Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDERSON, Andreh Sampaio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal a análise do processo de pesquisa que gerou o espetáculo “Ó”, baseado no texto dramatúrgico Oxigênio (Кислород), de Ivan Vyrypaev (1974 -), e no filme homônimo. Durante o processo, o conceito amazônida de dibubuísmo, cunhado por João de Jesus Paes Loureiro, é expandido, modificado e utilizado como metodologia teatral e pilar estético, permeando decisões dramatúrgicas, trajetos de atuação, escolhas sonoplásticas, decisões de iluminação e todo o tônus da direção cênica. Atravessadas por tal dibubuísmo, rotinas de ensaios, desafios de produção, estratégias de encenação e opções estéticas são descritas e expostas como ferramentas para entender, não apenas a obra russa, mas como o próprio conceito de dibubuísmo poderia vir a ser explorado para além da cena, como metodologia de pesquisa acadêmica. Ambiciona-se aqui entender suas qualidades, respeitando todas as especificidades inerentes à bubuia, suas virtudes e seus defeitos, procurando imaginar situações onde um artista-pesquisador seria melhor servido por uma abordagem dibubuísta.
id UFPA_b7af3c0a6d19a545d3e07cdd2fc4f148
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/10132
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2018-08-17T16:29:16Z2018-08-032018-08-17T16:29:16Z2018-06-29ANDERSON, Andreh Sampaio. Bubuilogia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132Este trabalho tem como objetivo principal a análise do processo de pesquisa que gerou o espetáculo “Ó”, baseado no texto dramatúrgico Oxigênio (Кислород), de Ivan Vyrypaev (1974 -), e no filme homônimo. Durante o processo, o conceito amazônida de dibubuísmo, cunhado por João de Jesus Paes Loureiro, é expandido, modificado e utilizado como metodologia teatral e pilar estético, permeando decisões dramatúrgicas, trajetos de atuação, escolhas sonoplásticas, decisões de iluminação e todo o tônus da direção cênica. Atravessadas por tal dibubuísmo, rotinas de ensaios, desafios de produção, estratégias de encenação e opções estéticas são descritas e expostas como ferramentas para entender, não apenas a obra russa, mas como o próprio conceito de dibubuísmo poderia vir a ser explorado para além da cena, como metodologia de pesquisa acadêmica. Ambiciona-se aqui entender suas qualidades, respeitando todas as especificidades inerentes à bubuia, suas virtudes e seus defeitos, procurando imaginar situações onde um artista-pesquisador seria melhor servido por uma abordagem dibubuísta.This work has, as its main goal, the analysis of the research process that generated the play “Ó”, based on the drama Oxygen (Кислород), from Ivan Vyrypaev (1974 -) and on the homonymous film. Through the process, the Amazonian concept of dibubuism, crafted by João de Jesus Paes Loureiro, is expanded, modified and used as theatre methodology and aesthetical pillar, permeating dramaturgical decisions, acting routes, soundtrack choices, stage lighting decisions and all the tonus of the play’s directing. Crossed by such dibubuism, rehearsals routines, production challenges, staging strategies and aesthetical options are described and exposed as tools for the understanding, not only of the Russian drama, but also as how the concept of dibubuism could be used beyond the scene, as an academical research methodology. It is ambitioned that its qualities might be understood, respecting all the specificities inherent to the bubuia, considering its virtues as well as its flaws, trying to imagine a situation where the researcher-artist could be better served by a dibubuist approach.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESARTESTeatro - FilosofiaTeatro - MetodologiaEstética - TeatroBubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Cesário Augusto Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692http://lattes.cnpq.br/0450032003033830ANDERSON, Andreh Sampaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdfDissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdfapplication/pdf3219484http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/1/Dissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdf2c42335a1864b541aa52d549f964f79aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdf.txtDissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdf.txtExtracted texttext/plain272833http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/6/Dissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdf.txte0f4ff37f2b5dbdc76ac972ca853f875MD562011/101322019-12-17 15:49:20.431oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-12-17T18:49:20Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
title Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
spellingShingle Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
ANDERSON, Andreh Sampaio
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro - Filosofia
Teatro - Metodologia
Estética - Teatro
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
title_short Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
title_full Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
title_fullStr Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
title_full_unstemmed Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
title_sort Bubuiologia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
author ANDERSON, Andreh Sampaio
author_facet ANDERSON, Andreh Sampaio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0024366223698692
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0450032003033830
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDERSON, Andreh Sampaio
contributor_str_mv ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro - Filosofia
Teatro - Metodologia
Estética - Teatro
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro - Filosofia
Teatro - Metodologia
Estética - Teatro
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Este trabalho tem como objetivo principal a análise do processo de pesquisa que gerou o espetáculo “Ó”, baseado no texto dramatúrgico Oxigênio (Кислород), de Ivan Vyrypaev (1974 -), e no filme homônimo. Durante o processo, o conceito amazônida de dibubuísmo, cunhado por João de Jesus Paes Loureiro, é expandido, modificado e utilizado como metodologia teatral e pilar estético, permeando decisões dramatúrgicas, trajetos de atuação, escolhas sonoplásticas, decisões de iluminação e todo o tônus da direção cênica. Atravessadas por tal dibubuísmo, rotinas de ensaios, desafios de produção, estratégias de encenação e opções estéticas são descritas e expostas como ferramentas para entender, não apenas a obra russa, mas como o próprio conceito de dibubuísmo poderia vir a ser explorado para além da cena, como metodologia de pesquisa acadêmica. Ambiciona-se aqui entender suas qualidades, respeitando todas as especificidades inerentes à bubuia, suas virtudes e seus defeitos, procurando imaginar situações onde um artista-pesquisador seria melhor servido por uma abordagem dibubuísta.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-17T16:29:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-03
2018-08-17T16:29:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDERSON, Andreh Sampaio. Bubuilogia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132
identifier_str_mv ANDERSON, Andreh Sampaio. Bubuilogia: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/1/Dissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10132/6/Dissertacao_BubuiologiaEsteticaTeatral.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c42335a1864b541aa52d549f964f79a
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
e0f4ff37f2b5dbdc76ac972ca853f875
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771915133583360