A poética das encruzilhadas de Arthur Leandro/Tata Kinamboji: Atos de fazer Güera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Bruna Suelen Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16050
Resumo: Dentro da linha de pesquisa teorias e interfaces epistêmicas emartes, do ProgramadePós-Graduação em Arte da UFPA, proponho uma cartografia que percorre partedaexperiência de Vida de Arthur Leandro/Tata Kinamboji. Este é um trabalho afirmativo, quetraz Exu na frente para conduzir caminhos, com a intenção de uma produção de conhecimentona qual apresento uma proposição conceitual e metodológica que defende a poéticadestehomem como uma encruzilhada, abrindo frestas entre a arte, o ativismo político nas Tradiçõesde Matriz Africana e o ensino das artes nas universidades em que lecionou. Defendoaideiada luta pela memória contra o esquecimento sobre quem foi Arthur Leandro/Tata Kinambojicom sua encruzilhada poética, como politização da mesma para marcar umlugardeimportância dessa pessoa para a Cultura e as Artes na cidade de Belém, e até nas Amazônias.Escuto os que conviveram com Arthur e que narram sua forma de fazer arte e políticaeprodução de conhecimento, completamente relacionadas com o movimento da vida dequemcompartilhou a existência com esse ser humano, e, assim, carrego emminha escritasuasvozes, pois acredito na profundidade dessas relações e em toda a potência poéticaquesópodemos alcançar nos encontros. As metodologias e as fundamentações teóricas aqui seancoram na ideia de tradição oral, validando as narrativas vividas como fontes de produçãodeconhecimento. Busco possibilidades abertas de escrita que intercruzema experiênciadevidade Arthur e sua Poética das Encruzilhadas, para dizer o conceito criado por ele deArte-Güera, como atitude de resistência a tudo que apequena e condiciona a vida e aarteemopressões, por isso vou enumerar quatro destes atos no decorrer no texto. Ao mesmotempo,evoco teóricos que já pensaram o genocídio do povo negro como umprojeto, relacionandoaquestão do embranquecimento da cultura brasileira com as necessidades de enfrentamentosesuperações dos apagamentos gerados por esta tentativa, tais como Abdias do Nascimento,Luiz Rufino, Luiz Simas, Zélia Amador de Deus, Muniz Sodré, entre outros – emsuamaioria,pessoas pretas, claro, para fortalecer uma forma antirracista de saber, no que diz respeitoaoprotagonismo da produção de conhecimento por quem vivencia as agruras desse projetonapele. Conecto essa bibliografia ao meu percorrer, meu tráfego pelas práticas poéticasdeArthur Leandro, narradas não apenas por mim, não apenas com meu olhar, mas comtodosque pude encontrar cruzando nossos caminhos. Proponho, além de minha escrita, dois mapaspoéticos, um visual e um de relatos, para abarcar as outras vozes que se cruzamnessescaminhos, dentro do método cartográfico que essa pesquisa se propõe. Aqui há umrecortedeuma vida e é epistemologia sim, pois é produção de saber, é poética e é política de valorizaçãodo patrimônio cultural afro-amazônico.
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Este é um trabalho afirmativo, quetraz Exu na frente para conduzir caminhos, com a intenção de uma produção de conhecimentona qual apresento uma proposição conceitual e metodológica que defende a poéticadestehomem como uma encruzilhada, abrindo frestas entre a arte, o ativismo político nas Tradiçõesde Matriz Africana e o ensino das artes nas universidades em que lecionou. Defendoaideiada luta pela memória contra o esquecimento sobre quem foi Arthur Leandro/Tata Kinambojicom sua encruzilhada poética, como politização da mesma para marcar umlugardeimportância dessa pessoa para a Cultura e as Artes na cidade de Belém, e até nas Amazônias.Escuto os que conviveram com Arthur e que narram sua forma de fazer arte e políticaeprodução de conhecimento, completamente relacionadas com o movimento da vida dequemcompartilhou a existência com esse ser humano, e, assim, carrego emminha escritasuasvozes, pois acredito na profundidade dessas relações e em toda a potência poéticaquesópodemos alcançar nos encontros. As metodologias e as fundamentações teóricas aqui seancoram na ideia de tradição oral, validando as narrativas vividas como fontes de produçãodeconhecimento. Busco possibilidades abertas de escrita que intercruzema experiênciadevidade Arthur e sua Poética das Encruzilhadas, para dizer o conceito criado por ele deArte-Güera, como atitude de resistência a tudo que apequena e condiciona a vida e aarteemopressões, por isso vou enumerar quatro destes atos no decorrer no texto. Ao mesmotempo,evoco teóricos que já pensaram o genocídio do povo negro como umprojeto, relacionandoaquestão do embranquecimento da cultura brasileira com as necessidades de enfrentamentosesuperações dos apagamentos gerados por esta tentativa, tais como Abdias do Nascimento,Luiz Rufino, Luiz Simas, Zélia Amador de Deus, Muniz Sodré, entre outros – emsuamaioria,pessoas pretas, claro, para fortalecer uma forma antirracista de saber, no que diz respeitoaoprotagonismo da produção de conhecimento por quem vivencia as agruras desse projetonapele. Conecto essa bibliografia ao meu percorrer, meu tráfego pelas práticas poéticasdeArthur Leandro, narradas não apenas por mim, não apenas com meu olhar, mas comtodosque pude encontrar cruzando nossos caminhos. Proponho, além de minha escrita, dois mapaspoéticos, um visual e um de relatos, para abarcar as outras vozes que se cruzamnessescaminhos, dentro do método cartográfico que essa pesquisa se propõe. Aqui há umrecortedeuma vida e é epistemologia sim, pois é produção de saber, é poética e é política de valorizaçãodo patrimônio cultural afro-amazônico.Inside of the line of research theories and epistemic interfaces in arts, fromthe GraduateProgram in Art at UFPA, I propose a cartography that covers part of the life experienceofArthur Leandro/Tata Kinamboji. This is an affirmative work, which brings Exuinfront toopen paths, with the intention of producing knowledge in which I present a conceptual andmethodological proposition that defends the poetics of this man as a crossroads, openinggapsbetween art, political activism in Traditions of African Matrix and the teaching of theartsinthe universities where he taught. I defend the idea of the fight for memory against oblivionabout who Arthur Leandro/Tata Kinamboji was with his poetic crossroads, as a politicizationof the same to mark a place of importance for this person for Culture and the Arts inthecityof Belém, and even in the Amazon . I listen to those who lived with Arthur and whonarratehis way of making art and I look for open possibilities of writing that intersect Arthur'slifeexperience and his Poetics of the crossroads, to say the concept created by himof Art-Güera,as an attitude of resistance to everything that diminishes and conditions life andart intooppression, so I will list four of these acts in the course of the text. At the same time, I evoketheorists who have already thought of the genocide of the black people as a project, relatingthe issue of the whitening of Brazilian culture to the needs of confronting and overcomingtheerasures generated by this attempt, such as Abdias do Nascimento, Luiz Rufino, LuizSimas,Zélia Amador de Deus, Muniz Sodré, among others – mostly black people, of course, tostrengthen an anti-racist way of knowing, with regard to the protagonismof knowledgeproduction by those who experience the hardships of this project firsthand. I connect thisbibliography to my travels, my traffic through the poetic practices of Arthur Leandro, narratednot only by me, not only with my gaze, but with everyone I could find crossing our paths. Ipropose, in addition to my writing, two poetic maps, one visual and one withreports, toencompass the other voices that cross these paths, within the cartographic methodthat thisresearch proposes. Here there is a glimpse of a life and yes, it is epistemology, becauseit isthe production of knowledge, it is poetics and it is a policy of valuing the Afro-Amazoniancultural heritageSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-11-06T14:43:28Z No. of bitstreams: 1 Tese_EncruzilhadasArthurLeandro.pdf: 11778444 bytes, checksum: 486bf0ba7d730f66a87096c282107be4 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2023-11-06T14:44:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_EncruzilhadasArthurLeandro.pdf: 11778444 bytes, checksum: 486bf0ba7d730f66a87096c282107be4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-06T14:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_EncruzilhadasArthurLeandro.pdf: 11778444 bytes, checksum: 486bf0ba7d730f66a87096c282107be4 (MD5) Previous issue date: 2023-08-16porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da ArteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESARTESArte e políticaPatrimônio cultural afroamazônicoPoética (Arte)Arthur LeandroTáta KinambojiA poética das encruzilhadas de Arthur Leandro/Tata Kinamboji: Atos de fazer Güerainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisLEÃO, Ana Cláudia do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/3091200390689592http://lattes.cnpq.br/7880604570097384BARROS, Bruna Suelen SilvaORIGINALTese_EncruzilhadasArthurLeandro.pdfTese_EncruzilhadasArthurLeandro.pdfapplication/pdf11778444https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16050/1/Tese_EncruzilhadasArthurLeandro.pdf486bf0ba7d730f66a87096c282107be4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16050/2/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/16050/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD532011/160502024-03-05 10:53:57.344oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-03-05T13:53:57Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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