EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavano, Vinicius
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17791
Resumo: O presente artigo apresenta a análise de uma pesquisa desenvolvida numa escola da cidade de São Paulo, tendo como objeto relação entre a formação continuada do professor e o desenvolvimento educacional. Privilegiou-se na pesquisa a formação oferecida por meio de convênios com instituições educacionais e universidades, em cursos de extensão optativos ou com dispensa de ponto aos professores nas modalidades presencial ou a distância. Iniciamos apontando o conceito de Formação Continuada, seus significados, finalidades e os motivos levam os profissionais a buscar uma continuidade em sua formação; em seguida, abordamos o papel da universidade neste processo, destacando sua atuação nos cursos de extensão universitária; por fim, registramos os resultados da pesquisa de campo, objetivando relacionar o montante de professores do 1º ano do Ciclo I que aderiram à formação contínua no ano letivo de 2011 com os registros internos da unidade, relativos ao desenvolvimento educacional e o processo de alfabetização dos alunos, e observamos a variação dos dados conforme o universo de professores em formação, a modalidade e a quantidade de horas em formação. A pesquisa possibilitou, também, traçar o perfil do profissional que adere à determinada modalidade de formação contínua.
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