A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947
Resumo: Este artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência.
id UFPB-11_476034d1abbc74e3119a944491ca1bcf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/19947
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃOEste artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência.Editora da UFPB2014-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 148-159Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 148-159Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 148-1592359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947/11424Silva, Eduardo Jorge Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/19947Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
spellingShingle A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Silva, Eduardo Jorge Lopes da
title_short A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_fullStr A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
title_sort A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
author Silva, Eduardo Jorge Lopes da
author_facet Silva, Eduardo Jorge Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Jorge Lopes da
description Este artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947/11424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 148-159
Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 148-159
Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 148-159
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908749778944