EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17791 |
Resumo: | O presente artigo apresenta a análise de uma pesquisa desenvolvida numa escola da cidade de São Paulo, tendo como objeto relação entre a formação continuada do professor e o desenvolvimento educacional. Privilegiou-se na pesquisa a formação oferecida por meio de convênios com instituições educacionais e universidades, em cursos de extensão optativos ou com dispensa de ponto aos professores nas modalidades presencial ou a distância. Iniciamos apontando o conceito de Formação Continuada, seus significados, finalidades e os motivos levam os profissionais a buscar uma continuidade em sua formação; em seguida, abordamos o papel da universidade neste processo, destacando sua atuação nos cursos de extensão universitária; por fim, registramos os resultados da pesquisa de campo, objetivando relacionar o montante de professores do 1º ano do Ciclo I que aderiram à formação contínua no ano letivo de 2011 com os registros internos da unidade, relativos ao desenvolvimento educacional e o processo de alfabetização dos alunos, e observamos a variação dos dados conforme o universo de professores em formação, a modalidade e a quantidade de horas em formação. A pesquisa possibilitou, também, traçar o perfil do profissional que adere à determinada modalidade de formação contínua. |
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EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULOO presente artigo apresenta a análise de uma pesquisa desenvolvida numa escola da cidade de São Paulo, tendo como objeto relação entre a formação continuada do professor e o desenvolvimento educacional. Privilegiou-se na pesquisa a formação oferecida por meio de convênios com instituições educacionais e universidades, em cursos de extensão optativos ou com dispensa de ponto aos professores nas modalidades presencial ou a distância. Iniciamos apontando o conceito de Formação Continuada, seus significados, finalidades e os motivos levam os profissionais a buscar uma continuidade em sua formação; em seguida, abordamos o papel da universidade neste processo, destacando sua atuação nos cursos de extensão universitária; por fim, registramos os resultados da pesquisa de campo, objetivando relacionar o montante de professores do 1º ano do Ciclo I que aderiram à formação contínua no ano letivo de 2011 com os registros internos da unidade, relativos ao desenvolvimento educacional e o processo de alfabetização dos alunos, e observamos a variação dos dados conforme o universo de professores em formação, a modalidade e a quantidade de horas em formação. A pesquisa possibilitou, também, traçar o perfil do profissional que adere à determinada modalidade de formação contínua.Editora da UFPB2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17791Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 191-207Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 191-207Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 191-2072359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17791/10153Tavano, ViniciusMizukami, Maria da Graça Nicolettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17791Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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