Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Anna Cecília de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628
Resumo: Essa escritura reporta a investigação teórico-prática do processo criativo denominado de “Mulheres em mim”. O estudo nasce no âmbito da dança e busca compreender como o corpo, entendido enquanto organismo pulsante da pesquisadora, pode ser modificado em seu estado psicofísico durante a efetuação de artifícios metodológicos úteis a vivências laboratoriais de criação, sendo denominado para esta pesquisa de corpo metafenômeno, conforme significado aplicado ao termo por José Gil. O material disposto no memorial, assente em ocorrências insurgidas durante à investigação e abrange conteúdos que se referem, sobretudo, à transcursão do trabalho artístico desenvolvido, abordando temas procedentes na composição de rotas poéticas, dos procedimentos metodológicos aplicados operacionalmente, da relação do corpo com o espaço e da preparação corporal. Para tanto, são convocados autores como a linguista brasileira Cecília Salles, o filósofo moçambicano José Gil, o ator e teórico brasileiro Renato Ferracini, o diretor polonês Jerzy Grotowski, as pesquisadoras no âmbito da dança, Patrícia Leal e Ana Flávia Mendes, entre outros estudiosos, a subsidiarem em tais alocuções. A exploração pretende indicar, ao invés de adotar, criar ou fixar impositivamente paradigmas voltados a modos de consecução de um processo criativo em dança, ponderações sobre o assunto, considerando o lugar de onde a pesquisadora fala, o de intérprete-criadora.
id UFPA_c9b097c7b19867af87d35ad8e0a2e1e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/9628
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2018-03-27T13:37:15Z2018-03-27T13:37:15Z2017-06-20SILVA, Anna Cecília de Oliveira. Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628Essa escritura reporta a investigação teórico-prática do processo criativo denominado de “Mulheres em mim”. O estudo nasce no âmbito da dança e busca compreender como o corpo, entendido enquanto organismo pulsante da pesquisadora, pode ser modificado em seu estado psicofísico durante a efetuação de artifícios metodológicos úteis a vivências laboratoriais de criação, sendo denominado para esta pesquisa de corpo metafenômeno, conforme significado aplicado ao termo por José Gil. O material disposto no memorial, assente em ocorrências insurgidas durante à investigação e abrange conteúdos que se referem, sobretudo, à transcursão do trabalho artístico desenvolvido, abordando temas procedentes na composição de rotas poéticas, dos procedimentos metodológicos aplicados operacionalmente, da relação do corpo com o espaço e da preparação corporal. Para tanto, são convocados autores como a linguista brasileira Cecília Salles, o filósofo moçambicano José Gil, o ator e teórico brasileiro Renato Ferracini, o diretor polonês Jerzy Grotowski, as pesquisadoras no âmbito da dança, Patrícia Leal e Ana Flávia Mendes, entre outros estudiosos, a subsidiarem em tais alocuções. A exploração pretende indicar, ao invés de adotar, criar ou fixar impositivamente paradigmas voltados a modos de consecução de um processo criativo em dança, ponderações sobre o assunto, considerando o lugar de onde a pesquisadora fala, o de intérprete-criadora.This writing reports the theoretical-practical investigation of the creative process called "Women in me". The study is born within the scope of dance and seeks to understand how the body, understood as a pulsating organism of the researcher, can be modified in its psychophysical state during the accomplishment of methodological artifices useful to laboratorial experiences of creation, being called for this body metaphenomic research, According to the meaning applied to the term by José Gil. The material presented in the memorial, based on occurrences insurged during the investigation, covers contents that refer, above all, to the progression of the artistic work developed, addressing themes derived from the composition of poetic routes, the operationally applied methodological procedures, the relation of the body to the Space and body preparation. To this end, authors such as Brazilian linguist Cecília Salles, Mozambican philosopher José Gil, Brazilian actor and theoretician Renato Ferracini, Polish director Jerzy Grotowski, dance researchers, Patrícia Leal and Ana Flávia Mendes, among other scholars, To subsidize such speeches. The exploration intends to indicate, instead of adopting, imposition or imposition of paradigms directed towards the ways of achieving a creative process in dance, considering the place where the researcher speaks, the interpreter-creator.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFPABrasilInstituto de Ciências da Arte1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCAPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESARTESDança - Processo criativoCorpo como suporte da arteCorpo e mente - ArteMulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômenoWomen in me: Body danced trajectory metaphenômenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCAR, Cesário Augusto Pimentel dehttp://lattes.cnpq.br/0024366223698692http://lattes.cnpq.br/3873884571482774SILVA, Anna Cecília de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdfDissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdfapplication/pdf6013771http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/1/Dissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdf2565d4495537b2f875c3dd686f40621eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/5/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD55TEXTDissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdf.txtDissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdf.txtExtracted texttext/plain170999http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/6/Dissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdf.txtef8d0f4d2956c514bf06ecf49a0921afMD562011/96282019-12-17 16:14:07.886oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-12-17T19:14:07Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Women in me: Body danced trajectory metaphenômeno
title Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
spellingShingle Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
SILVA, Anna Cecília de Oliveira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Dança - Processo criativo
Corpo como suporte da arte
Corpo e mente - Arte
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
title_short Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
title_full Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
title_fullStr Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
title_full_unstemmed Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
title_sort Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
author SILVA, Anna Cecília de Oliveira
author_facet SILVA, Anna Cecília de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0024366223698692
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3873884571482774
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Anna Cecília de Oliveira
contributor_str_mv ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Dança - Processo criativo
Corpo como suporte da arte
Corpo e mente - Arte
POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - Processo criativo
Corpo como suporte da arte
Corpo e mente - Arte
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv ARTES
description Essa escritura reporta a investigação teórico-prática do processo criativo denominado de “Mulheres em mim”. O estudo nasce no âmbito da dança e busca compreender como o corpo, entendido enquanto organismo pulsante da pesquisadora, pode ser modificado em seu estado psicofísico durante a efetuação de artifícios metodológicos úteis a vivências laboratoriais de criação, sendo denominado para esta pesquisa de corpo metafenômeno, conforme significado aplicado ao termo por José Gil. O material disposto no memorial, assente em ocorrências insurgidas durante à investigação e abrange conteúdos que se referem, sobretudo, à transcursão do trabalho artístico desenvolvido, abordando temas procedentes na composição de rotas poéticas, dos procedimentos metodológicos aplicados operacionalmente, da relação do corpo com o espaço e da preparação corporal. Para tanto, são convocados autores como a linguista brasileira Cecília Salles, o filósofo moçambicano José Gil, o ator e teórico brasileiro Renato Ferracini, o diretor polonês Jerzy Grotowski, as pesquisadoras no âmbito da dança, Patrícia Leal e Ana Flávia Mendes, entre outros estudiosos, a subsidiarem em tais alocuções. A exploração pretende indicar, ao invés de adotar, criar ou fixar impositivamente paradigmas voltados a modos de consecução de um processo criativo em dança, ponderações sobre o assunto, considerando o lugar de onde a pesquisadora fala, o de intérprete-criadora.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-27T13:37:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-27T13:37:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Anna Cecília de Oliveira. Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628
identifier_str_mv SILVA, Anna Cecília de Oliveira. Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628. Acesso em:.
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências da Arte
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.pt_BR.fl_str_mv 1 CD-ROM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/1/Dissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/9628/6/Dissertacao_MulheresTrajetoriaDancada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2565d4495537b2f875c3dd686f40621e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
ef8d0f4d2956c514bf06ecf49a0921af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771864229412864