“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998 |
Resumo: | A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses. |
id |
UFPB-11_2a7956622f103091d947bb73295d7185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/63998 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em SantarémLiteratura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino.A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses.Editora da UFPB2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6399810.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63998Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023122359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998/36459Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Hall, SilviaSarah Pedroso Vasconcelos 2023-02-14T11:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/63998Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-02-14T11:58:36Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
title |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
spellingShingle |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém Souza Hall, Silvia Literatura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino. |
title_short |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
title_full |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
title_fullStr |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
title_full_unstemmed |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
title_sort |
“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém |
author |
Souza Hall, Silvia |
author_facet |
Souza Hall, Silvia Sarah Pedroso Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Sarah Pedroso Vasconcelos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Hall, Silvia Sarah Pedroso Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino. |
topic |
Literatura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino. |
description |
A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63998 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998 |
identifier_str_mv |
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998/36459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312 Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312 Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908120633344 |