Movimento Estudantil (ME) na Universidade da Amazônia (UNAMA)/Ser Educacional S.A: do auge ao declínio
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12053 |
Resumo: | Este estudo tem como objeto de investigação o Movimento Estudantil da Universidade da Amazônia (UNAMA), representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade máxima de composição estudantil fundada em 1996. Suas ações se desenvolvem em uma universidade privada, adquirida pelo Grupo Ser Educacional em 2014, empresa com fins lucrativos de capital aberto. Mesmo nestas condições de atuação, sua práxis ultrapassa as pautas estudantis, alcança o conteúdo unitário da classe trabalhadora e reconhece que os conflitos na sociedade são oriundos das contradições entre as classes sociais. O objetivo geral do estudo conduziu-se em examinar as repercussões do processo de aquisição da UNAMA na atuação deste movimento estudantil. Trata-se de pesquisa documental, crítico descritivo, com emprego de entrevistas semiestruturadas a estudantes participantes desta entidade no período de 2006 a 2018. Constatou-se que esta empresa, pelo seu modus operandi, determinado por interesses de acionistas, e por intermédio da Governança Corporativa, influenciou nas orientações que repercutiram no declínio deste movimento estudantil. Ações como: eliminação do “repasse” (recurso destinado ao DCE pela Instituição); criação do Conselho dos Representantes de Turma (CRT); instauração da censura, vigilância e da cultura do medo; supressão da representação estudantil em Conselhos Superiores e órgãos colegiados; figura do reitor profissional; reconfiguração estrutural dos espaços físicos da universidade etc., comportaram-se, em conjunto, para o declínio organizativo e estrutural do DCE/UNAMA. Consideramos que empresas educacionais mercantis, negociadoras do ensino superior no mercado de capitais, como o Grupo Ser Educacional, recorrem a múltiplas medidas autoritárias e antidemocráticas, com intuito de sufocar qualquer organização estudantil crítica que questione suas ações financeiras. Contudo, mesmo com as dificuldades de construir novamente o DCE/UNAMA, identificamos que os estudantes conseguem ainda desenvolver suas ações por meio dos Centros Acadêmicos, um sinal de resistência que se expressa latente naquela Universidade. |
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2019-11-07T16:59:28Z2019-11-07T16:59:28Z2019-07-11SOUZA, Reinaldo Antônio do Amor Divino de. Movimento Estudantil (ME) na Universidade da Amazônia (UNAMA)/Ser Educacional S.A: do auge ao declínio. Orientadora: Fabíola Bouth Grello Kato. 2019. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12053. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12053Este estudo tem como objeto de investigação o Movimento Estudantil da Universidade da Amazônia (UNAMA), representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade máxima de composição estudantil fundada em 1996. Suas ações se desenvolvem em uma universidade privada, adquirida pelo Grupo Ser Educacional em 2014, empresa com fins lucrativos de capital aberto. Mesmo nestas condições de atuação, sua práxis ultrapassa as pautas estudantis, alcança o conteúdo unitário da classe trabalhadora e reconhece que os conflitos na sociedade são oriundos das contradições entre as classes sociais. O objetivo geral do estudo conduziu-se em examinar as repercussões do processo de aquisição da UNAMA na atuação deste movimento estudantil. Trata-se de pesquisa documental, crítico descritivo, com emprego de entrevistas semiestruturadas a estudantes participantes desta entidade no período de 2006 a 2018. Constatou-se que esta empresa, pelo seu modus operandi, determinado por interesses de acionistas, e por intermédio da Governança Corporativa, influenciou nas orientações que repercutiram no declínio deste movimento estudantil. 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Contudo, mesmo com as dificuldades de construir novamente o DCE/UNAMA, identificamos que os estudantes conseguem ainda desenvolver suas ações por meio dos Centros Acadêmicos, um sinal de resistência que se expressa latente naquela Universidade.This study aims to investigate the Student Movement of the University of Amazonia (UNAMA), represented by the Central Student Directory (DCE), the highest student body founded in 1996. Its actions are developed in a private university, acquired by Grupo Ser Educational in 2014, a publicly traded for-profit company. Even under these conditions, its praxis goes beyond student agendas, reaches the unitary content of the working class, and recognizes that conflicts in society stem from contradictions between social classes. The general objective of the study was to examine the repercussions of the UNAMA acquisition process on the performance of this student movement. This is a documentary research, descriptive critic, using semi-structured interviews with students participating in this entity from 2006 to 2018. It was found that this company, by its modus operandi, determined by shareholder interests, and through Governance Corporate, influenced the orientations that reflected in the decline of this student movement. Actions such as: elimination of “transfer” (appeal destined to the DCE by the Institution); creation of the Class Representatives Council (CRT); establishment of censorship, vigilance and the culture of fear; suppression of student representation in higher councils and collegiate bodies; figure of the professional rector; structural reconfiguration of the university's physical spaces, etc., acted together towards the organizational and structural decline of the DCE / UNAMA. We consider that commercial educational companies, capital market trading traders, such as the Ser Educacional Group, resort to multiple authoritarian and undemocratic measures in order to stifle any critical student organization that questions their financial actions. However, even with the difficulties of rebuilding DCE / UNAMA, we found that students can still develop their actions through the Academic Centers, a sign of resistance that is latent in that University.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPABrasilInstituto de Ciências da Educação1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALPOLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONALEDUCAÇÃOMovimento EstudantilDiretório Central dos EstudantesUniversidade da AmazôniaGrupo Ser EducacionalFinanceirização e MercantilizaçãoStudent MovementCentral Directory of StudentsUniversity of the AmazonGroup Being EducationalFinancialization and MerchanizationMovimento Estudantil (ME) na Universidade da Amazônia (UNAMA)/Ser Educacional S.A: do auge ao declínioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisKATO, Fabíola Bouth Grellohttp://lattes.cnpq.br/5914699246880638http://lattes.cnpq.br/1371323499794116SOUZA, Reinaldo Antônio do Amor Divino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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