Procedimento de observação de pareamento de estímulos: Efeitos da alternância de pareamentos e testes na aquisição de resposta de ouvinte e tatos em crianças com autismo
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12804 |
Resumo: | Muitas das oportunidades de aprendizagem de repertórios verbais ocorrem nas interações cotidianas quando crianças escutam outras pessoas falando sobre os objetos/eventos, sem demandar respostas das mesmas crianças. Um procedimento que se assemelha a este tipo de interações é o procedimento de observação de pareamento de estímulos (Stimulus Pairing Observation Procedure – SPOP). O SPOP vem sendo utilizado recentemente para investigar a aprendizagem de repertórios verbais. Alguns estudos têm sugerido que a alternância de SPOP e testes dos repertórios verbais (ciclos de SPOP-teste) poderia favorecer a aquisição dos repertórios verbais em crianças e adolescentes com autismo. O presente estudo investigou, por meio de um delineamento de sondas múltiplas entre participantes com alternância de tratamentos, a eficiência dos ciclos SPOP-teste comparativamente à implementação do SPOP com testes apenas ao final de um número de pareamentos equivalente aos pareamentos realizados nos ciclos, na aquisição de tatos e resposta de ouvinte em três crianças com autismo. Os resultados indicaram a eficácia do SPOP para induzir a emergência desses repertórios em crianças com autismo, e que os ciclos de SPOP-teste podem ser mais eficientes comparativamente à implementação apenas do SPOP. Discute-se o papel da alternância dos pareamentos e testes na efetividade do SPOP e a importância da realização de pré- testes dos diferentes repertórios de nomeação dos indivíduos antes da implementação do SPOP. |
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2020-11-04T16:13:31Z2020-11-04T16:13:31Z2019-06-17Ó, Lorraine Calandrini Araújo do. Procedimento de observação de pareamento de estímulos: Efeitos da alternância de pareamentos e testes na aquisição de resposta de ouvinte e tatos em crianças com autismo. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. 2019. 39 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: . Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12804Muitas das oportunidades de aprendizagem de repertórios verbais ocorrem nas interações cotidianas quando crianças escutam outras pessoas falando sobre os objetos/eventos, sem demandar respostas das mesmas crianças. Um procedimento que se assemelha a este tipo de interações é o procedimento de observação de pareamento de estímulos (Stimulus Pairing Observation Procedure – SPOP). O SPOP vem sendo utilizado recentemente para investigar a aprendizagem de repertórios verbais. Alguns estudos têm sugerido que a alternância de SPOP e testes dos repertórios verbais (ciclos de SPOP-teste) poderia favorecer a aquisição dos repertórios verbais em crianças e adolescentes com autismo. O presente estudo investigou, por meio de um delineamento de sondas múltiplas entre participantes com alternância de tratamentos, a eficiência dos ciclos SPOP-teste comparativamente à implementação do SPOP com testes apenas ao final de um número de pareamentos equivalente aos pareamentos realizados nos ciclos, na aquisição de tatos e resposta de ouvinte em três crianças com autismo. Os resultados indicaram a eficácia do SPOP para induzir a emergência desses repertórios em crianças com autismo, e que os ciclos de SPOP-teste podem ser mais eficientes comparativamente à implementação apenas do SPOP. Discute-se o papel da alternância dos pareamentos e testes na efetividade do SPOP e a importância da realização de pré- testes dos diferentes repertórios de nomeação dos indivíduos antes da implementação do SPOP.Many of the opportunities for verbal repertoire learning occur in everyday interactions as children listen to other people talking about objects/events without demanding responses from them. A procedure that resembles this type of interactions is the Stimulus Pairing Observation Procedure (SPOP). The SPOP has recently been used to investigate verbal repertoire learning. Some studies have suggested that alternating SPOP and verbal repertoire tests (SPOP-test cycles) could favor the acquisition of verbal repertoires in children and adolescents with autism. The present study investigated, through a multiple probe design among participants with alternating treatments, the efficiency of the SPOP-test cycles compared to the SPOP implementation with tests only after a number of pairings equivalent to the pairings performed in the cycles, in the acquisition of tact and listener response in children with autism. The results demonstrated the efficacy of SPOP to induce the emergence of these repertoires in children with autism and that SPOP-test cycles are more efficient compared to SPOP implementation alone. The role of alternating pairings and tests on the effectiveness of SPOP and the importance of performing pre-tests of the different naming repertoires of individuals prior to SPOP implementation are discussed.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do ComportamentoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccess1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAISPSICOLOGIA EXPERIMENTALPsicologia - análise do comportamentoAnálise do comportamentoAutismo em criançasTato - aspecto psicológicoComportamento do ouvinte - respostaEstímulos - SPOPPareamento: procedimento de observação - autismoNomeaçãoProcedimento de observação de pareamento de estímulos: Efeitos da alternância de pareamentos e testes na aquisição de resposta de ouvinte e tatos em crianças com autismoStimulus pairing observation procedure: Effects of the alternation of pairings and tests on the acquisition of listener response and tact in children with autisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSOUZA, Carlos Barbosa Alves dehttp://lattes.cnpq.br/1264063598919201http://lattes.cnpq.br/9619227227928558Ó, Lorraine Calandrini Araújo dohttps://orcid.org/0000-0001-8849-5455ORIGINALDissertacao_ProcedimentoObservacaoPareamento.pdfDissertacao_ProcedimentoObservacaoPareamento.pdfapplication/pdf1138900http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12804/1/Dissertacao_ProcedimentoObservacaoPareamento.pdfceb19d65a20ea29cbb8bfded595bea3dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12804/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12804/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD542011/128042020-11-23 19:01:16.123oai:repositorio.ufpa.br:2011/12804Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232020-11-23T22:01:16Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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