A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toscano, Geovânia da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos Júnior, Alcides Leão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Temas em Educação
Texto Completo: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789
Resumo: Discute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade.
id UFPB-11_b727ee7d61474085d175c443e4cecf13
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpb.br:article/17789
network_acronym_str UFPB-11
network_name_str Temas em Educação
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBADiscute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade.Editora da UFPB2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 171-190Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 171-190Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 171-1902359-70030104-2777reponame:Temas em Educaçãoinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBporhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789/10152Toscano, Geovânia da SilvaSantos Júnior, Alcides Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T23:50:47Zoai:periodicos.ufpb.br:article/17789Revistahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteoPUBhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/oaippge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com2359-70030104-2777opendoar:2020-12-12T23:50:47Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
title A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
spellingShingle A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
Toscano, Geovânia da Silva
title_short A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
title_full A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
title_fullStr A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
title_sort A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA
author Toscano, Geovânia da Silva
author_facet Toscano, Geovânia da Silva
Santos Júnior, Alcides Leão
author_role author
author2 Santos Júnior, Alcides Leão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toscano, Geovânia da Silva
Santos Júnior, Alcides Leão
description Discute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789
url https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17789/10152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Temas em Educação; Vol. 22 No. 2 (2013): RTE (July.-Dec.); 171-190
Revista Temas em Educação; Vol. 22 Núm. 2 (2013): RTE (jul.-dic.); 171-190
Revista Temas em Educação; v. 22 n. 2 (2013): RTE (jul.-dez.); 171-190
2359-7003
0104-2777
reponame:Temas em Educação
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Temas em Educação
collection Temas em Educação
repository.name.fl_str_mv Temas em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv ppge@ce.ufpb.br || revistateducppge@ce.ufpb.br || periodicos.ufpb@gmail.com
_version_ 1798045908701544448