''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991 |
Resumo: | A utilização do corpo como instrumento de culto e louvor, em técnicas de cura ou de outros tipos, por católicos carismáticos, que tem despertado tanta atenção, também por sua exibição na mídia (através da atuação de ministros como o padre Marcelo Rossi, no Brasil), permite uma reflexão e um estudo comparativo com outras formas de culto, entre as quais aquelas com características xamânicas, como a pajelança rural amazônica (não indígena) e as religiões afro-brasileiras. Partindo da noção de técnicas corporais, formulada por Marcel Mauss, e lidando com conceitos de autores como Merleau Ponty, Pierre Bourdieu e Thomas Csordas, o artigo analisa parte do material empírico coletado pelo autor em sua pesquisa de campo, que tem como locus a cidade de Belém e a região do Salgado, na Amazônia Oriental brasileira. |
id |
UFPA_ef9dff86977d1cf72b7e9f6d161b9675 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/5991 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2014-11-05T12:35:35Z2014-11-05T12:35:35Z2003MAUÉS, Raymundo Heraldo. ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 10-40, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v46n1/a01v46n1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012003000100001>.0034-7701http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991A utilização do corpo como instrumento de culto e louvor, em técnicas de cura ou de outros tipos, por católicos carismáticos, que tem despertado tanta atenção, também por sua exibição na mídia (através da atuação de ministros como o padre Marcelo Rossi, no Brasil), permite uma reflexão e um estudo comparativo com outras formas de culto, entre as quais aquelas com características xamânicas, como a pajelança rural amazônica (não indígena) e as religiões afro-brasileiras. Partindo da noção de técnicas corporais, formulada por Marcel Mauss, e lidando com conceitos de autores como Merleau Ponty, Pierre Bourdieu e Thomas Csordas, o artigo analisa parte do material empírico coletado pelo autor em sua pesquisa de campo, que tem como locus a cidade de Belém e a região do Salgado, na Amazônia Oriental brasileira.Charismatic Catholic's utilization of the body as instrument of cult and praise, with healing and other techniques, has called so much attention in Brazil. This is reinforced by mass media, especially through the role played by ministers as Father Marcelo Rossi. This fact permits a reflection and a comparative study with other kinds of cult, mainly those with shamanistic characteristics, as rural Amazon pajelança and Afro-Brazilian religions. This article begins with the notion of body techniques, as formulated by Marcel Mauss, and deals with Merleau-Ponty, Pierre Bourdieu and Thomas Csordas concepts. With these theoretical instruments, the article tries to analyze a part of the empirical data collected by the author in a field research among the Charismatic Catholics in the city of Belém and among rural inhabitants (peasants and craft fishermen) of Brazilian Eastern Amazon (coastal region of Pará State), whose mainly religious practice is pajelança and popular Catholicism.porAntropologia da religiãoRenovação Carismática CatólicaCura pela féTécnicas corporais na RCCDançaReligiãoXamanismoCatolicismoPajelançaÊxtaseTransePossessãoBelém - PARegião do Salgado - PAPará - EstadoAmazônia brasileira''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMAUÉS, Raymundo Heraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdfArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdfapplication/pdf91722http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/1/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf5b4a5c977d2e084bee68f7bf19877b2eMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-822302http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/3/license_text23f63091ab682deaf673f6bd687eadb1MD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-822190http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/4/license_rdf19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81704http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/5/license.txt8d73ce52af4613a96b33573d09bea8c9MD55TEXTArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txtArtigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txtExtracted texttext/plain64085http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/6/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txt7e62b420ca22940d651963323a45929dMD562011/59912019-05-23 08:59:47.684oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T11:59:47Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
title |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
spellingShingle |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) MAUÉS, Raymundo Heraldo Antropologia da religião Renovação Carismática Católica Cura pela fé Técnicas corporais na RCC Dança Religião Xamanismo Catolicismo Pajelança Êxtase Transe Possessão Belém - PA Região do Salgado - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
title_short |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
title_full |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
title_fullStr |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
title_full_unstemmed |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
title_sort |
''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais) |
author |
MAUÉS, Raymundo Heraldo |
author_facet |
MAUÉS, Raymundo Heraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAUÉS, Raymundo Heraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia da religião Renovação Carismática Católica Cura pela fé Técnicas corporais na RCC Dança Religião Xamanismo Catolicismo Pajelança Êxtase Transe Possessão Belém - PA Região do Salgado - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
topic |
Antropologia da religião Renovação Carismática Católica Cura pela fé Técnicas corporais na RCC Dança Religião Xamanismo Catolicismo Pajelança Êxtase Transe Possessão Belém - PA Região do Salgado - PA Pará - Estado Amazônia brasileira |
description |
A utilização do corpo como instrumento de culto e louvor, em técnicas de cura ou de outros tipos, por católicos carismáticos, que tem despertado tanta atenção, também por sua exibição na mídia (através da atuação de ministros como o padre Marcelo Rossi, no Brasil), permite uma reflexão e um estudo comparativo com outras formas de culto, entre as quais aquelas com características xamânicas, como a pajelança rural amazônica (não indígena) e as religiões afro-brasileiras. Partindo da noção de técnicas corporais, formulada por Marcel Mauss, e lidando com conceitos de autores como Merleau Ponty, Pierre Bourdieu e Thomas Csordas, o artigo analisa parte do material empírico coletado pelo autor em sua pesquisa de campo, que tem como locus a cidade de Belém e a região do Salgado, na Amazônia Oriental brasileira. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-05T12:35:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-11-05T12:35:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAUÉS, Raymundo Heraldo. ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 10-40, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v46n1/a01v46n1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012003000100001>. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0034-7701 |
identifier_str_mv |
MAUÉS, Raymundo Heraldo. ''Bailando com o Senhor'': técnicas corporais de culto e louvor (o êxtase e o transe como técnicas corporais). Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 10-40, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ra/v46n1/a01v46n1.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0034-77012003000100001>. 0034-7701 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/1/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/2/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/4/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/5/license.txt http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/5991/6/Artigo_BailandoSenhorTecnicas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b4a5c977d2e084bee68f7bf19877b2e 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f 23f63091ab682deaf673f6bd687eadb1 19e8a2b57ef43c09f4d7071d2153c97d 8d73ce52af4613a96b33573d09bea8c9 7e62b420ca22940d651963323a45929d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771951667019776 |