As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
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Resumo: | Este artigo abordaa formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o cursoé voltado para povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa,a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que,na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na práticacomo estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais. |
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2022-05-02T12:20:36Z2022-05-02T12:20:36Z2018-12PINHO, Vilma Aparecida; PARENTE, Francilene de Aguiar. As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros. Colloquium Humanarum , online, v. 15, n. 3, p. 123–137, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.v15i3.2548. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14183. Acesso em: .1809-8207http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1418310.5747/ch.v15i3.2548Este artigo abordaa formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o cursoé voltado para povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa,a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que,na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na práticacomo estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais.This article approaches the training of teachers in the context of differentiated education in the Ethnodevelopment course of the Federal University of Pará (UFPA). Based on the Pedagogy of Alternation, the course under analysis is aimed at differentiated public such as indigenous people, quilombolas, black and traditional communities. The study discusses the importance of these subjects as social agents for the proposition of transformation in their collectivities and communities, in the different spaces they occupy and through which they circulate. The non-place of the indigenous, the black and the quilombola in basic education by our graduates demarcates the ideological force of an epistemology that obscures the understanding of ethnically differentiated subjects and diversity as a perspective and centralized place to think about social relations and life in society. Through the qualitative methodology, research focusing on life trajectories indicates that in teacher training, the perspective of education for diversity has been observed as a strategy for teachers and communities to exercise respect for the difference. In addition, these individuals have been represented as teachers, researchers, political articulators, among other functions and social roles.Submitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-05-02T11:38:12Z No. of bitstreams: 2 Artigo_LeisMarcadoresSociais.pdf: 607191 bytes, checksum: e0582c43d4c30594c5943112d78dd89c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-02T12:20:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_LeisMarcadoresSociais.pdf: 607191 bytes, checksum: e0582c43d4c30594c5943112d78dd89c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-02T12:20:36Z (GMT). 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