FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Martha Maria Macedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Maria Socorro Lucena, Fernandes, Rivalina Maria Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217
Resumo: O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico. Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação.
id UFPB-11_1e5834f2fb79ba81f31898f59c8eb485
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20217
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONALO objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico. Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 137-149Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 137-149Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 137-1492359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217/11245Bezerra, Martha Maria MacedoLima, Maria Socorro LucenaFernandes, Rivalina Maria Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20217Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
title FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
Bezerra, Martha Maria Macedo
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
author Bezerra, Martha Maria Macedo
author_facet Bezerra, Martha Maria Macedo
Lima, Maria Socorro Lucena
Fernandes, Rivalina Maria Macedo
author_role author
author2 Lima, Maria Socorro Lucena
Fernandes, Rivalina Maria Macedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Martha Maria Macedo
Lima, Maria Socorro Lucena
Fernandes, Rivalina Maria Macedo
description O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico. Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217/11245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 137-149
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 137-149
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 137-149
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908764459008