OS MECANISMOS DE SELEÇÃO E O DISCURSO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Noronha da Luz, Jackeline Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17779
Resumo: O presente trabalho realiza uma análise documental em torno do discurso da democratização do acesso à educação superior pública internalizado nos mecanismos de seleção, como observado nas novas propostas: Novo Enem e o SiSU. Teve como fonte de análise os documentos definidores de políticas públicas do Brasil – focalizando no campo da educação superior – segundo as décadas de 1980, 1990 e 2000. Foi possível verificar que a democratização do acesso se apresenta muito mais na compreensão do mero “ato de ingressar” sem levar em consideração outros condicionantes para que isso de fato ocorra principalmente direcionados à classe popular da sociedade. Ela ainda ocorre de maneira contraditória devido os limites impostos pelo sistema capitalista.
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