Qualidade dos berçários e aspectos biopsicossociais e familiares no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em Belém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Samyra Said de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11782
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral investigar a associação entre a qualidade de berçários públicos municipais e aspectos biopsicossociais e familiares no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de Belém. Para tal, foram realizados três estudos transversais e descritivos. O primeiro estudo investigou a qualidade dos doze berçários públicos municipais de Belém por meio da escala Infant/Toddler Environment Rating Scale, Revised Edition (ITERS-R), identificando os berçários com maiores e menores médias de qualidade e as principais diferenças entre eles. O segundo estudo traçou o perfil de desenvolvimento neuropsicomotor de 54 crianças, pertencentes às quatro turmas de berçário com maiores e menores médias de qualidade, por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II (TTDD II), analisando os aspectos biopsicossociais e familiares associados. Já o terceiro estudo procurou relacionar os aspectos de qualidade do ambiente ecológico das Unidades de Educação Infantil ao desenvolvimento das crianças. Os resultados do primeiro estudo indicaram médias de qualidade pela escala ITERS-R entre as turmas de berçário que variaram de 2,62 (inadequada) a 4,42 (minimamente adequada), com média de qualidade por grupo de turmas de 3,68. As subescalas com menores médias de qualidade entre as turmas foram Rotinas de cuidado pessoal e Espaço e mobiliário e Atividades, consideradas como inadequadas e minimamente adequada, respectivamente. A subescala com maiores médias foi Estrutura do programa, avaliada como de boa qualidade. Os itens que obtiveram as menores pontuações de qualidade entre as turmas foram Provisões para necessidades pessoais da equipe, com média igual a 1, além de Móveis para cuidados de rotinas e brincadeiras e Práticas de saúde, ambas com médias de 1,25. Já os itens que obtiveram as maiores pontuações de qualidade entre as turmas foram Interação e cooperação entre a equipe com média de 5,83 e Estabilidade da equipe com média 6. Os resultados do segundo estudo apontaram que 62,96% das crianças foram classificadas pelo TTDD II com suspeita de atraso ao desenvolvimento, em especial no domínio de Linguagem. As variáveis peso ao nascer, realização de pré-natal, complicações no parto, cuidador principal da criança, local de moradia da criança e também de localização da Unidade de Educação Infantil, apresentaram relação estatisticamente significativa ao desfecho do TTDD II. Os resultados do terceiro estudo evidenciaram que as médias indicadoras da qualidade dos berçários pela escala ITERS-R, assim como em diversos itens de seis das sete subescalas nela contidas, estiveram associadas significativamente aos escores apurados pelo TTDD II, em especial na área demotricidade fina. Os achados dos três estudos reforçaram a influência tanto das características biopsicossociais e familiares, quanto dos fatores ecológicos descritores da qualidade das UEI, no processo de desenvolvimento das crianças. Em razão disso, torna-se necessário estimular a complementariedade dos cuidados e educação oferecidos pela família e pelos berçários públicos, a fim de se obter escores de desenvolvimento neuropsicomotor mais adequados nos anos iniciais da infância e nos seguintes.
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O primeiro estudo investigou a qualidade dos doze berçários públicos municipais de Belém por meio da escala Infant/Toddler Environment Rating Scale, Revised Edition (ITERS-R), identificando os berçários com maiores e menores médias de qualidade e as principais diferenças entre eles. O segundo estudo traçou o perfil de desenvolvimento neuropsicomotor de 54 crianças, pertencentes às quatro turmas de berçário com maiores e menores médias de qualidade, por meio do Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II (TTDD II), analisando os aspectos biopsicossociais e familiares associados. Já o terceiro estudo procurou relacionar os aspectos de qualidade do ambiente ecológico das Unidades de Educação Infantil ao desenvolvimento das crianças. Os resultados do primeiro estudo indicaram médias de qualidade pela escala ITERS-R entre as turmas de berçário que variaram de 2,62 (inadequada) a 4,42 (minimamente adequada), com média de qualidade por grupo de turmas de 3,68. As subescalas com menores médias de qualidade entre as turmas foram Rotinas de cuidado pessoal e Espaço e mobiliário e Atividades, consideradas como inadequadas e minimamente adequada, respectivamente. A subescala com maiores médias foi Estrutura do programa, avaliada como de boa qualidade. Os itens que obtiveram as menores pontuações de qualidade entre as turmas foram Provisões para necessidades pessoais da equipe, com média igual a 1, além de Móveis para cuidados de rotinas e brincadeiras e Práticas de saúde, ambas com médias de 1,25. Já os itens que obtiveram as maiores pontuações de qualidade entre as turmas foram Interação e cooperação entre a equipe com média de 5,83 e Estabilidade da equipe com média 6. Os resultados do segundo estudo apontaram que 62,96% das crianças foram classificadas pelo TTDD II com suspeita de atraso ao desenvolvimento, em especial no domínio de Linguagem. As variáveis peso ao nascer, realização de pré-natal, complicações no parto, cuidador principal da criança, local de moradia da criança e também de localização da Unidade de Educação Infantil, apresentaram relação estatisticamente significativa ao desfecho do TTDD II. Os resultados do terceiro estudo evidenciaram que as médias indicadoras da qualidade dos berçários pela escala ITERS-R, assim como em diversos itens de seis das sete subescalas nela contidas, estiveram associadas significativamente aos escores apurados pelo TTDD II, em especial na área demotricidade fina. Os achados dos três estudos reforçaram a influência tanto das características biopsicossociais e familiares, quanto dos fatores ecológicos descritores da qualidade das UEI, no processo de desenvolvimento das crianças. Em razão disso, torna-se necessário estimular a complementariedade dos cuidados e educação oferecidos pela família e pelos berçários públicos, a fim de se obter escores de desenvolvimento neuropsicomotor mais adequados nos anos iniciais da infância e nos seguintes.This dissertation aimed to investigate the association between the quality of municipal public nurseries and biopsychosocial and family aspects on children's neuropsychomotor development in Belém. There were carried out three cross-sectional and descriptive studies. The first study investigated the twelve municipal public nurseries quality in Belém through the Infant/Toddler Environment Rating Scale, Revised Edition (ITERS-R), identifying nurseries with higher and lower quality averages and the main differences between them. The second study set the neuropsychomotor development profile of 54 children that belonged to the four nursery classes with higher and lower quality averages, through the Denver II Development Screening Test (DDST II), where it was analyzed the biopsychosocial and familial associated aspects. Finally, the third study tried to relate quality aspects of the ecological environment the Child Education Units to the children's development. The first study results indicated quality averages by scale ITERS-R between nursery classes ranging from 2.62 (inadequated) to 4.42 (minimally adequated) and with quality average per class group of 3.68. The subscales with lower quality averages between the classes were Personal Care Routines and Space and Furniture and Activities, considered as inadequated and minimally adequated, respectively. The subscale with the higher means was Structure of the program, evaluated as good quality. Items that obtained the lowest quality scores among the classes were Provisions for personal needs of the team with an mean of 1, in addition to Furniture for routines care and plays and Health practices, both with means of 1.25 each. Items that obtained the highest quality scores among the groups were Interaction and cooperation between the team with mean of 5.83 and Team stability with mean of 6. The second study results indicated that 62.96% of the children were classified by DDST II with suspicion of developmental delay, especially in the Language domain. Birth weight, prenatal accomplishment, childbirth complications, child primary caregiver, place of the child's home and also Child Education Unit locations were variables presented a statistically significant relation to DDST II outcomes. The third study results showed that the mean of indicators of nursery quality by the ITERS-R scale, as well as several items from six of the seven subscales contained therein, there were significantly associated with DDST II scores, especially in fine motor area. The three studies results reinforced the influence of both biopsychosocial and family characteristics, as well as the ecological factors that characterize the quality of Nursery schools, in the child developmentprocess. For this reason, it is necessary to encourage the complementarity of the care and education offered by the family and the public nurseries in order to obtain more adequate neuropsychomotor development scores in the early childhood years and in the following years.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do ComportamentoUFPABrasilNúcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento1 CD-ROMreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOECOETOLOGIACrianças - assistência em instituiçõesCrianças - cuidado e tratamentoCrianças - desenvolvimentoCreches - Belém - PAQualidade do ambienteITERS-R - Infant/Toddler Environment Rating Scale, Revised EditionDesenvolvimento NeuropsicomotorTeste de triagemTeste Denver IIBerçário Educação infantilQualidade dos berçários e aspectos biopsicossociais e familiares no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em BelémQuality of nurseries and biopsychosocial and family aspects in the neuropsychomotor development of children in Beléminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCAVALCANTE , Lília Iêda Chaveshttp://lattes.cnpq.br/4743726124254735http://lattes.cnpq.br/4785343900091832LIMA, Samyra Said deinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_QualidadeBercariosAspectos.pdfdissertacao_QualidadeBercariosAspectos.pdfapplication/pdf5712118http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/11782/1/dissertacao_QualidadeBercariosAspectos.pdf615057f970122c07feb427c1405fadbbMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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