INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittar, Mariluce
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Jair Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17781
Resumo: O artigo tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (Rede IUS). O objetivo específico consiste em analisar o documento “Políticas para as IUS”. As políticas construídas acrescentam à identidade das IUS um elemento novo até então: a identidade dessas instituições é caracterizada pela inerência de seu trabalho em Rede que engloba o compartilhamento de uma concepção de educação superior e de metas, projetos e ações para garantir relevância na esfera internacional. Nesse processo há um nexo entre identidade, internacionalização e qualidade institucional. A qualidade é ligada ao processo de gestão. Observa-se uma gama de definições e práticas que se encontram delineadas na nova política global para a educação superior baseada na racionalidade do capital. Alguns conceitos ilustram essa nova cultura: projetos, planos, processos, objetivos, resultados, controle, auditoria e profissionalismo. A assimilação dessa concepção revela que a constituição da Rede IUS faz-se à sombra do pensamento hegemônico internacional para a educação superior que procura uma padronização das instituições e de procedimentos, especialmente em termos de gestão na qual tem papel preponderante a avaliação e o controle.
id UFPB-11_146fad017d6f10ac0fda33bd899d2cd4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17781
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)O artigo tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (Rede IUS). O objetivo específico consiste em analisar o documento “Políticas para as IUS”. As políticas construídas acrescentam à identidade das IUS um elemento novo até então: a identidade dessas instituições é caracterizada pela inerência de seu trabalho em Rede que engloba o compartilhamento de uma concepção de educação superior e de metas, projetos e ações para garantir relevância na esfera internacional. Nesse processo há um nexo entre identidade, internacionalização e qualidade institucional. A qualidade é ligada ao processo de gestão. Observa-se uma gama de definições e práticas que se encontram delineadas na nova política global para a educação superior baseada na racionalidade do capital. Alguns conceitos ilustram essa nova cultura: projetos, planos, processos, objetivos, resultados, controle, auditoria e profissionalismo. A assimilação dessa concepção revela que a constituição da Rede IUS faz-se à sombra do pensamento hegemônico internacional para a educação superior que procura uma padronização das instituições e de procedimentos, especialmente em termos de gestão na qual tem papel preponderante a avaliação e o controle. Editora da UFPB2013-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17781Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 103-121Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 103-121Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 103-1212359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17781/10146Bittar, MariluceAraújo, Jair Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17781Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
title INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
Bittar, Mariluce
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)
author Bittar, Mariluce
author_facet Bittar, Mariluce
Araújo, Jair Marques de
author_role author
author2 Araújo, Jair Marques de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittar, Mariluce
Araújo, Jair Marques de
description O artigo tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (Rede IUS). O objetivo específico consiste em analisar o documento “Políticas para as IUS”. As políticas construídas acrescentam à identidade das IUS um elemento novo até então: a identidade dessas instituições é caracterizada pela inerência de seu trabalho em Rede que engloba o compartilhamento de uma concepção de educação superior e de metas, projetos e ações para garantir relevância na esfera internacional. Nesse processo há um nexo entre identidade, internacionalização e qualidade institucional. A qualidade é ligada ao processo de gestão. Observa-se uma gama de definições e práticas que se encontram delineadas na nova política global para a educação superior baseada na racionalidade do capital. Alguns conceitos ilustram essa nova cultura: projetos, planos, processos, objetivos, resultados, controle, auditoria e profissionalismo. A assimilação dessa concepção revela que a constituição da Rede IUS faz-se à sombra do pensamento hegemônico internacional para a educação superior que procura uma padronização das instituições e de procedimentos, especialmente em termos de gestão na qual tem papel preponderante a avaliação e o controle.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17781
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17781/10146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 103-121
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 103-121
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 103-121
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908298891264