ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Nelson Antunes de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Juciley Benedita da, Santos, Eurico Cabreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714
Resumo: A ilustração científica interliga as Artes às Ciências. No ensino formal a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação do licenciando, uma vez que, à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula poderá ser dada por professores mais seguros e confiantes. Neste trabalho, o ensino de conteúdos de biologia, especificamente sobre biodiversidade, foi adotado em espaços de ensino formal (sala de aula) e não formal (Unidades de Conservação). Em sala de aula foram realizados cursos de ilustração botânica e ilustração zoológica para acadêmicos de Zootecnia e Ciências Biológicas em Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, respectivamente. Duas Unidades de Conservação: Parque Municipal Ilton Ferreira Coutinho e Estação Ecológica Serra das Araras foram os espaços usados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas para a prática da ilustração de folhas de espécies da flora local através da técnica do decalque. Por estas práticas, os acadêmicos puderam desenvolver algumas das técnicas da ilustração científica, tais como o decalque, o desenho através da observação direta e a representação através do grafitismo e pontilhismo, a pintura com lápis de cor aquarelável e com uso de tinta guache. Foram produzidas ilustrações da fauna e flora regional, os quais compõem materiais didáticos ilustrações que servirão de apoio às aulas de Ciências e Biologia. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram trabalhados de forma diferenciada e lúdica, mostrando muito eficientes para o processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino. Ilustração botânica. Ilustração zoológica.
id UFPB-11_106ceff08f4eec5442dad74fc2f2baee
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20714
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICAA ilustração científica interliga as Artes às Ciências. No ensino formal a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação do licenciando, uma vez que, à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula poderá ser dada por professores mais seguros e confiantes. Neste trabalho, o ensino de conteúdos de biologia, especificamente sobre biodiversidade, foi adotado em espaços de ensino formal (sala de aula) e não formal (Unidades de Conservação). Em sala de aula foram realizados cursos de ilustração botânica e ilustração zoológica para acadêmicos de Zootecnia e Ciências Biológicas em Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, respectivamente. Duas Unidades de Conservação: Parque Municipal Ilton Ferreira Coutinho e Estação Ecológica Serra das Araras foram os espaços usados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas para a prática da ilustração de folhas de espécies da flora local através da técnica do decalque. Por estas práticas, os acadêmicos puderam desenvolver algumas das técnicas da ilustração científica, tais como o decalque, o desenho através da observação direta e a representação através do grafitismo e pontilhismo, a pintura com lápis de cor aquarelável e com uso de tinta guache. Foram produzidas ilustrações da fauna e flora regional, os quais compõem materiais didáticos ilustrações que servirão de apoio às aulas de Ciências e Biologia. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram trabalhados de forma diferenciada e lúdica, mostrando muito eficientes para o processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino. Ilustração botânica. Ilustração zoológica.Editora da UFPB2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714Revista Temas em Educação; Vol. 25 (2016): Special - Teaching-learning process: complexity, diversity and teaching practices; 194-204Revista Temas em Educação; Vol. 25 (2016): Especial - Proceso de enseñanza-aprendizaje: complejidad, diversidad y prácticas docentes; 194-204Revista Temas em Educação; v. 25 (2016): Especial - Processo ensino-aprendizagem: complexidade, diversidade e práticas docentes; 194-2042359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714/16736Moura, Nelson Antunes deSilva, Juciley Benedita daSantos, Eurico Cabreira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:37:01Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20714Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:37:01Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
title ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
spellingShingle ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
Moura, Nelson Antunes de
title_short ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
title_full ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
title_fullStr ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
title_full_unstemmed ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
title_sort ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA
author Moura, Nelson Antunes de
author_facet Moura, Nelson Antunes de
Silva, Juciley Benedita da
Santos, Eurico Cabreira dos
author_role author
author2 Silva, Juciley Benedita da
Santos, Eurico Cabreira dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Nelson Antunes de
Silva, Juciley Benedita da
Santos, Eurico Cabreira dos
description A ilustração científica interliga as Artes às Ciências. No ensino formal a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação do licenciando, uma vez que, à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula poderá ser dada por professores mais seguros e confiantes. Neste trabalho, o ensino de conteúdos de biologia, especificamente sobre biodiversidade, foi adotado em espaços de ensino formal (sala de aula) e não formal (Unidades de Conservação). Em sala de aula foram realizados cursos de ilustração botânica e ilustração zoológica para acadêmicos de Zootecnia e Ciências Biológicas em Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, respectivamente. Duas Unidades de Conservação: Parque Municipal Ilton Ferreira Coutinho e Estação Ecológica Serra das Araras foram os espaços usados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas para a prática da ilustração de folhas de espécies da flora local através da técnica do decalque. Por estas práticas, os acadêmicos puderam desenvolver algumas das técnicas da ilustração científica, tais como o decalque, o desenho através da observação direta e a representação através do grafitismo e pontilhismo, a pintura com lápis de cor aquarelável e com uso de tinta guache. Foram produzidas ilustrações da fauna e flora regional, os quais compõem materiais didáticos ilustrações que servirão de apoio às aulas de Ciências e Biologia. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram trabalhados de forma diferenciada e lúdica, mostrando muito eficientes para o processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino. Ilustração botânica. Ilustração zoológica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20714/16736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 25 (2016): Special - Teaching-learning process: complexity, diversity and teaching practices; 194-204
Revista Temas em Educação; Vol. 25 (2016): Especial - Proceso de enseñanza-aprendizaje: complejidad, diversidad y prácticas docentes; 194-204
Revista Temas em Educação; v. 25 (2016): Especial - Processo ensino-aprendizagem: complexidade, diversidade e práticas docentes; 194-204
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908816887808