Análise das causas de aditivos de custo e de prazo em obras públicas de instituições federais de ensino
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11129 |
Resumo: | Concluir obras dentro do custo e prazo estipulados na fase de planejamento é um grande problema enfrentado por gestores na indústria da construção civil. Com isso, diversos estudos têm sido realizados ao redor do mundo para identificar os principais motivos que levam ao não cumprimento das obras no tempo e custo inicialmente estabelecidos. O presente estudo tem como objetivo analisar os aditivos contratuais celebrados em obras públicas das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e os principais motivos que levaram a celebração dos mesmos. Para atingir este objetivo, ferramentas estatísticas foram utilizadas para comparar as alterações de custo e prazo entre as regiões do país. Os dados deste trabalho englobam obras públicas divididas em 5 regiões do País, filtradas do banco de dados do Ministério da Educação. Um diagnóstico foi feito mostrando os percentuais de aditivos dentre as regiões e as principais justificativas dos mesmos foram apontadas em uma amostragem nesse banco de dados. Técnicas estatísticas como a Análise de Variância de Kruskal-Wallis e o Teste U de Mann-Whitney foram utilizadas para análise e inferência dos dados. Como resultados, tem-se que as diferenças nas distribuições de aditivos de prazo e custo foram estatisticamente significativas entre as regiões, tendo as regiões Sul e Centro-Oeste apresentado as maiores diferenças e as regiões Norte, Nordeste e Sudeste com comportamento estatisticamente semelhante entre si. Das 2178 obras coletadas, 69,05% tiveram aditivos de prazo e 61,89% de custo. Os principais fatores que alteraram o prazo e custo das obras foram as inclusões e/ou modificações de projetos e os acréscimos de serviços. Os caminhos para redução da incidência de aditivos apontam para utilização da tecnologia Building Information Modeling (BIM), construção enxuta e maior experiência no gerenciamento de obras. |
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2019-05-14T12:31:51Z2019-05-14T12:31:51Z2019-03-19ALVARENGA, Felipe Gomes. Análise das causas de aditivos de custo e de prazo em obras públicas de instituições federais de ensino. Orientador: Luiz Maurício Furtado Maués. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11129. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11129Concluir obras dentro do custo e prazo estipulados na fase de planejamento é um grande problema enfrentado por gestores na indústria da construção civil. Com isso, diversos estudos têm sido realizados ao redor do mundo para identificar os principais motivos que levam ao não cumprimento das obras no tempo e custo inicialmente estabelecidos. O presente estudo tem como objetivo analisar os aditivos contratuais celebrados em obras públicas das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e os principais motivos que levaram a celebração dos mesmos. Para atingir este objetivo, ferramentas estatísticas foram utilizadas para comparar as alterações de custo e prazo entre as regiões do país. Os dados deste trabalho englobam obras públicas divididas em 5 regiões do País, filtradas do banco de dados do Ministério da Educação. Um diagnóstico foi feito mostrando os percentuais de aditivos dentre as regiões e as principais justificativas dos mesmos foram apontadas em uma amostragem nesse banco de dados. Técnicas estatísticas como a Análise de Variância de Kruskal-Wallis e o Teste U de Mann-Whitney foram utilizadas para análise e inferência dos dados. Como resultados, tem-se que as diferenças nas distribuições de aditivos de prazo e custo foram estatisticamente significativas entre as regiões, tendo as regiões Sul e Centro-Oeste apresentado as maiores diferenças e as regiões Norte, Nordeste e Sudeste com comportamento estatisticamente semelhante entre si. Das 2178 obras coletadas, 69,05% tiveram aditivos de prazo e 61,89% de custo. Os principais fatores que alteraram o prazo e custo das obras foram as inclusões e/ou modificações de projetos e os acréscimos de serviços. Os caminhos para redução da incidência de aditivos apontam para utilização da tecnologia Building Information Modeling (BIM), construção enxuta e maior experiência no gerenciamento de obras.Completing works within the cost and schedule stipulated in the planning phase is a major problem faced by managers in the construction industry. With this, several studies have been carried out around the world to identify the main reasons that lead to noncompliance with the works at the time and cost initially established. The present study aims to analyze the contractual additions made in public works of the Federal Institutions of Education (IFEs) and the main reasons that led to their conclusion. To achieve this goal, statistical tools were used to compare the cost and time changes between the country regions. The data of this work includes public construction projects divided in all the 5 regions of the Country, filtered from the database of the Ministry of Education. A diagnosis was made showing the percentage of additives among the regions and the main justifications of the same ones indicated in a sampling in this database. Statistical techniques such as the Kruskall-Wallis Analysis of Variance and the Mann-Whitney U-Test were used for data analysis and inference. As results, the differences in the distribution of time and cost additives were statistically significant among the regions, with the South and Central-West regions presenting the greatest differences and the North, Northeast and Southeast regions with a statistically similar behavior among them. Of the 2178 projects collected, 69.05% had additives of term and 61.89% of cost. The main factors that affect time and cost of the projects were the inclusions and / or modifications of design and the additions of services. The ways to reduce the incidence of overruns point to the use of Building Information Modeling (BIM) technology, lean construction and greater experience in the management of works.Submitted by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2019-05-14T12:31:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Analisecausasaditivos.pdf: 2489841 bytes, checksum: 99825a1110b52745ed4ebdda2f7c6884 (MD5)Approved for entry into archive by Luciclea Silva (luci@ufpa.br) on 2019-05-14T12:31:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Analisecausasaditivos.pdf: 2489841 bytes, checksum: 99825a1110b52745ed4ebdda2f7c6884 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-14T12:31:51Z (GMT). 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