Procedimentos experimentais para avaliação da emissão de poeira em manuseio de minério
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13409 |
Resumo: | A geração de poeira durante o manuseio e transporte de granéis acarreta uma série de problemas, tais como a poluição do ar e perda de material valioso. Em função do risco associado à inalação de poeira, diversos mecanismos de controle têm sido adotados. A utilização de água é uma opção viável para se inibir a geração de poeira, embora a utilização de supressores químicos, em alguns casos seja mais adequado. No entanto, normas e métodos para caracterização da geração de particulados, para a escolha adequada do mecanismo de controle, não são muito consolidados na literatura. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver metodologias de ensaios para avaliar a emissão de particulados de minérios. A emissão de particulado durante o transporte foi avaliada em uma bancada de ensaios desenvolvida através da adaptação de um túnel de vento existente, por meio de ensaios com modelo de vagão, nas velocidades do ar de 40 km/h e 70 km/h, para diferentes valores de umidade do minério de ferro. Resultados mostram que o aumento da velocidade do escoamento aumenta a perda de massa de material contida no interior do modelo de vagão e o aumento da umidade do material reduz significativamente a perda de massa, sendo potencializado com o uso de supressores de poeira aplicado na superfície do material. Para simular o manuseio do material, desenvolveu-se uma bancada que utiliza o conceito da técnica de torre de poeira, a qual possibilita ensaios de geração da poeira durante a descarga de material. Nos resultados obtidos verifica-se também que o aumento de umidade do material reduz significativamente a emissão de particulados, sendo mais evidente para os materiais que possuem maior percentual de finos. A influência de supressores também foi avaliada, e dentre os reagentes testados, o Fe2(SO4)3 apresentou o melhor resultado para o pellet feed moído, reduzindo bastante a emissão de particulados em relação ao uso somente de água. Para as pelotas, o Ca(OH)2 apresentou os melhores resultados para a condição sem tempo de cura e o CaCl2 para a condição com tempo de cura de 2 horas. Portanto, os resultados mostram que as bancadas e procedimentos experimentais desenvolvidos, apresentaram resultados satisfatório e coerentes, os quais são confiáveis para a caracterização da emissão de particulados de diversos materiais. |
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2021-08-24T20:55:16Z2021-08-24T20:55:16Z2018-11-29SANTOS JUNIOR, Ronaldo Menezes dos. Procedimentos experimentais para avaliação da emissão de poeira em manuseio de minério. Orientador: André Luiz Amarante Mesquita. 2021. 201 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13409. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13409A geração de poeira durante o manuseio e transporte de granéis acarreta uma série de problemas, tais como a poluição do ar e perda de material valioso. Em função do risco associado à inalação de poeira, diversos mecanismos de controle têm sido adotados. A utilização de água é uma opção viável para se inibir a geração de poeira, embora a utilização de supressores químicos, em alguns casos seja mais adequado. No entanto, normas e métodos para caracterização da geração de particulados, para a escolha adequada do mecanismo de controle, não são muito consolidados na literatura. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver metodologias de ensaios para avaliar a emissão de particulados de minérios. A emissão de particulado durante o transporte foi avaliada em uma bancada de ensaios desenvolvida através da adaptação de um túnel de vento existente, por meio de ensaios com modelo de vagão, nas velocidades do ar de 40 km/h e 70 km/h, para diferentes valores de umidade do minério de ferro. Resultados mostram que o aumento da velocidade do escoamento aumenta a perda de massa de material contida no interior do modelo de vagão e o aumento da umidade do material reduz significativamente a perda de massa, sendo potencializado com o uso de supressores de poeira aplicado na superfície do material. Para simular o manuseio do material, desenvolveu-se uma bancada que utiliza o conceito da técnica de torre de poeira, a qual possibilita ensaios de geração da poeira durante a descarga de material. Nos resultados obtidos verifica-se também que o aumento de umidade do material reduz significativamente a emissão de particulados, sendo mais evidente para os materiais que possuem maior percentual de finos. A influência de supressores também foi avaliada, e dentre os reagentes testados, o Fe2(SO4)3 apresentou o melhor resultado para o pellet feed moído, reduzindo bastante a emissão de particulados em relação ao uso somente de água. Para as pelotas, o Ca(OH)2 apresentou os melhores resultados para a condição sem tempo de cura e o CaCl2 para a condição com tempo de cura de 2 horas. Portanto, os resultados mostram que as bancadas e procedimentos experimentais desenvolvidos, apresentaram resultados satisfatório e coerentes, os quais são confiáveis para a caracterização da emissão de particulados de diversos materiais.The generation of dust during the handling and transportation of bulk causes a series of problems, such as the erected air and loss of valuable material. Due to the risk associated with inhalation of dust, several control mechanisms have been adopted. The use of water is a viable option to inhibit the generation of dust, although the use of chemical suppressants is in some cases more appropriate. However, standards and methods for characterizing the generation of particulates are not very consolidated in the literature, for the proper selection of the control mechanism. Therefore, this study aimed to develop test methodologies to evaluate the emission of minerals particulate. The emission of particulate during transport was evaluated in a test bench developed by adapting an existing wind tunnel, using a wagon model and air speeds of 40 km/h and 70 km/h, for different iron ore moisture values. Results show that the increase in flow speed increases the loss of material mass contained inside the wagon model and the increase in material moisture significantly reduces the loss of mass, being enhanced with the use of dust suppressants applied to the material surface. To simulate material handling, a bench was developed using the dust tower technique concept, which allows dust generation tests during material discharge. In the results obtained, it is also verified that the increase in material moisture significantly reduces the emission of particulates, being more evident for materials that have a higher percentage of fines. The influence of suppressants was also evaluated, and among the tested reagents Fe2(SO4)3 showed the best result for the pellet feed milled, greatly reducing the emission of particulates in relation to the use of water only. For pellets, Ca(OH)2 showed the best results without curing time and CaCl2 for the condition with curing time of 2 hours. Therefore, the results show that the benches and experimental procedures developed, presented satisfactory and coherent results, which are reliable for the characterization of the emission of particulates from different materials.Submitted by Ronald Brandão (ronald23706@gmail.com) on 2021-07-09T14:56:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProcedimentosExperimentaisAvaliacao.pdf: 4715961 bytes, checksum: b3cb29f9da1d54fa057c419ab2815890 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Approved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2021-08-24T20:55:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_ProcedimentosExperimentaisAvaliacao.pdf: 4715961 bytes, checksum: b3cb29f9da1d54fa057c419ab2815890 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-24T20:55:16Z (GMT). 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