''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAUÉS, Raymundo Heraldo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991
Resumo: A utilização do corpo como instrumento de culto e louvor, em técnicas de cura ou de outros tipos, por católicos carismáticos, que tem despertado tanta atenção, também por sua exibição na mídia (através da atuação de ministros como o padre Marcelo Rossi, no Brasil), permite uma reflexão e um estudo comparativo com outras formas de culto, entre as quais aquelas com características xamânicas, como a pajelança rural amazônica (não indígena) e as religiões afro-brasileiras. Partindo da noção de técnicas corporais, formulada por Marcel Mauss, e lidando com conceitos de autores como Merleau Ponty, Pierre Bourdieu e Thomas Csordas, o artigo analisa parte do material empírico coletado pelo autor em sua pesquisa de campo, que tem como locus a cidade de Belém e a região do Salgado, na Amazônia Oriental brasileira.
id UFPA_ef9dff86977d1cf72b7e9f6d161b9675
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/5991
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2014-11-05T12:35:35Z2014-11-05T12:35:35Z2003MAUÉS, Raymundo Heraldo. ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 10-40, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v46n1/a01v46n1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012003000100001>.0034-7701http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991A utilização do corpo como instrumento de culto e louvor, em técnicas de cura ou de outros tipos, por católicos carismáticos, que tem despertado tanta atenção, também por sua exibição na mídia (através da atuação de ministros como o padre Marcelo Rossi, no Brasil), permite uma reflexão e um estudo comparativo com outras formas de culto, entre as quais aquelas com características xamânicas, como a pajelança rural amazônica (não indígena) e as religiões afro-brasileiras. Partindo da noção de técnicas corporais, formulada por Marcel Mauss, e lidando com conceitos de autores como Merleau Ponty, Pierre Bourdieu e Thomas Csordas, o artigo analisa parte do material empírico coletado pelo autor em sua pesquisa de campo, que tem como locus a cidade de Belém e a região do Salgado, na Amazônia Oriental brasileira.Charismatic Catholic's utilization of the body as instrument of cult and praise, with healing and other techniques, has called so much attention in Brazil. This is reinforced by mass media, especially through the role played by ministers as Father Marcelo Rossi. This fact permits a reflection and a comparative study with other kinds of cult, mainly those with shamanistic characteristics, as rural Amazon pajelança and Afro-Brazilian religions. This article begins with the notion of body techniques, as formulated by Marcel Mauss, and deals with Merleau-Ponty, Pierre Bourdieu and Thomas Csordas concepts. With these theoretical instruments, the article tries to analyze a part of the empirical data collected by the author in a field research among the Charismatic Catholics in the city of Belém and among rural inhabitants (peasants and craft fishermen) of Brazilian Eastern Amazon (coastal region of Pará State), whose mainly religious practice is pajelança and popular Catholicism.porAntropologia da religiãoRenovação Carismática CatólicaCura pela féTécnicas corporais na RCCDançaReligiãoXamanismoCatolicismoPajelançaÊxtaseTransePossessãoBelém - PARegião do Salgado - PAPará - EstadoAmazônia brasileira''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMAUÉS, Raymundo Heraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdfArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdfapplication/pdf91722http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/1/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf5b4a5c977d2e084bee68f7bf19877b2eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/3/license_text23f63091ab682deaf673f6bd687eadb1MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-822190http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/4/license_rdf19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81704http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/5/license.txt8d73ce52af4613a96b33573d09bea8c9MD55TEXTArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txtArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txtExtracted texttext/plain64085http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/6/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txt7e62b420ca22940d651963323a45929dMD562011/59912019-05-23 08:59:47.684oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T11:59:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
title ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
spellingShingle ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
MAUÉS, Raymundo Heraldo
Antropologia da religião
Renovação Carismática Católica
Cura pela fé
Técnicas corporais na RCC
Dança
Religião
Xamanismo
Catolicismo
Pajelança
Êxtase
Transe
Possessão
Belém - PA
Região do Salgado - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
title_short ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
title_full ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
title_fullStr ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
title_full_unstemmed ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
title_sort ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
author MAUÉS, Raymundo Heraldo
author_facet MAUÉS, Raymundo Heraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAUÉS, Raymundo Heraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia da religião
Renovação Carismática Católica
Cura pela fé
Técnicas corporais na RCC
Dança
Religião
Xamanismo
Catolicismo
Pajelança
Êxtase
Transe
Possessão
Belém - PA
Região do Salgado - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
topic Antropologia da religião
Renovação Carismática Católica
Cura pela fé
Técnicas corporais na RCC
Dança
Religião
Xamanismo
Catolicismo
Pajelança
Êxtase
Transe
Possessão
Belém - PA
Região do Salgado - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
description A utilização do corpo como instrumento de culto e louvor, em técnicas de cura ou de outros tipos, por católicos carismáticos, que tem despertado tanta atenção, também por sua exibição na mídia (através da atuação de ministros como o padre Marcelo Rossi, no Brasil), permite uma reflexão e um estudo comparativo com outras formas de culto, entre as quais aquelas com características xamânicas, como a pajelança rural amazônica (não indígena) e as religiões afro-brasileiras. Partindo da noção de técnicas corporais, formulada por Marcel Mauss, e lidando com conceitos de autores como Merleau Ponty, Pierre Bourdieu e Thomas Csordas, o artigo analisa parte do material empírico coletado pelo autor em sua pesquisa de campo, que tem como locus a cidade de Belém e a região do Salgado, na Amazônia Oriental brasileira.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-05T12:35:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-05T12:35:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAUÉS, Raymundo Heraldo. ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 10-40, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v46n1/a01v46n1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012003000100001>.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0034-7701
identifier_str_mv MAUÉS, Raymundo Heraldo. ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 10-40, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v46n1/a01v46n1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012003000100001>.
0034-7701
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/1/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/2/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/4/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/5/license.txt
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/6/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b4a5c977d2e084bee68f7bf19877b2e
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
23f63091ab682deaf673f6bd687eadb1
19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d
8d73ce52af4613a96b33573d09bea8c9
7e62b420ca22940d651963323a45929d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771951667019776