“Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Hall, Silvia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sarah Pedroso Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998
Resumo: A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses.
id UFPB-11_2a7956622f103091d947bb73295d7185
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/63998
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em SantarémLiteratura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino.A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses.Editora da UFPB2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6399810.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63998Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023122359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998/36459Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Hall, SilviaSarah Pedroso Vasconcelos 2023-02-14T11:58:36Zoai:periodicos.ufpb.br:article/63998Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-02-14T11:58:36Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
title “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
spellingShingle “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
Souza Hall, Silvia
Literatura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino.
title_short “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
title_full “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
title_fullStr “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
title_full_unstemmed “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
title_sort “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”:: literatura infanto-juvenil e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
author Souza Hall, Silvia
author_facet Souza Hall, Silvia
Sarah Pedroso Vasconcelos
author_role author
author2 Sarah Pedroso Vasconcelos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Hall, Silvia
Sarah Pedroso Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino.
topic Literatura Infantojuvenil. Língua Inglesa. Ensino.
description A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63998
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998/36459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202312
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908120633344