Índice de impactos de desastres: critérios para a declaração e reconhecimento de situação de anormalidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Bruno Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11704
Resumo: O estudo se propôs a parametrizar os impactos de desastres causados por enxurradas, que comprometam parcialmente ou substancialmente a capacidade de resposta do poder público local, auxiliando técnicos de proteção e defesa civil, onde, em suas atividades de campo, necessitam elaborar pareceres, após a avaliação de prejuízos e danos, para subsidiar os processos de reconhecimento de situação de emergência (SE) e o estado de calamidade pública (ECP), bem como gestores e analistas para tomada de decisão através de dados objetivos que, relacionados entre si, possam exprimir matematicamente impacto do evento. A Instrução Normativa nº 002/MI não expõe de forma clara e objetiva os critérios para decretação e reconhecimento de situação de anormalidade. A equação denominada de Indicador de Impacto de Desastre, é resultante das variáveis adotadas a partir da congregação e artifícios matemáticos e estatísticos, de dados consolidados relacionados a Gestão de Riscos e Desastres, como quantitativos de danos humanos, danos materiais, prejuízos econômicos, além dos índices de precipitação e vulnerabilidade, bem como a capacidade de enfrentamento do poder público local. No Estado do Pará a ocorrência de desastres hidrológicos corresponde a 80% das ocorrências destes 30% estão as enxurradas, afetando mais de 50 mil pessoas em 26 anos de registros, ocorridas principalmente no período conhecido como inverno amazônico. Tendo como mais afetado, o Município de Monte Alegre/PA, com 5 registros de enxurradas somente nos últimos 3 anos, sendo 2 reconhecimentos por situação de emergência. A equação proposta serve de substrato para a criação de normativa, que versa sobre critérios de reconhecimento de comprometimento da capacidade de resposta local, a qual padronizará as ações nas avaliações de danos e prejuízos, podendo ser implementadas em nível nacional, para desastres de enxurradas, se utilizando os atributos concernentes em cada variável, de acordo com a realidade de cada Estado.
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spelling 2019-09-09T13:17:46Z2019-09-09T13:17:46Z2018-04-26FREITAS, Bruno Pinto. Índice de impactos de desastres: critérios para a declaração e reconhecimento de situação de anormalidade. Orientador: Edson José Paulino da Rocha. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11704. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11704O estudo se propôs a parametrizar os impactos de desastres causados por enxurradas, que comprometam parcialmente ou substancialmente a capacidade de resposta do poder público local, auxiliando técnicos de proteção e defesa civil, onde, em suas atividades de campo, necessitam elaborar pareceres, após a avaliação de prejuízos e danos, para subsidiar os processos de reconhecimento de situação de emergência (SE) e o estado de calamidade pública (ECP), bem como gestores e analistas para tomada de decisão através de dados objetivos que, relacionados entre si, possam exprimir matematicamente impacto do evento. A Instrução Normativa nº 002/MI não expõe de forma clara e objetiva os critérios para decretação e reconhecimento de situação de anormalidade. A equação denominada de Indicador de Impacto de Desastre, é resultante das variáveis adotadas a partir da congregação e artifícios matemáticos e estatísticos, de dados consolidados relacionados a Gestão de Riscos e Desastres, como quantitativos de danos humanos, danos materiais, prejuízos econômicos, além dos índices de precipitação e vulnerabilidade, bem como a capacidade de enfrentamento do poder público local. No Estado do Pará a ocorrência de desastres hidrológicos corresponde a 80% das ocorrências destes 30% estão as enxurradas, afetando mais de 50 mil pessoas em 26 anos de registros, ocorridas principalmente no período conhecido como inverno amazônico. Tendo como mais afetado, o Município de Monte Alegre/PA, com 5 registros de enxurradas somente nos últimos 3 anos, sendo 2 reconhecimentos por situação de emergência. A equação proposta serve de substrato para a criação de normativa, que versa sobre critérios de reconhecimento de comprometimento da capacidade de resposta local, a qual padronizará as ações nas avaliações de danos e prejuízos, podendo ser implementadas em nível nacional, para desastres de enxurradas, se utilizando os atributos concernentes em cada variável, de acordo com a realidade de cada Estado.The study proposed to parameterize the impacts of disasters caused by floods, which partially or substantially compromise the local government's response capacity, assisting protection technicians and civil defense, in their field activities, to support the processes of recognition emergency situation (SE) and the state of public calamity (ECP), as well as managers and analysts to make decisions through objective data that, related to each other, can express mathematically impact of the event. Normative Instruction nº 002 / MI does not clearly and objectively state the criteria for decreasing and recognizing abnormality situations. The equation known as the Disaster Impact Indicator is derived from the variables adopted from the congregation and mathematical and statistical artifacts, from consolidated data related to Disaster and Risk Management, such as quantitative human damages, material damages, economic losses, in addition to rates of precipitation and vulnerability, as well as the capacity of confrontation of the local public power. In the State of Pará hydrological disasters correspond to 80% of the occurrences of these 30% are the floods, affecting more than 50 thousand people in 26 years of records, occurring mainly in the period known as Amazonian winter. The city of Monte Alegre / PA was the most affected, with 5 flood records only in the last 3 years, 2 of which were recognized due to an emergency situation. The proposed equation serves as a substrate for the creation of regulations, which deal with criteria for recognition of local response capacity impairment, which will standardize actions in damage and loss assessments, and may be implemented at the national level, for flood disasters, using the relative attributes in each variable, according to the reality of each State.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Risco e Desastre na AmazôniaUFPABrasilInstituto de Geociências1 CD ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASVULNERABILIDADE DE POPULAÇÕES EM ÁREAS DE RISCOMINIMIZAÇÃO DE RISCOS E MITIGAÇÃO DE DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIADesastre naturalÍndice de impactos de desastres: critérios para a declaração e reconhecimento de situação de anormalidade.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisROCHA, Edson José Paulino dahttp://lattes.cnpq.br/2313369423727020http://lattes.cnpq.br/5604127874909187FREITAS, Bruno Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_IndiceImpactosDesastres.pdfDissertacao_IndiceImpactosDesastres.pdfapplication/pdf2479019http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11704/1/Dissertacao_IndiceImpactosDesastres.pdf44db501b2205cb26f8f3dff1f0b4df03MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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