RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221 |
Resumo: | O presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional. PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância. |
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RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIXO presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional. PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância. Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 88-105Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 88-105Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 88-1052359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221/11242Galvíncio, Amanda SousaCosta, Jean Carlo de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20221Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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