Insólitos sons da Amazônia? Experiência e espírito de época na cena e no circuito rock de Belém do Pará entre 1982 e 1993
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15777 |
Resumo: | Nesta dissertação busco discutir e compreender se os relatos atuais das experiências individuais e coletivas dos sujeitos, especialmente músicos, produtores e consumidores de rock em Belém do Pará comunicam algum tipo de relação entre determinado período cronológico (que vai de 1982 a 1993) das cenas musicais (Cf. Straw, 1991) e os circuitos (Cf. Magnani) e um possível “espírito de época” (Zeitgeist). Objetivando evidenciar estas relações, busquei observar e estabelecer um diálogo entre a memória dos sujeitos entrevistados, que vivenciaram aquele período, aos trânsitos específicos pela cidade bem como pela apropriação e atribuição de significado aos espaços e experiências. Indo além, o referido espírito de época não estaria “aprisionado” cronologicamente, mas também pode(ria) ser evocado atualmente através de lugares de fala que singularizam e tornam, retrospectivamente, a década de oitenta um período peculiar. Atento a isto, sei que este trabalho também se constitui em um elemento que colabora e se insere em tais construções, mais que linguísticas, ligadas às experiências dos sujeitos. Este trabalho dialoga com a Comunicação, com a Sociologia Compreensiva, com a História e com a Filosofia de modo bastante próximo, sem deixar de lado, obviamente a Antropologia. Deste modo, o principal para mim no desenvolvimento desta pesquisa foi justamente observar a relação de sujeitos, sua época, sociedade e mesmo temporalidade. Não objetivo apresentar a trajetória ou mesmo gênese do rock em Belém, tampouco esmiuçá-la, mas sim discutir as interrelações entre formação sócio-histórica e conteúdo memorialístico dos sujeitos sobre uma época em que a cena e o circuito musical rocker ganharam impulso. |
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2023-06-28T15:17:28Z2023-06-28T15:17:28Z2013-08-14OLIVEIRA, Enderson Geraldo de Souza. Insólitos sons da Amazônia? Experiência e espírito de época na cena e no circuito rock de Belém do Pará entre 1982 e 1993. Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15777. Acesso em:.https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15777Nesta dissertação busco discutir e compreender se os relatos atuais das experiências individuais e coletivas dos sujeitos, especialmente músicos, produtores e consumidores de rock em Belém do Pará comunicam algum tipo de relação entre determinado período cronológico (que vai de 1982 a 1993) das cenas musicais (Cf. Straw, 1991) e os circuitos (Cf. Magnani) e um possível “espírito de época” (Zeitgeist). Objetivando evidenciar estas relações, busquei observar e estabelecer um diálogo entre a memória dos sujeitos entrevistados, que vivenciaram aquele período, aos trânsitos específicos pela cidade bem como pela apropriação e atribuição de significado aos espaços e experiências. Indo além, o referido espírito de época não estaria “aprisionado” cronologicamente, mas também pode(ria) ser evocado atualmente através de lugares de fala que singularizam e tornam, retrospectivamente, a década de oitenta um período peculiar. Atento a isto, sei que este trabalho também se constitui em um elemento que colabora e se insere em tais construções, mais que linguísticas, ligadas às experiências dos sujeitos. Este trabalho dialoga com a Comunicação, com a Sociologia Compreensiva, com a História e com a Filosofia de modo bastante próximo, sem deixar de lado, obviamente a Antropologia. Deste modo, o principal para mim no desenvolvimento desta pesquisa foi justamente observar a relação de sujeitos, sua época, sociedade e mesmo temporalidade. Não objetivo apresentar a trajetória ou mesmo gênese do rock em Belém, tampouco esmiuçá-la, mas sim discutir as interrelações entre formação sócio-histórica e conteúdo memorialístico dos sujeitos sobre uma época em que a cena e o circuito musical rocker ganharam impulso.In this work I seek to discuss and understand if the current reports of individual and collective experiences, especially by musicians, producers and consumers of rock in Belém, communicate some sort of relation between a chronological period (going from 1982 to 1993) of the musical scene (Straw, 1991) and circuit (see Magnani) and a possible “spirit of the age” (Zeitgeist). Aiming to demonstrate those relationships, I observed and sought to establish a dialogue between the memory of the individuals, who experienced that period, and their specific transits through the city as well as the ownership and attribution of meaning to the spaces and experiences. Going beyond, the spirit of the time is not be “trapped” chronologically, but can (could) also currently be evoked through places that individualize speech and make the eighties a retrospectively peculiar period. Mindful of this, I know that this work also constitutes an element that cooperates and is inserted in such constructions, more than language, related to experiences of subjects. This work deals with communication, with Comprehensive Sociology, History and Philosophy in a pretty close way, without forgetting Anthropology, of course. Thus, the main thing for me in the development of this research was precisely observing the relationship of persons, its time, society and even temporality. It is not intended to present the history or even the genesis of rock in Belém, nor scrutinize it, but to discuss the interrelationships between a socio-historical education and the memorialistic content concerning a time in which the rock music scene and circuit gained momentum.Submitted by Anderson Santos (anderson.conceicao.santos@icsa.ufpa.br) on 2023-06-14T20:22:46Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InsolitosSonsAmazonia.pdf: 2605515 bytes, checksum: 21be7302f39ac50b1f16d23c174e6bd8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2023-06-28T15:17:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_InsolitosSonsAmazonia.pdf: 2605515 bytes, checksum: 21be7302f39ac50b1f16d23c174e6bd8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T15:17:28Z (GMT). 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Experiência e espírito de época na cena e no circuito rock de Belém do Pará entre 1982 e 1993info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOSTA, Antonio Maurício Dias dahttp://lattes.cnpq.br/2563255308649361https://orcid.org/0000-0002-0223-9264OLIVEIRA, Enderson Geraldo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_InsolitosSonsAmazonia.pdfDissertacao_InsolitosSonsAmazonia.pdfapplication/pdf2605515https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15777/1/Dissertacao_InsolitosSonsAmazonia.pdf21be7302f39ac50b1f16d23c174e6bd8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15777/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15777/3/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD532011/157772024-03-07 10:30:46.25oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232024-03-07T13:30:46Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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