RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvíncio, Amanda Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221
Resumo: O presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional.   PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância.
id UFPB-11_541528978d486780b97bdd77bdc8eb5c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/20221
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIXO presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional.   PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância. Editora da UFPB2014-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 88-105Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 88-105Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 88-1052359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221/11242Galvíncio, Amanda SousaCosta, Jean Carlo de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:54:15Zoai:periodicos.ufpb.br:article/20221Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:54:15Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
title RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
spellingShingle RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
Galvíncio, Amanda Sousa
title_short RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
title_full RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
title_fullStr RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
title_full_unstemmed RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
title_sort RUI BARBOSA E A REFORMA DO ENSINO PRIMÁRIO NO SÉCULO XIX
author Galvíncio, Amanda Sousa
author_facet Galvíncio, Amanda Sousa
Costa, Jean Carlo de Carvalho
author_role author
author2 Costa, Jean Carlo de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvíncio, Amanda Sousa
Costa, Jean Carlo de Carvalho
description O presente trabalho busca discutir quais foram as contribuições para o debate educacional do intelectual Rui Barbosa a partir do seu parecer sobre a reforma do ensino primário (1883) e a história da infância. Essa reforma tinha como ideal de nação a estruturação do sistema de ensino brasileiro com destaque para a educação das crianças. No século XIX, as novas gerações eram vistas como aqueles que levariam à frente os projetos modernizadores e civilizadores de um Brasil que precisava se enquadrar entre as nações mais adiantadas do ocidente. A crença na educação enquanto via de progresso para o país fazia parte de um repertório político muito comum no Brasil Oitocentista, tendo como principais representantes desses ideais os sujeitos que vieram a constituir o que hoje se denomina movimento reformista da Geração de 1870. Esses homens, entre eles Rui Barbosa, criticavam principalmente o regime imperial, a escravidão e a falta de estrutura institucional da nação, como a ausência de um sistema de ensino nacional.   PALAVRAS CHAVES: Rui Barbosa. Reforma do ensino primário. Infância.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/20221/11242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; 2012: v.20 / 21, n.1 / 2, p. 1-238, Jan-Dec. 2011/2012; 88-105
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n. 1/2, pág. 1-238, ene.-dic. 2011/2012; 88-105
Revista Temas em Educação; 2012: v.20/21, n.1/2, p. 1-238, jan.-dez. 2011/2012; 88-105
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908769701888