Ensino de função: sua compreensão e possibilidades de ação a partir de múltiplos olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Soraia das Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10517
Resumo: O presente estudo tem como tema o Ensino de Função e como objeto de investigação as dificuldades de ensino e de aprendizagem da temática, tendo como perspectiva a indicação de possibilidades de ação a partir de olhares de estudiosos do tema, autores de livros, professores e alunos, a partir da ótica da pesquisadora e de sua experiência ensinando matemática. Minha intenção é analisar o tema, buscando a compreensão do seu processo histórico de construção, analisar livros produzidos e adotados em escolas, ouvir professores que atuam com ensino de função e alunos desses professores, para que suas experiências, anseios, dúvidas, dificuldades e expectativas também possam ser consideradas, tudo isso objetivando identificar dificuldades, possibilidades e tendências, em termos de ensino de função para, a partir daí, definir princípios e diretrizes para o Ensino de Função e isso ser traduzido sob a forma de um produto de ensino a ser apresentado como proposta de ensino do tema Função, mais especificamente, Função Afim. Para isso, após breve descrição de minha trajetória de formação, proponho um estudo reflexivo sobre a construção histórica do tema Função, sobre propostas de ensino de Função presentes em livros didáticos, resultados de estudos sobre o tema e sobre práticas de professores a partir de suas falas, considerando a problemática da pesquisa que se detém sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem no nível médio relativo ao tema Função e finalizo estabelecendo princípios para o Ensino de Função e materializando esses princípios em Cadernos para o Ensino de Função, destinado a professores que atuam com o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, é fundamentada em Garnica (2004) e foi definida em duas etapas, com a primeira, de cunho bibliográfico, se configurando como diagnóstica, de caráter descritivo e realizada em três momentos, sendo finalizada através de um estudo do tipo estado da arte, fundamentado em Fiorentini e Lorenzato (2006). Na segunda etapa, a pesquisa se configura na modalidade narrativa, com a utilização da entrevista compreensiva, na perspectiva de Kaufmann (1996), na descrição delas, de acordo com Moraes & Galiazzi (2007) e na sua análise, a partir de categorias emergentes denominadas por Moraes (2003). As duas etapas possibilitaram a identificação de princípios para o ensino de Função, quais sejam: O processo de ensino e aprendizagem do tema Função deve ter como referência primeira os conhecimentos prévios dos alunos em relação à temática; A compreensão deve preceder a formalização; A proposição de atividades introdutórias ao Ensino de Função deve ter como referência a realidade dos alunos; A participação dos alunos na sua aprendizagem é condição necessária, de modo a torná-la um processo pessoal em que o aprender se transforme em fazer matemática; A abordagem das atividades precisa se dar de forma ampla e permitir a conexão com outras áreas de conhecimento e A diversidade na adoção de Tendências Metodológicas deve ser uma característica da Prática Pedagógica. Os princípios foram, então, tomados como as referências principais para a elaboração de uma proposta de ensino de Função denominada de Cadernos para o Ensino de Função, destinada a professores que atuam com o ensino do tema, no qual se destaca a compreensão conceitual de Função, a partir de atividades relativas ao cotidiano, na formalização gradual da temática e na consolidação da aprendizagem.
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Minha intenção é analisar o tema, buscando a compreensão do seu processo histórico de construção, analisar livros produzidos e adotados em escolas, ouvir professores que atuam com ensino de função e alunos desses professores, para que suas experiências, anseios, dúvidas, dificuldades e expectativas também possam ser consideradas, tudo isso objetivando identificar dificuldades, possibilidades e tendências, em termos de ensino de função para, a partir daí, definir princípios e diretrizes para o Ensino de Função e isso ser traduzido sob a forma de um produto de ensino a ser apresentado como proposta de ensino do tema Função, mais especificamente, Função Afim. Para isso, após breve descrição de minha trajetória de formação, proponho um estudo reflexivo sobre a construção histórica do tema Função, sobre propostas de ensino de Função presentes em livros didáticos, resultados de estudos sobre o tema e sobre práticas de professores a partir de suas falas, considerando a problemática da pesquisa que se detém sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem no nível médio relativo ao tema Função e finalizo estabelecendo princípios para o Ensino de Função e materializando esses princípios em Cadernos para o Ensino de Função, destinado a professores que atuam com o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, é fundamentada em Garnica (2004) e foi definida em duas etapas, com a primeira, de cunho bibliográfico, se configurando como diagnóstica, de caráter descritivo e realizada em três momentos, sendo finalizada através de um estudo do tipo estado da arte, fundamentado em Fiorentini e Lorenzato (2006). Na segunda etapa, a pesquisa se configura na modalidade narrativa, com a utilização da entrevista compreensiva, na perspectiva de Kaufmann (1996), na descrição delas, de acordo com Moraes & Galiazzi (2007) e na sua análise, a partir de categorias emergentes denominadas por Moraes (2003). As duas etapas possibilitaram a identificação de princípios para o ensino de Função, quais sejam: O processo de ensino e aprendizagem do tema Função deve ter como referência primeira os conhecimentos prévios dos alunos em relação à temática; A compreensão deve preceder a formalização; A proposição de atividades introdutórias ao Ensino de Função deve ter como referência a realidade dos alunos; A participação dos alunos na sua aprendizagem é condição necessária, de modo a torná-la um processo pessoal em que o aprender se transforme em fazer matemática; A abordagem das atividades precisa se dar de forma ampla e permitir a conexão com outras áreas de conhecimento e A diversidade na adoção de Tendências Metodológicas deve ser uma característica da Prática Pedagógica. Os princípios foram, então, tomados como as referências principais para a elaboração de uma proposta de ensino de Função denominada de Cadernos para o Ensino de Função, destinada a professores que atuam com o ensino do tema, no qual se destaca a compreensão conceitual de Função, a partir de atividades relativas ao cotidiano, na formalização gradual da temática e na consolidação da aprendizagem.The present study has the theme of Functional Teaching and as an object of investigation the teaching and learning difficulties of the subject, having as a perspective the indication of possibilities of action from the looks of scholars, authors of books, teachers and students , From the perspective of the researcher and her experience teaching mathematics. My intention is to analyze the theme, seeking to understand its historical process of construction, analyze books produced and adopted in schools, listen to teachers who work with role teaching and students of these teachers, so that their experiences, wishes, doubts, difficulties and expectations Can also be considered, all aiming to identify difficulties, possibilities and trends, in terms of teaching function to, from there, define principles and guidelines for Teaching Role and this be translated in the form of a teaching product to be presented As a teaching proposal of the theme Function, more specifically, Function Afim. To this end, after a brief description of my training trajectory, I propose a reflexive study on the historical construction of the theme Function, on teaching proposals of Function present in textbooks, results of studies on the subject and on practices of teachers from their Considering the problem of research that concerns the teaching and learning difficulties in the middle level related to the topic Function and I finish by establishing principles for the Teaching of Function and materializing these principles in Cadernos for the Teaching of Function, destined to teachers who work with the theme. The qualitative research is based on Garnica (2004) and was defined in two stages, with the first one, with a bibliographical character, being configured as a diagnostic, descriptive character and performed in three moments, being finalized through a study of the Type of state, based on Fiorentini and Lorenzato (2006). In the second stage, the research is configured in the narrative mode, using the comprehensive interview, from Kaufmann's (1996) perspective, in describing them, according to Moraes & Galiazzi (2007) and in their analysis, from emerging categories Denominated by Moraes (2003). The two stages allowed the identification of principles for the teaching of Function, which are: The teaching and learning process of the topic Function should have as a first reference the previous knowledge of the students in relation to the subject; Understanding must precede formalization; The proposition of introductory activities to the Teaching of Function should have as reference the reality of the students; Students' participation in their learning is a necessary condition in order to make it a personal process in which learning becomes mathematical; The approach to activities must take place in a broad way and allow the connection with other areas of knowledge and diversity in the adoption of Methodological Trends should be a characteristic of the Pedagogical Practice. The principles were then taken as the main references for the elaboration of a proposal of teaching of Function called Cadernos for the Teaching of Function, destined to teachers that act with the teaching of the subject, in which the conceptual understanding of Function , Based on daily activities, on the gradual formalization of the theme and on the consolidation of learning.SEDUC/PA - Secretaria de Estado de EducaçãoSEMEC/PA - Secretaria Municipal de EducaçãoporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e Científica1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASMatemática - Estudo e ensinoÁlgebraPrática de ensinoEnsino de função: sua compreensão e possibilidades de ação a partir de múltiplos olharesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Neivaldo Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6114611549541660http://lattes.cnpq.br/0536580901112144BARROS, Soraia das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_EnsinoFuncaoCompreensao.pdfDissertacao_EnsinoFuncaoCompreensao.pdfapplication/pdf2303752http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/10517/1/Dissertacao_EnsinoFuncaoCompreensao.pdf6e0f4ccf5d75915512890c2f78c14e2eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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