FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico. Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSOR: NARRATIVAS DO “LOCUS” EDUCACIONALO objetivo do presente trabalho é desenvolver uma breve análise sobre formação de professores no Nordeste do Brasil, especificamente, na região do Cariri Cearense, através da identificação das referências à sua formação profissional, promovendo uma ampliação tanto quantitativa, quanto posteriormente, qualitativa desse campo. O universo do estudo compreendeu 30 docentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 59 anos, localizados na região do Cariri, estado do Ceará. Através do uso de uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo dos discursos leigos sobre a formação de professores, as narrativas orais com fins de pesquisa social foram analisadas a partir da perspectiva dos informantes. A amostra proposital (purposeful sampling) foi composta por 05 professores, por apresentarem um perfil de inclusão propício à contextualização da temática. Percebemos que as narrativas dos docentes contêm um sentido socialmente particularizado, face ao que é evidenciado nas vivências e interpretações com sua prática, daí a busca por decodificadores no restabelecer uma conexão discursiva que possa traduzir a intensidade do ato pedagógico. Palavras-chave: Formação de professor. Narrativas. Educação.Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 137-149Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 137-149Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 137-1492359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20217/11245Bezerra, Martha Maria MacedoLima, Maria Socorro LucenaFernandes, Rivalina Maria Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20217Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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