A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa dos Santos, Fábio Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Motta Sarmento, Alexandre Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63381
Resumo: In the updated and diversified universe of active teaching and learning methodologies, there are methodological proposals with increasingly evolving and instigating characteristics. This work proposes to analyze Challenge Based Learning (CBL), identifying its origins, characteristics, and how it contributes to the discussion of a teaching proposal connected to our reality permeated by technology. To this end, as a research methodology, bibliographic research was used to provide a deep dive into the fundamentals of the theme, accessing reports of experiences, guides, and relevant authors. The results present a compendium of the CBL evolution as an active methodology, and how it contributes to innovation in teaching, thus aiming to promote discussions and bring contributions to other studies in this area, in addition to inspiring researchers to new scientific incursions.
id UFPB-11_487bee1b2a637dca7f103ce0a31fac12
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/63381
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicosActive MethodologiesChallenge Based LearningCBLMetodologías ActivasAprendizaje basado en desafíosCBLMetodologias AtivasAprendizagem Baseada em DesafiosChallenge Based LearningIn the updated and diversified universe of active teaching and learning methodologies, there are methodological proposals with increasingly evolving and instigating characteristics. This work proposes to analyze Challenge Based Learning (CBL), identifying its origins, characteristics, and how it contributes to the discussion of a teaching proposal connected to our reality permeated by technology. To this end, as a research methodology, bibliographic research was used to provide a deep dive into the fundamentals of the theme, accessing reports of experiences, guides, and relevant authors. The results present a compendium of the CBL evolution as an active methodology, and how it contributes to innovation in teaching, thus aiming to promote discussions and bring contributions to other studies in this area, in addition to inspiring researchers to new scientific incursions.En el universo actualizado y diversificado de las metodologías activas de enseñanza y aprendizaje, existen propuestas metodológicas con características cada vez más evolutivas e instigadoras. Este trabajo se propone analizar el Aprendizaje Basado en Desafíos (ABD), identificando sus orígenes, características y cómo contribuye a la discusión de una propuesta de enseñanza conectada a nuestra realidad permeada por la tecnología. Para ello, como metodología de investigación, se utilizó la investigación bibliográfica para profundizar en los fundamentos del tema, accediendo a relatos de experiencias, guías y autores relevantes. Los resultados presentan un compendio de la evolución del ABD como metodología activa y cómo contribuye a la innovación en la enseñanza, con el objetivo de promover discusiones y traer contribuciones para otros estudios en esta área, además de inspirar a los investigadores a nuevas incursiones científicas.No universo atualizado e diversificado das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, há propostas metodológicas com características cada vez mais evolutivas e instigantes.  Este trabalho propõe-se a analisar a Aprendizagem Baseada em Desafios (ABD), identificando suas origens, características, e de que forma ela contribui na discussão de uma proposta de ensino conectada à nossa realidade permeada pela tecnologia.  Para tal, enquanto metodologia de pesquisa foram utilizadas pesquisas bibliográficas que proporcionassem um mergulho profundo nos fundamentos do tema, acessando relatos de experiencias, guias e autores relevantes.  Os resultados apresentam um compêndio da evolução da ABD enquanto metodologia ativa, e de que forma ela contribui para a inovação no ensino, almejando-se assim, promover discussões e trazer contribuições a outros estudos nesta área, além de inspirar pesquisadores à novas incursões científicas.Editora da UFPB2023-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/6338110.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202335Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202335Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte3212023352359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63381/37758Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta dos Santos, Fábio FranciscoMotta Sarmento, Alexandre Guilherme2023-04-17T14:12:29Zoai:periodicos.ufpb.br:article/63381Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2023-04-17T14:12:29Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
title A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
spellingShingle A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
Costa dos Santos, Fábio Francisco
Active Methodologies
Challenge Based Learning
CBL
Metodologías Activas
Aprendizaje basado en desafíos
CBL
Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Desafios
Challenge Based Learning
title_short A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
title_full A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
title_fullStr A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
title_full_unstemmed A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
title_sort A Aprendizagem baseada em desafios e suas contribuições inovadoras mediadas pelos recursos tecnológicos
author Costa dos Santos, Fábio Francisco
author_facet Costa dos Santos, Fábio Francisco
Motta Sarmento, Alexandre Guilherme
author_role author
author2 Motta Sarmento, Alexandre Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa dos Santos, Fábio Francisco
Motta Sarmento, Alexandre Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Active Methodologies
Challenge Based Learning
CBL
Metodologías Activas
Aprendizaje basado en desafíos
CBL
Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Desafios
Challenge Based Learning
topic Active Methodologies
Challenge Based Learning
CBL
Metodologías Activas
Aprendizaje basado en desafíos
CBL
Metodologias Ativas
Aprendizagem Baseada em Desafios
Challenge Based Learning
description In the updated and diversified universe of active teaching and learning methodologies, there are methodological proposals with increasingly evolving and instigating characteristics. This work proposes to analyze Challenge Based Learning (CBL), identifying its origins, characteristics, and how it contributes to the discussion of a teaching proposal connected to our reality permeated by technology. To this end, as a research methodology, bibliographic research was used to provide a deep dive into the fundamentals of the theme, accessing reports of experiences, guides, and relevant authors. The results present a compendium of the CBL evolution as an active methodology, and how it contributes to innovation in teaching, thus aiming to promote discussions and bring contributions to other studies in this area, in addition to inspiring researchers to new scientific incursions.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63381
10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63381
identifier_str_mv 10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.63381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63381/37758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 32 No. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202335
Revista Temas em Educação; Vol. 32 Núm. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202335
Revista Temas em Educação; v. 32 n. 1 (2023): RTE - Publicação Contínua - Qualis A4; e-rte321202335
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908111196160