Avaliação psicopedagógica de crianças em acolhimento institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Marcilene Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11295
Resumo: Um dos grandes desafios da sociedade contemporânea está em enfrentar as questões que envolvem o acolhimento de crianças e adolescentes em instituições e os possíveis reflexos, desse período, no seu desenvolvimento. Estudos atuais buscam olhar a instituição de acolhimento como contexto de desenvolvimento sob a perspectiva Bioecológica de Desenvolvimento Humano, na qual não se privilegia somente o contexto, mas, as interações que a pessoa desenvolvente mantém para com ele. O presente estudo objetiva verificar a aplicabilidade do software Desenvolve® na avaliação psicopedagógica de crianças de cinco a sete anos em condição de acolhimento institucional, discutindo a possibilidade de arranjos ambientais e materiais que venham a favorecer um desenvolvimento saudável. Fizeram parte da pesquisa 16 crianças, na faixa etária de cinco a sete anos, acolhidas em uma instituição de acolhimento da rede pública do município de Belém. Para coleta de dados sociodemográficos utilizou-se a Ficha de Caracterização da Criança, formulário composto por 94 itens distribuídos em cinco categorias: identificação da criança, estrutura familiar, histórico de institucionalização, situação sociojurídica atual e, saúde da criança, das quais foram extraídas as variáveis idade, sexo, escolaridade, motivo do acolhimento, tempo de permanência em acolhimento institucional, e, avaliação pedagógica. A avaliação cognitiva foi realizada pelo software Desenvolve® que através de 127 que afere o desempenho em 19 habilidades cognitivas, que foram analisadas em duas categorias: porcentagem de acertos e erros¸ e, percentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva. Os resultados revelam que o universo de participantes é composto em maior parte por meninos (75%), na faixa etária de cinco anos, sendo a negligência familiar o principal motivo para o acolhimento. Ressalta-se, ainda, que 50% dos participantes passam pela sua primeira experiência de acolhimento institucional, enquanto que os demais enfrentam suas segunda e terceira experiências, sobre a escolaridade tem-se que todas as crianças já iniciaram suas atividades escolares e/ou as desenvolvem na Sala do Serviço Pedagógico da instituição, entretanto, há uma carência para o registro em prontuário da avaliação pedagógica. Na avaliação cognitiva, para a categoria de porcentagem de acertos e erros, tem-se porcentagem de acertos maior do que de erros para todas as crianças na faixa etária de sete anos, já na categoria de porcentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva, destacam-se como habilidades cognitivas de menor rendimento: percepção de letras e números, percepção espaço temporal, nomeia números, noção de tempo, noção de sequência numérica e percepção de sequência. A partir desses resultados, propõe-se um plano de estratégias ambientais e materiais para favorecer o desenvolvimento saudável, composto por 12 estratégias que englobam tanto atividades voltadas para a (re)organização do ambiente físico e dos educadores da instituição, quanto para a estimulação direta das habilidades cognitivas de menor rendimento. Através dos indicadores deste estudo pode-se observar a aplicabilidade do software Desenvolve® para a avaliação de crianças em situação de acolhimento institucional, além da importância desse tipo de mapeamento para a elaboração e implementação de estratégias que venham favorecer e ratificar a instituição de acolhimento como um contexto promotor de desenvolvimento saudável.
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spelling 2019-06-19T19:48:03Z2019-06-19T19:48:03Z2013-03-06PINHEIRO, Marcilene Alves. Avaliação psicopedagógica de crianças em acolhimento institucional. Orientadora: Celina Maria Colino Magalhães. 2013. 42 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11295Um dos grandes desafios da sociedade contemporânea está em enfrentar as questões que envolvem o acolhimento de crianças e adolescentes em instituições e os possíveis reflexos, desse período, no seu desenvolvimento. Estudos atuais buscam olhar a instituição de acolhimento como contexto de desenvolvimento sob a perspectiva Bioecológica de Desenvolvimento Humano, na qual não se privilegia somente o contexto, mas, as interações que a pessoa desenvolvente mantém para com ele. O presente estudo objetiva verificar a aplicabilidade do software Desenvolve® na avaliação psicopedagógica de crianças de cinco a sete anos em condição de acolhimento institucional, discutindo a possibilidade de arranjos ambientais e materiais que venham a favorecer um desenvolvimento saudável. Fizeram parte da pesquisa 16 crianças, na faixa etária de cinco a sete anos, acolhidas em uma instituição de acolhimento da rede pública do município de Belém. Para coleta de dados sociodemográficos utilizou-se a Ficha de Caracterização da Criança, formulário composto por 94 itens distribuídos em cinco categorias: identificação da criança, estrutura familiar, histórico de institucionalização, situação sociojurídica atual e, saúde da criança, das quais foram extraídas as variáveis idade, sexo, escolaridade, motivo do acolhimento, tempo de permanência em acolhimento institucional, e, avaliação pedagógica. A avaliação cognitiva foi realizada pelo software Desenvolve® que através de 127 que afere o desempenho em 19 habilidades cognitivas, que foram analisadas em duas categorias: porcentagem de acertos e erros¸ e, percentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva. Os resultados revelam que o universo de participantes é composto em maior parte por meninos (75%), na faixa etária de cinco anos, sendo a negligência familiar o principal motivo para o acolhimento. Ressalta-se, ainda, que 50% dos participantes passam pela sua primeira experiência de acolhimento institucional, enquanto que os demais enfrentam suas segunda e terceira experiências, sobre a escolaridade tem-se que todas as crianças já iniciaram suas atividades escolares e/ou as desenvolvem na Sala do Serviço Pedagógico da instituição, entretanto, há uma carência para o registro em prontuário da avaliação pedagógica. Na avaliação cognitiva, para a categoria de porcentagem de acertos e erros, tem-se porcentagem de acertos maior do que de erros para todas as crianças na faixa etária de sete anos, já na categoria de porcentagem de rendimento em cada habilidade cognitiva, destacam-se como habilidades cognitivas de menor rendimento: percepção de letras e números, percepção espaço temporal, nomeia números, noção de tempo, noção de sequência numérica e percepção de sequência. A partir desses resultados, propõe-se um plano de estratégias ambientais e materiais para favorecer o desenvolvimento saudável, composto por 12 estratégias que englobam tanto atividades voltadas para a (re)organização do ambiente físico e dos educadores da instituição, quanto para a estimulação direta das habilidades cognitivas de menor rendimento. Através dos indicadores deste estudo pode-se observar a aplicabilidade do software Desenvolve® para a avaliação de crianças em situação de acolhimento institucional, além da importância desse tipo de mapeamento para a elaboração e implementação de estratégias que venham favorecer e ratificar a instituição de acolhimento como um contexto promotor de desenvolvimento saudável.One of the great challenges of contemporary society is to address the issues surrounding the care of children and adolescents in institutions and the possible consequences of that period in their development. Current studies seek to look at the host institution as developmental context from the perspective Bioecological Human Development, in which not only focuses on the context, but the interactions that the developing person keeps to him. This study aimed to verify the applicability of the software Desenvolve ® on cognitive assessment of children aged five to seven years on condition of institutional care, discussing the possibility of environmental arrangements and materials that will promote a healthy development. The participants were 16 children, aged from five to seven years, welcomed a Belém’s public host institution. To gather sociodemographic data sheet used the Ficha de Caracterização da Criança, that is a form consists of 94 items divided into five categories: identification of the child, family structure, history of institutionalization, sociojurídica current situation and child health, which were extracted the variables age, sex, education, reason for the host, length of stay in residential care, and educational evaluation. The cognitive assessment was performed by software Desenvolve ® that trough 127 screen measures the performance on 19 cognitive skills, which were analyzed in two categories: percentage of hits and misses¸ and percentage yield in each cognitive skill. The results reveal that the universe of participants is composed mostly of boys (75%), aged five years, family neglect the main reason for the reception. It is noteworthy also that 50% of participants go through their first experience of institutional care, while others face their second and third experiments on schooling has been that all children have started their school activities and / or develop in host institution’s Room Service Educational, however, there is a grace period for the medical records of educational evaluation. In cognitive assessment, for the category of percentage of hits and misses, has hit percentage greater than the errors for all children aged seven years, since the category of percentage of income in each cognitive skill stand out as cognitive skills of low income: perception of letters and numbers, perception timeline, naming numbers, sense of time, sense and perception of numerical sequence sequence. From these results, we propose a plan of environmental strategies and materials to promote healthy development, consisting of 12 strategies that encompass both activities aimed at (re) organization of the physical environment and the teachers of the institution, and to direct stimulation cognitive skills of lower income. Through the indicators of this study can observe the applicability software Desenvolve® for the assessment of children in situations of institutional care and the importance of this kind of mapping for the development and implementation of strategies that will promote and ratify the host institution as context promoter of healthy development.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOECOETOLOGIACrianças - assistência em instituiçõesAdolescentes - assistência em instituiçõesCrianças - desenvolvimentoDesenvolvimento cognitivoAcolhimento institucionalSoftware desenvolve®Avaliação psicopedagógica de crianças em acolhimento institucionalPsychopedagogical evaluation of children in institutional careinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMAGALHÃES, Celina Maria Colinohttp://lattes.cnpq.br/1695449937472051OLIVEIRA, Ana Irene Alves dehttp://lattes.cnpq.br/8839751954613395http://lattes.cnpq.br/2565602508662603PINHEIRO, Marcilene Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_AvaliacaoPsicopedagogicaCriancas.pdfDissertacao_AvaliacaoPsicopedagogicaCriancas.pdfapplication/pdf4348765http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11295/1/Dissertacao_AvaliacaoPsicopedagogicaCriancas.pdfa752cceaae7bae7063dc208bc35fce63MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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