A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947 |
Resumo: | Este artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência. |
id |
UFPB-11_476034d1abbc74e3119a944491ca1bcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/19947 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃOEste artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência.Editora da UFPB2014-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 148-159Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 148-159Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 148-1592359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947/11424Silva, Eduardo Jorge Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:48:55Zoai:periodicos.ufpb.br:article/19947Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:48:55Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO Silva, Eduardo Jorge Lopes da |
title_short |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO: UMA LENTE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
author |
Silva, Eduardo Jorge Lopes da |
author_facet |
Silva, Eduardo Jorge Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Jorge Lopes da |
description |
Este artigo visa refletir sobre o uso da Arqueologia do Saber, preconizada por Michel Foucault, como uma ferramenta para as pesquisas no campo da educação: a Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Esta abordagem teórico-metodológica tem sido objeto de reflexões para vários estudiosos, como mais uma alternativa para as análises dos objetos de investigação. A AAD trabalha com textos, criteriosamente escolhidos, a partir do estabelecimento de um corpus material, isto é, a partir das coisas ditas, expressas em um determinado tempo e lugar, como algo possível de aparecimento em um dado momento. É, portanto, uma abordagem de cunho histórico. Possui como categorias principais discurso e enunciado. Por fim, é uma lente de pesquisa que possibilita compreender determinado fenômeno da educação e da sociedade de um modo geral, uma vez que, com a AAD há a possibilidade de se identificar nos discursos, as construções sociais que orientam as ações dos sujeitos, suas práticas e modos de convivência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19947/11424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 23 No. 1 (2014): RTE (July.-Dec.); 148-159 Revista Temas em Educação; Vol. 23 Núm. 1 (2014): RTE (jul.-dic.); 148-159 Revista Temas em Educação; v. 23 n. 1 (2014): RTE (jan.-jun.); 148-159 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908749778944 |