics teachers under formation in the realization of research activities during advised stage”. We concluded, on the occasion of the practical phase of this doctoral research, that “there was repercussion of aspects of the research practices as much in the constitution of the particular / individual dimension as in the constitution of the general / formal / conceptual dimension of the professional identity of each subject / student analyzed”.Cette investigation est entrée en discussion au sein de la formation initiale de professeurs de Mathématiques. Il y a eu l’insertion de futurs enseignants dans le cadre de la recherche. En ce sens, on a conjugué du stage supervisé et des pratiques de recherche. Les universitaires analysés étaient étudiants de la discipline Stage Supervisé IV (orientée vers l’enseignement au lycée) de l’Université Fédérale du Pará (UFPA). Aux réunions de planification – au cours du semestre précédent, plus spécifiquement dans le cadre de la discipline Stage Supervisé III –, des discussions à propos de la figure de l'enseignant-chercheur et concernant le développement de projets de recherche ont eu lieu, ailleurs d’explications fournies, par des experts invités, sur les thèmes suivants: (i) tendances dans l’Enseignement des Mathématiques; (ii) évaluation (réalisée par les) des enseignants; (iii) l’enseignement des Mathématiques; et (iv) projets de « recherche en classe ». Ces explications ont été des sources d’aide et de motivation pour les étudiants, pas imposées comme thème de recherche. Ils ont été invités à prendre des lectures dans des revues, des livres, des textes disponibles sur l’Internet, etc., en vue d’acquisition de soutien pour la construction de leurs projets et en vue d’obtenir de l’aide pour – au semestre suivant – leurs interventions didactiques et d’investigation. Quant aux activités à l’école-laboratoire, les étudiants ont réalisé, dans une ambiance où ils ont reçu le consentement de la communauté scolaire, des « recherches sur leur pratique d’enseignement ». À son tour, l’auteur de cette thèse, lequel était le professeur des disciplines Stage Supervisé III et Stage Supervisé IV (par conséquent, il était superviseur des stagiaires), a analysé les recherches réalisées par eux. Plus précisément, l’auteur a cherché à répondre [par une analyse qualitative de: (i) dialogues; (ii) rapports oraux; (iii) entrevues semi-structurées; (iv) observations / perceptions; (v) rapports (écrits) de recherche préparés par les stagiaires; et (vi) réponses des stagiaires à des questionnaires semi-ouverts] à la question suivante: « quels sont les aspects des pratiques de recherche qui influent (réverbèrent) sur la constitution de l’identité de professeurs de Mathématiques en formation initiale? ». Stage supervisé, recherche de (réalisée par) l’enseignant & identité du (futur) professeur de Mathématiques ont été, dans une perspective complexe, éléments centraux dans ce travail doctoral. L’objectif a été : « examiner la constitution de l’identité de professeurs de Mathématiques en formation initiale pendant la réalisation (par eux) d’activités de recherche au stage supervisé ». On a conclu, au stade pratique de ce travail doctoral, que: « il y a eu répercussion d’aspects des pratiques de recherche sur la constitution de la dimension particulaire / individuelle et sut la constitution de la dimension générale / formelle / conceptuelle de l’identité professionnelle de chaque sujet / stagiaire analysé ».porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProfessores de matemáticaPesquisadorEstágio (Educação)MatemáticaPrática de ensinoUniversidade Federal do ParáPará - EstadoAmazônia brasileiraA formação inicial de professores de matemática em atividades investigativas durante o estágioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGONÇALVES, Tadeu Oliverhttp://lattes.cnpq.br/6789250569319668http://lattes.cnpq.br/1171794682934046LEVY, Lênio Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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