Sapurahái de Karuára: mitos, instrumentos musicais e canto entre os Suruí Aikewára
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5301 |
Resumo: | Os conhecimentos tradicionais se ligam a processos de aprendizagem baseados na interação dos grupos humanos com o meio ambiente, envolvendo experimentação, especulação e experiência de seus membros que sistematizam um conjunto de concepções e práticas de socialização intergeracional. O estudo desenvolvido entre os Suruí Aikewára, no estado do Pará, aborda a constituição desses conhecimentos e práticas relativas ao canto ligando-o aos mitos e aos processos de construção dos instrumentos musicais, como via de entrada para o entendimento do universo cultural indígena, acionados na dança do Sapurahái e no rito Karuára. |
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2014-07-10T12:09:07Z2014-07-10T12:09:07Z2007-09-24SILVA, Gilmar Matta da. Sapurahái de Karuára: mitos, instrumentos musicais e canto entre os Suruí Aikewára. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5301Os conhecimentos tradicionais se ligam a processos de aprendizagem baseados na interação dos grupos humanos com o meio ambiente, envolvendo experimentação, especulação e experiência de seus membros que sistematizam um conjunto de concepções e práticas de socialização intergeracional. O estudo desenvolvido entre os Suruí Aikewára, no estado do Pará, aborda a constituição desses conhecimentos e práticas relativas ao canto ligando-o aos mitos e aos processos de construção dos instrumentos musicais, como via de entrada para o entendimento do universo cultural indígena, acionados na dança do Sapurahái e no rito Karuára.The traditional knowledge are connected through processes of learning based on the interaction between the human groups and the environment, involving experimentation, speculation and experience of its members that systemize a set of practical conceptions and in relation of intergenerational. The study was developed between the Suruí Aikewára, in the State of Pará, it approaches the constitution of these relative practical knowledge and song connecting to the myths and the processes of construction of the musical instruments, form the starting point of entrance for the agreement of the indigenous cultural universe, defendants in the dance of Sapurahái and the rite Karuára.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFPABrasilInstituto de Filosofia e Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENAEtnomusicologiaSuruí AikewáraÍndioCultura indígenaConhecimento tradicionalMitoPará - EstadoAmazônia brasileiraSapurahái de Karuára: mitos, instrumentos musicais e canto entre os Suruí AikewáraSapurahái of Karuára: myth, musical instruments and song between the Suruí Aikewárainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBELTRÃO, Jane Felipehttp://lattes.cnpq.br/6647582671406048MASTOP-LIMA, Luiza de Nazaréhttp://lattes.cnpq.br/1067737666679586http://lattes.cnpq.br/4686550192661906SILVA, Gilmar Matta dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_SapurahaiKaruaraMitos.pdfDissertacao_SapurahaiKaruaraMitos.pdfapplication/pdf12262556http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5301/1/Dissertacao_SapurahaiKaruaraMitos.pdfd2d01c1da347099566f55747c00f990fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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