Gestão da qualidade: um estudo base na avaliação dos pacientes de um hospital universitário em Belém do Pará
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11348 |
Resumo: | A avaliação da qualidade percebida pelo cliente configura-se como uma ferramenta estratégica para a gestão dos serviços, inclusive os serviços de saúde, utilizada para identificar a percepção dos clientes (pacientes e acompanhantes) em relação aos serviços prestados pelos hospitais, através de levantamento de dados que possibilitem a identificação de lacunas em determinadas áreas e a correta resolução dos problemas. A compreensão deste constructo poderá contribuir com melhorias significativas para o hospital, seus clientes e corpo funcional. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho de pesquisa foi o de avaliar a qualidade dos serviços prestados através da percepção dos clientes em relação ao atendimento do HUF de estudo. Assim, busca-se obter informações que possibilitem identificar pontos fortes e fracos de áreas específicas nas quais devam ser implantadas melhorias ou aproveitadas vantagens de forma a aumentar a satisfação do cliente atendido no setor e a prestação de serviços com qualidade para essa clientela e, consequentemente, o alcance de visão de futuro e objetivos da organização. A metodologia adotada para a pesquisa foi a abordagem quantitativa do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado o levantamento transversal ex post facto por meio de pesquisa de campo entre os meses de outubro a dezembro do ano de 2014. A coleta de dados foi desenvolvida através da aplicação de questionários estruturados. O tratamento dos dados adotado foi o quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariada |
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2019-07-11T17:33:28Z2019-07-11T17:33:28Z2015-01-16ANDRADE, Rosa Cristina Autran. Gestão da qualidade: um estudo base na avaliação dos pacientes de um hospital universitário em Belém do Pará. Orientador: Carlos André Corrêa de Mattos. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11348. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11348A avaliação da qualidade percebida pelo cliente configura-se como uma ferramenta estratégica para a gestão dos serviços, inclusive os serviços de saúde, utilizada para identificar a percepção dos clientes (pacientes e acompanhantes) em relação aos serviços prestados pelos hospitais, através de levantamento de dados que possibilitem a identificação de lacunas em determinadas áreas e a correta resolução dos problemas. A compreensão deste constructo poderá contribuir com melhorias significativas para o hospital, seus clientes e corpo funcional. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho de pesquisa foi o de avaliar a qualidade dos serviços prestados através da percepção dos clientes em relação ao atendimento do HUF de estudo. Assim, busca-se obter informações que possibilitem identificar pontos fortes e fracos de áreas específicas nas quais devam ser implantadas melhorias ou aproveitadas vantagens de forma a aumentar a satisfação do cliente atendido no setor e a prestação de serviços com qualidade para essa clientela e, consequentemente, o alcance de visão de futuro e objetivos da organização. A metodologia adotada para a pesquisa foi a abordagem quantitativa do tipo descritivo e exploratório. Foi realizado o levantamento transversal ex post facto por meio de pesquisa de campo entre os meses de outubro a dezembro do ano de 2014. A coleta de dados foi desenvolvida através da aplicação de questionários estruturados. O tratamento dos dados adotado foi o quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariadaThe evaluation of the quality perceived by the client is configured as a strategic tool for the management of services, including health services, used to identify the perception of customers (patients and caregivers) in relation to services provided by hospitals, by lifting data to enable the identification of gaps in certain areas and to correct the problems. Understanding this construct can contribute to significant improvements to the hospital, its customers and workforce. In this context, the objective of this research was to evaluate the quality of services provided by the customers' perception regarding the assistance of university study hospital. Thus, we seek to obtain information allowing to identify strengths and weaknesses of specific areas in which improvements need to be implemented or enjoyed advantages in order to increase customer satisfaction met in the sector and the provision of quality services to these clients and consequently the future vision scope and objectives of the organization. The methodology adopted for this research was the quantitative approach of descriptive and exploratory. We carried out a cross-section survey ex post facto through field research during the months from October to December of 2014. Data collection was conducted through structured questionnaires. The data used was the quantitative, using techniques of descriptive and multivariate statisticsSubmitted by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2019-07-04T17:29:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GestaoQualidadeEstudo.pdf: 806546 bytes, checksum: c8dc041428b9d8f91b3a4130476f99f5 (MD5)Approved for entry into archive by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2019-07-11T17:33:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_GestaoQualidadeEstudo.pdf: 806546 bytes, checksum: c8dc041428b9d8f91b3a4130476f99f5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-11T17:33:28Z (GMT). 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