A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temas em Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789 |
Resumo: | Discute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade. |
id |
UFPB-11_b727ee7d61474085d175c443e4cecf13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpb.br:article/17789 |
network_acronym_str |
UFPB-11 |
network_name_str |
Temas em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBADiscute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade.Editora da UFPB2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 171-190Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 171-190Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 171-1902359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789/10152Toscano, Geovânia da SilvaSantos Júnior, Alcides Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17789Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
title |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA Toscano, Geovânia da Silva |
title_short |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
title_full |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
title_sort |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA |
author |
Toscano, Geovânia da Silva |
author_facet |
Toscano, Geovânia da Silva Santos Júnior, Alcides Leão |
author_role |
author |
author2 |
Santos Júnior, Alcides Leão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toscano, Geovânia da Silva Santos Júnior, Alcides Leão |
description |
Discute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789 |
url |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789/10152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 171-190 Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 171-190 Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 171-190 2359-7003 0104-2777 reponame:Temas em Educação instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Temas em Educação |
collection |
Temas em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com |
_version_ |
1798045908701544448 |